TRABALHO GERENCIAL EM ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Seminário Nacional do PROFAPS 27 a 29 de abril/2011
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
POR QUE PLANEJAR!.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Gestão da Qualidade – Motivação
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Revendo as Clássicas Definições de Controle
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Antônio Ivo de Carvalho
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
O Trabalho Gerencial em Enfermagem – Aula 02
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Transcrição da apresentação:

TRABALHO GERENCIAL EM ENFERMAGEM

O trabalho gerencial organizou-se em 3 direções Organizar o cuidado do doente( pelas técnicas de sistematização de técnicas de enfermagem) O ambiente terapêutico ( higiene, purificação do ar,treinamento) Organização da enfermagem treinamento técnicas disciplinares)

A Enfermagem gerencial moderna ASSSUME A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE/ TREINAMENTO DA ENFERMAGEM . NA EXECUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CUIDADOS AO DOENTE FORMAM DUAS CATEGORIAS ; LADY NURSES que executavam as atividades de supervisão e ensino Nurses responsáveis pelos cuidados propriamente ditos.

O trabalho de enfermagem sofre influências cientificas no seculo XIX por TAYLOR Incorporadas os principios da hierarquia e disciplina No Século XX a partir dos anos 70 ocorre transformações no mundo do trabalho apoiadas nas flexibilização dos processos e mercados de trabalho dos produtos e padrões de consumo que configura um produto de modelo flexível. Na saúde também esta inserido vínculos com as leis sociais. a enfermagem sofre o impacto da globalização excludente a saúde como um bem privado;

A saúde pode ser apropriado como um bem privado que pode ser apropriado por pessoas de forma individual plano de saúde Causas; serviço de saúde público ineficiente Novos mecanismos de gestão e exigência de novos perfis profissionais com ampliação das dimensões intelectuais do trabalho e pela polivalência e multifuncionalidade do trabalhador. Acontece a precarização do trabalho esconde a diminuição de postos de trabalho e fragilidade de novos arranjos laborais. O mercado de trabalho de enfermagem sofre impacto social no que se refere ao emprego ao salário e a jornada de trabalho. Acontece as cooperativas sem vínculos empregatícios formal , tercerização do trabalho.

Gerência como processo de trabalho O processo de trabalho de enfermagem esta focado no assistir ou cuidar administrar ou gerenciar, pesquisar e ensinar. Os trabalhadores de enfermagem inserem-se de forma heterogênea e hierarquizada, expressando a divisão técnica. Na divisão do trabalho o nível médio desenvolve atividades assistenciais e ao enfermeiro as ações de gerenciamento do cuidado e da unidade O trabalho do enfermeiro evidencia-se dois diferentes processos de trabalhos o de cuidar .e o de administrar.

A predominância do processo gerencial do enfermeiro Compreende-se pelo número ainda escasso de enfermeiros apenas 13,64% dos trabalhadores de enf do país . Atualmente 742.400 mil trabalhadores 101.389 enfermeiros 158 662 técnicos e 456 274 aux enf (cofen 2004) Numero insuficiente para a atenção integral as necessidades de saúde da população e separa momentos de concepção e gerenciamento de execução de atividades de cuidado. A gerência como processo de trabalho de enf. Pode ter dois grandes modelos ; foco no indivíduo e nas organizações denominado modelo racional E o centrado na abordagem das práticas sociais e sua historicidade modelo histórico social.

No processo de trabalho gerencial Os objetos de trabalho do enfermeiro são a organização do trabalho e os recursos de enfermagem . para execução desse processo é utilizado um conjunto de instrumentos técnicos próprios da gerência ou seja o planejamento o dimensionamento de pessoal de enfermagem o recrutamento e seleção de pessoal a educação continuada e ou permanente a supervisão a avaliação de desempenho e outros. Também utilizam se outros meios ou instrumentos como a força de trabalho os materiais, equipamentos, e instalaçôes e diferentes saberes.

A gerencia tomada enquanto processo de trabalho de enfermagem pode ser apreendida por dois modelos; Modelo racional enfoque predominante nos estudos e na prática do gerenciamento de enfermagem e esta fundamentado na teoria geral da administração e interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional através do planejamento , organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização e transforma-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e níveis de organização a fim de alcançar objetivos da maneira adequada a situação.nesse segmento são tayloristas com suas abordagens que norteiam o gerenciamento com abordagens prescritivas e normativas, quanto explicativas e descritivas.

Trata-se de um modelo de centrado em torno de disposto de um objetivo geral que é perseguido por todos os segmentos da organização deixando de evidenciar constantes disputas em tornos objetivos corporativos , limitando portanto a capacidade de intervenção da realidade. Esse modelo de gerenciamento esta para a produção de massa no qual ao produtos são hegemônicos ocorre o controle do tempo e movimento e produção e séries o trabalho ´e parcelado e fragmentado por funções há cisão entre a concepção e a execução do trabalho.

O gerenciamento fundado na flexibiliade responder em tempo real a imprevisibilidade, A flexibilização é o que fundamenta os programas de qualidade que estão sendo implementados nas instituições de saúde onde se observam a redução da estrutura hierárquica dos postos de trabalho, e a intensificacão do ritmo do trabalho de enf denotando sua real que é a geração de lucratividade. Abordagens modelo historico social o gerenciamento é aprendido a partir da perspectva das práticas de saúde historicamente estruturadas e socialmente articulada buscando responder as contradições e tensões do cotidiano dos serviços.

A GERÊNCIA NÃO ESTA VOLTADA APENAS PARA A ORGANIZAÇÃO E O CONTROLE DOS PROCESSOS DE TRABALHO PELA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO FAVORECENDO A DEMOCRATIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SUJEITOSA ENVOLVIDO NO PROCESSO DO CUIDADO USUÁRIOS E TRABALHADORES. O PROCESSO DE GESTÃO É DEFINIDO; INSTRUMENTO NECESSÁRIO MAS NÃO SUFICIENTE Á IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS ELABORADAS A PARTIR DE DIVERSOS INTERESSSES DIVERSOS OU CONTRADITÓRIOS DE FORÇAS SOCIAIS OU PRODUÇÃO DE SERVIÇOS E INSUMOS DO SETOR SAÚDE OU POR MODELO ECONOMICO E POLITICO VIGENTEOU USUARIOS DO SUS.

A GERÊNCIA É UM INSTRUMENTO IMPORTANTE PARA EFETIVAÇÃO DE POLITICAS E “CONDICIONANTE DO E CONDICIONADO PELO”DE COMO SE ORGANIZA O SERVIÇO DE SAÚDE. A GERÊNCIA ´E INVESTIDA DE POLITICAS PÚBLICAS/PRIVADAS O RESULTADO VAI DEPENDER DA NECESSIDADE DE GARANTIR QUE O PRODUTO DO TRABALHO CORRESPONDA AS FINALIDADES DEFINIDAS PELO TRAJETO TÉCNICO DE SAÚDE. A GERÊNCIA EM SAÚDE É UMA ATIVIDADE MEIO CUJOA AÇÃO CENTRAL ESTA NA ARTICULAÇÃO E NA INTEGRAÇÃO QUE POSSIBILITA A TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO E IMPLICA EM TRANSFORMAÇÕES CONSTANTES NO COTIDIANO DAS ORGANIZAÇÕES.

O PROCESSO DE TRABALHO CUIDAR INDIVIDUAL OU COLETIVO VAI DEPENDER ; DA FINALIDADE DE ORGANIZAR A ASSISTÊNCIA.CUIDAR INDIVIDUAL E COLETIVO? MEIOS DE INSTRUMENTO FERRAMENTAS , SABERES ADMINISTRATIVOS, PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO CONTROLE E DIREÇÃO. AS ATIVIDADES GERENCIAIS TEM QUE ESTAR ENVOLVIDAS NA ROTINIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO A HIERARQUIA O CONTROLE E AUTORIDADE A DIVISÃO DO TRABALHO POR CATEGORIAS , TURNOS,ATIVIDADES...

DIMENSÕES DO GERENCIAMENTO TÉCNICA ; PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO SUPERVISÃO CONTROLE E AVALIAÇÃO NOS RECURSOS HUMANOS MATERIAIS E FISICOS COMUNICATIVA ; NEGOCIAÇÃO PRESENTE NO LIDAR COM AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA EQUIPE DE SAÚDE E NAS RELAÇÕES DA UNIDADE COM A COMUNIDADE / CHEGANDO A UM ACORDO COMUNITÁRIO PODENDO COOPERAR / CHEGANDO LIVRE A UM ACORDO

DIMENSÃO POLÍTICA o trabalho tem que empreender com determinações politico ideológico, econômicas, e os diferentes tipos de poderes técnico, administrativo, e político existente no setor saúde numa relação entre objetivos e meios entre politica e estratégia. Dimensão de desenvolvimento de cidadania contida numa perspectiva de emancipação dos sujeitos sociais que sejam eles os agentes de saúde presentes no processo de trabalho ou clientes que utilizam os serviços de saúde. É importante destacar que a organização dos trabalhos gerenciais não são isolados nem uma escolha individual ou institucional mas determinada por condicionantes históricos e suas mediações como politicas sociais e de saude os modelos sociais e condições de trabalho.