Qualidade de vida e Aumento da produtividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENEFÍCIOS DO RPPS E A PERÍCIA MÉDICA CONGRESSO DA AEPREMERJ
Advertisements

Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Notas para o Multiplicador:
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
ROTATIVIDADE DE PESSOAL & ABSENTEÍSMO
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Personal Lines.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE PLANEJAMENTOESTRATÉGICO
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Por que investir? 09 de junho de 2010
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Qualidade de vida no trabalho
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
Cenário da Construção Civil
Pesquisa de Clima Organizacional
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
Política Nacional de Saúde do Idoso
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Qualidade de Vida no Trabalho QVT
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Direcionamento de investimentos em saúde do trabalhador
Treinamento e desenvolvimento Qualidade de vida no trabalho
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Qualidade de Vida.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
CIDADES + INTELIGENTES
OBJETIVO DA EMPRESA A SMS Assessoria Ltda., é uma empresa que presta serviços de Consultoria na área de Segurança e Medicina do Trabalho. A empresa foi.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Como Atrair e Reter Associados
Objetivo da Aula Que ao final do módulo os alunos tenham condições de elaborar e implementar um Programa de Avaliação de Custo de Acidente - PACBA. 2.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Administração de Recursos Humanos II
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
GESTÃO DE PESSOAS II ADM
QUEBRANDO PARADIGMAS DE PESO NAS EMPRESAS FERNANDA FERNANDES Expo-Rio| 2012.
Educação básica de qualidade para todos
Comportamento Saudável
REDES CREDENCIADAS DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO Maio
Programa Ligue-se na Vida Programa de manejo de álcool e outras drogas Mônica Lupion Pezzi Michele Indianara Mendes Gramado, Abril de 2011.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O CO
Seu Agente de Mudança..
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Qualidade de Vida e Gestão de Absenteísmo Gustavo Nicolai.
MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – QVT
Hiperdia Tarsila Cunha.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Gestão de SST em tempos de________
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
Modelos de Qualidade de Vida no Trabalho
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

Qualidade de vida e Aumento da produtividade Luciano Nadolny 4º Congresso Moveleiro 2013 Curitiba

Objetivos da nossa conversa Apresentar um Panorama atual do mercado de trabalho Mostrar Indicadores de Segurança e Saúde do segmento moveleiro e Paraná; Definir o conceito Qualidade de vida no trabalho; Discutir como ter Retorno sobre o investimento em QVT.

Objetivos da nossa conversa Apresentar um Panorama atual do mercado de trabalho Mostrar Indicadores de Segurança e Saúde do segmento moveleiro e Paraná; Definir o conceito Qualidade de vida no trabalho; Discutir como ter Retorno sobre o investimento em QVT.

Panorama do Setor Moveleiro Brasil Fonte: MOVERGS / IEMI (Brasil Móveis 2013) 17,5 mil indústrias 322,8 mil empregos 494,2 milhões de peças R$ 38,6 bilhões produzidos US$ 708,7 milhões exportados

Novo paradigma no mercado do trabalho Paraná cria 12.259 empregos em agosto, o segundo melhor desempenho do país (AEN, 20/9); “Está sobrando emprego na região central de Curitiba!” Paraná-online, 25/09 Taxa de desemprego no Paraná +/- 6 %; Demanda por curso técnico cresce no Brasil; Mais vagas do que candidatos; Necessidade de mudança de paradigma: HOJE É O CANDIDATO QUE ESCOLHE A EMPRESA!

Objetivos da nossa conversa Apresentar um Panorama atual do mercado de trabalho Mostrar Indicadores de Segurança e Saúde do segmento moveleiro e Paraná; Definir o conceito Qualidade de vida no trabalho; Discutir como ter Retorno sobre o investimento em QVT.

Acidentes do Trabalho Fonte: Anuário Estatístico Previdenciário 2011

O que é o DSEV? É uma ferramenta de gestão da saúde e estilo de vida do trabalhador da indústria.

Os benefícios do DSEV para a gestão empresarial: Identifica as condições de saúde do trabalhador; Identifica o risco de doenças não transmissíveis; Possibilita o planejamento de ações de promoção da saúde do trabalhador; Possibilita o planejamento de ações de vigilância e prevenção para minimizar o impacto de DNT – Doenças crônicas não transmissíveis e outras; Facilita o monitoramento e avaliação das ações; Permite análise comparativa a cada 02 anos. Disponibiliza informação para o gestor focar a ação!

A estratégia operacional do DSEV: Levantamento presencial das informações sobre a saúde e estilo de vida dos trabalhadores da Indústria em 03 etapas: 3O PASSO Relatório / devolutiva dos indicadores 2O PASSO Circuito de saúde 1O PASSO Questionário / entrevista

Relatório de Indicadores do DSEV - N.º de entrevistados: 16021 - Período de diagnóstico: 01/04/2011 a 20/06/2013

ESTILO DE VIDA NÃO SAUDÁVEL - N.º de entrevistados: 16021 - Período de diagnóstico: 01/04/2011 a 20/06/2013

Doenças crônicas * Refere-se ao relato do entrevistado quanto aos diagnósticos prévios realizados por médico. A informação é obtida por meio da pergunta: "Algum médico já disse que você tem ou teve...", seguida do nome de cada uma das doenças listadas acima (1) Hipertensão arterial referida: uso de anti-hipertensivos ou relato de diagnóstico médico prévio (2) Diabetes mellitus detectado através de diagnóstico prévio ou relato de uso de hipoglicemiantes (3) Obesidade: índice de massa corporal maior ou igual a 30,0 kg/m² (4) Diagnosticado por meio da escala CAGE, utilizada para detecção de adição ao álcool (a sigla vem do termo em inglês: Cut down, Annoyed by criticism, Guilty e Eyeopener) (5) Relato de diagnóstico médico prévio de depressão (6) Transtornos Mentais Comuns (transtorno de depressão e ansiedade) - pontuação maior ou igual a 4 na escala GHQ12 (Questionário Geral de Saúde)

Podem gerar Absenteísmo: - N.º de entrevistados: 16021 - Período de diagnóstico: 01/04/2011 a 20/06/2013

O que isso gera? Perda de patrimônio quando ocorrem acidentes, reparos, manutenção, aquisição de peças, etc.; Aumento do valor do seguro para planos de saúde ; Aumento de alíquotas de pagamento do seguro acidentes de trabalho (NTEP/FAP, RAT); Custos com o recrutamento e treinamento para substituição do afastado; Custos com burocracia da gestão do afastamento; Custos com multas, indenizações (ações regressivas); Fonte: Santana, V. 2012

Objetivos da nossa conversa Apresentar um Panorama atual do mercado de trabalho Mostrar Indicadores de Segurança e Saúde do segmento moveleiro e Paraná; Definir o conceito Qualidade de vida no trabalho; Discutir como ter Retorno sobre o investimento em QVT.

Qualidade de Vida no Trabalho "Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto de ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial (...) Fonte: França (1997:80)

Categorias conceituais Critérios Indicadores de QVT 1. Compensação justa e adequada Equidade interna e externa; justiça na compensação; partilha de ganhos de produtividade. 2. Condições de trabalho Jornada de trabalho razoável; ambiente físico seguro e saudável; ausência de insalubridade. 3. Uso e desenvolvimento de capacidades Autonomia; autocontrole relativo; qualidade múltiplas; informações sobre o processo total do trabalho 4. Oportunidade de crescimento e segurança Possibilidade de carreira; crescimento pessoal; perspectiva de avanço social; segurança no emprego. 5. Integração social na organização Ausência de preconceitos; igualdade; mobilidade; relacionamento; senso comunitário. 6. Constitucionalismo Direitos de proteção ao trabalhador; privacidade pessoal; liberdade de expressão; tratamento imparcial; direitos trabalhistas. 7. O trabalho e o espaço total de vida Papel balanceado no trabalho; estabilidade de horários; poucas mudanças geográficas; tempo para lazer da família. 8. Relevância social do trabalho na vida Imagem da empresa; responsabilidade social da empresa; responsabilidade pelos produtos; práticas de emprego. Fonte: Walton, apud Fernandes (1996)

O que queremos que gere? Redução do absenteísmo por doenças e acidentes; Redução da incidência de acidentes; Diminuição do turnover; Diminuição do uso do sistema de saúde privado e público; Aumento da produtividade; Redução de perdas por presenteísmo; Atração, engajamento e retenção.

Objetivos da nossa conversa Apresentar um Panorama atual do mercado de trabalho Mostrar Indicadores de Segurança e Saúde do segmento moveleiro; Definir o conceito Qualidade de vida no trabalho; Discutir como ter Retorno sobre o investimento em QVT.

Investimento em qualidade de vida reduz custos médicos e faltas ao trabalho "Quando pretendemos implementar qualquer programa na empresa, os números dão credibilidade" - Ron Goetzel1 1 diretor do Instituto para Estudos em Saúde e Produtividade da Emory University Fonte: Portal da Indústria, 12/04/2013

Retorno Garantido Segundo Goetzel, no caso do Citybank, cada dólar investido em programas de qualidade de vida tem um retorno médio de US$ 4,70 com redução de custos médicos, faltas ao trabalho, entre outros gastos. Na Pepsico, estudos concluíram que pessoas obesas são até 20 vezes mais caras para a empresa que as magras devido a afastamentos do trabalho por doenças mais diretamente relacionadas à obesidade, como diabetes. "Nos Estados Unidos, apenas 3% da população não tem fatores de risco, como a obesidade", informou o professor. Fonte: Portal da Indústria, 12/04/2013

Por que as empresa investem em programas de prevenção? Razões % Julgam Muito Importante Melhorar produtividade/reduzir presenteísmo 60% Melhorar atitude de funcionários 58% Manutenção de habilidade de poder trabalhar 52% Valores e missão da empresa 61% Melhorar segurança de trabalho 56% Reduzir doenças ocupacionais 52% Responsabilidade social e comunidade 53% Retenção e atrair funcionários 54% Legislação trabalhista 54% Imagem da empresa 44% Reduzir custos médicos ou prêmios 44% Suplementar programas do governo 32% Fonte: Estudo Buck Consultants, 2010

O que precisamos? Números confiáveis!!

“O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas!” Peter Drucker Muito obrigado! Luciano Nadolny luciano.nadolny@sesipr.org.br