O RH e os novos desafios na era da informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Trabalho elaborado por: Gertrudes, Ana, Vanessa e Adrian.
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Estudando com ProfªSimony
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. QUALIDADE DE VIDA EMATER 01 de ABRIL de 2009 D r. José Francisco Zumpano QUALIDADE DE VIDA EMATER 01.
LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
Regina Célia Baptista Belluzzo
Se você não vender, ninguém vai comprar!.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Repensando a Logística
Aplicações com Chaves Criptografia simétrica Criptografia Assimétrica Assinatura Digital Hash.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Neurociência e escrita
Informática na Educação
Repensando a Logística
A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA VOLTA
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
DINÂMICAS E JOGOS EM SALA DE AULA Edigleide Rabêlo.
O perfil do novo profissional da área de transmissão
INTELIGENCIA CONJUGAL
NOSSO CÉREBRO TEM UM BUG
Cap. 2- Interpretação e Competência leitora
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Linguagem.
BASES EM NEUROFISIOLOGIA
O conhecimento como característica da humanidade
APRENDIZAGEM.
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
A Importância do Estudo do Comportamento Organizacional
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Profissional de GC / Função de GC
Gestão por Competências
Teorias Modernas de Gestão
MERCADO DE TRABALHO.
T M A 8 ÁREA DE PROJECTO – 8ºAno ESCOLA SECUNDÁRIA D.JOÃO II
Unidade 7 Dinâmica Intra-organizacional - Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. 19GX:
– (31)
A Busca da Excelência em Gestão. Estamos no meio da revolução da informação Isto é uma guerra... No mundo digital, surgem conteúdos totalmente novos O.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Gabriel Bastos Machado
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Perspectivas futuras da administração
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
Professor Douglas Pereira da Silva
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Prof. Rosângela Kronig 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
Transcrição da apresentação:

O RH e os novos desafios na era da informação

Reflexões acerca de: Encontro das gerações na organização Modelos mentais Inovação e conhecimento dentro da empresa

Gerações em Foco Baby Boomers Geração X Geração Y 1946 até 1964 Final da 2 guerra mundial Reconstruir o mundo O trabalho é a principal razão da vida 30 a 40 anos de casa 1965 até 1978 Movimento hippie, revolução sexual Lutar pela paz, liberdade O trabalho é que paga as contas 10 a 15 anos 1979 até 1992 Revolução tecnológica Globalização, multicultura e diversidade O trabalho é a satisfação do desejo de consumir 5 anos

Conflitos e diferenças.... E muito conhecimento! RH está atento a este fato? O que estamos fazendo para tirar vantagem desse evento?

A geração Y está forçando uma transformação radical nas nossas relações sociais. No Brasil, existe uma “juniorização” da liderança nas organizações. Pesquisa Stanton Chase International

Como o RH se prepara para este cenário. Quais são as nossas premissas Como o RH se prepara para este cenário? Quais são as nossas premissas? Estamos dispostos a mudá-las?

Convite para reflexão acerca de: Modelos mentais Genética Experiências A gente vê o que a gente pensa Impacto das mudanças na nossa vida pessoal e profissional

 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3 P4R4BÉN5!

O que vemos não é o que vemos, é o que pensamos O que vemos não é o que vemos, é o que pensamos. Visão é diferente de percepção

Temos que trabalhar Mudança abandono e formação de repertório de modelos mentais...

RH tem que ser estratégico? Preparem-se Para se informar Entender do negócio Entender do cenário Tendências argumentar MUDE SEUS MODELOS MENTAIS

Internalizar mudanças Agente transformador Conhecer a si Entender cenários

Para um mundo em permanente mudança, os modelos mentais devem estar em constante transformação. Todas as transformações (nas organizações, na sociedade ou no âmbito pessoal) começam com a transformação do pensamento.

O que está mudando? TUDO Infoera

Era do conhecimento, das informações. Capacidade máxima de mudanças que acontecerá com tal regularidade que ninguém notará, tornando parte do cotidiano. O processo de transformação da informação em conhecimento, é dependente de fatores humanos, tais como interpretação, relacionamentos, e modelos mentais;

Única certeza: não tem volta! Para pensar... as novas tecnologias são: Invasivas? Segurança? Impessoal? Facilidades? ... Única certeza: não tem volta!

Infossociedade turbulento alvorecer

saturação de informações e esforços para atrair a atenção importância da qualidade das informações interatividade e comunicação personalizada universo virtual sem fronteiras, no âmbito planetário competição feroz e serviços de apoio à localização de informações e dados mudança no perfil dos clientes/usuários. Mais proativos, personalização. Estão sendo rapidamente consolidadas graças a internet e a teia de âmbito mundial.

Integração total na cadeia de produção Ambientes empresariais complexos Integração total na cadeia de produção serviços e produtos Fornecedores – comunidade – clientes concorrentes

Empresa Viva Conhecimento Sistemas Informação Ambiente de alta complexidade Empresa Viva Empresa Conhecimento Sistemas Informação

Diferencial competitivo das empresas INOVAÇÃO Adaptação criativa

Oferta de produtos Geladeira YOU - Brastemp Geladeira – 358 TV – 468 DVD - 285 Fogão – 478 (79 são 5 bocas) Biscoitos – 2933 (735 são recheados) 9874 itens novos / 7977 itens mortos Geladeira YOU - Brastemp

Surge novo cenário Infocidadãos Novas maneiras de pensar, de atuar e de administrar o conhecimento gerado dentro da empresa. Infocidadãos

Mudança na maneira de aprender Profunda mudança na área de educação Mudança na maneira de aprender Inclusão e capacitação das pessoas para o aprendizado também personalizado Empresas têm que evoluir para ambientes de aprendizado

Infoengenharia Infojornalismo Internacionalização intensa dos serviços tecnológicos Uso intenso de curso “just in time” Teleengenharia e as equipes distribuídas em âmbito mundial Cultura infoartesanal distribuída pelo planeta Surgimento de poderosos sistemas de apoio conectados à Teia de Âmbito Mundial (www) Atenção do infocidadão cada vez mais vez mais disputada Enorme desenvolvimento de técnicas associadas à informação personalizadas informação especializada e notícias personalizadas Importância crescente da credibilidade de órgãos jornalísticos e profissionais da área concorrência implacável de amadores ligados à Teia

Infopropaganda Infodireito Interatividade da teia mudará o sentido da busca: queda de compra por impulso Interação intensa com o cliente exigirá novas técnicas de conhecimento do perfil Os sítios de propaganda deverão ser interativos e conter informações úteis para incentivar o retorno Utilização de novas formas de pesquisa para obter info sobre consumidores Sistemas de apoio profissional com histórico e precedentes Teleinformação e infocrimes: furtos eletrônicos e invasão de privacidade Proteção do infocidadão frente diversos níveis Telepareceres e teleconsultas Pequenas causas telejulgadas em tempo real Ética para que a justiça permaneça – muitas informações

Já estamos vivendo um novo mundo que nos exige flexibilidade, rapidez, coragem de assumir riscos e disponibilidade para enxergar processos, produtos e serviços de maneira diferente... O elemento humano é fator diferencial para ditarmos o ritmo e escolhermos, dentre tantas incertezas o caminho a ser percorrido.