Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Coordenação: Ministério Público do Trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO DE USO E COMÉRCIO DE AGROTÓXICOS DA ADERR
Advertisements

Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO
Pela regularização do ABATE, TRANSPORTE e COMÉRCIO
no Meio Ambiente e na Sociedade
no Meio Ambiente e na Sociedade
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
Ministério do Meio Ambiente
A Gestão Social pode ser vista como...
Saúde e Segurança no Trabalho
Alimentos: qualidade e modos de vida
PLANO DE GESTÃO.
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/10/11 MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática.
Superintendente Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
Comitê de Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
PROFISCO 8.1. Programa de Educação Fiscal para a Cidadania ampliado.
FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORDESTE
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
DENGUE ABRIL 2008.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor.
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Fórum Nacional de Educação
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Recife, junho de Apresentação Institucional.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Ministério do Trabalho e Emprego Rosemary Dutra Leão Coordenadora – Geral de Normatização e Programas- DSST/MTE
Transcrição da apresentação:

Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Coordenação: Ministério Público do Trabalho Ministério Público Federal

Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade UM INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL

Membros do Fórum Ministério Público FederalMinistério Público Federal Ministério Público do TrabalhoMinistério Público do Trabalho Ministério Público do Estado de PernambucoMinistério Público do Estado de Pernambuco Delegacia Regional do TrabalhoDelegacia Regional do Trabalho Ministério da AgriculturaMinistério da Agricultura FundacentroFundacentro IBAMAIBAMA Sec. Produção Rural e Reforma Agrária de PESec. Produção Rural e Reforma Agrária de PE Vigilância Sanitária – SES/PEVigilância Sanitária – SES/PE CPRHCPRH CREACREA UFPEUFPE UFRPEUFRPE FETAPEFETAPE FAEPEFAEPE NESC/FiocruzNESC/Fiocruz COMPESACOMPESA

Objetivos do Fórum I - Propor, apoiar e acompanhar ações educativasII - Promover articulação entre Órgãos e ONGsIII - Sugerir o aperfeiçoamento da legislação IV - Cobrar o cumprimento da legislaçãoV - Sugerir a celebração de contratos, convênios e protocolosVI - Sugerir a realização de estudos e pesquisasVII - Denunciar fatos e receber denúncias

Estratégia Sugerida

Ações do Fórum e seus Parceiros Encontros Regionais Inspeções Fiscalizações Investigações Recomendações Proposta Legislativa

I Encontro Regional Centro de Convenções - Petrolina

II Encontro Regional CEFET - Recife

III Encontro Regional Faculdade de Direito - Caruaru

Proposta Legislativa

Inspeções

Fiscalizações Comércio / Campo

Fiscalizações Transporte / Campo

Inspeções - Alimentos

Investigações Procedimentos Administrativos Investigatórios -Meio Ambiente -Saúde do Trabalhador -Consumidor Inquéritos Civis Públicos -Transporte Irregular -Contaminação em Alimentos -Contaminação de Mananciais

Recomendações Ao Governo do Estado: - - Reabertura de postos de monitoramento / GEAGEPE; - Instalação de postos de monitoramento / Agreste e Sertão; - Realização de análises de resíduos de agrotóxicos em alimentos; - Intensificação da ação fiscal. Aos Municípios: - Ação educativa; - Intensificação da fiscalização; - Unidade de recebimento de embalagens vazias / convênios; - Monitoramento saúde / cidadão / trabalhador. Aos Fabricantes / Representantes / Comerciantes: - Regularização de estabelecimentos comerciais; - Utilização de EPIs / manipulação; - Instalação de unidades centrais de recebimento de embalagens; - Monitoramento de resíduos sólidos / produto final.

Resultados Pesquisa PARA / ANVISA Unidade de Rastreamento / CEAGEPE Centrais de Recebimento / Embalagens Identificação / Áreas ContaminadasSurgimento / Fóruns Estaduais Exames em Trabalhadores

Perspectivas Específicas 1. Necessidade de zoneamento ambiental possibilitando identificar o espaço territorial onde é permitido ou proibido o uso de agrotóxicos 2. Listagem oficial, que deve ser fornecida pela União, informando a quantidade de resíduos que pode ser admitida nos produtos 3. Monitoramento desses resíduos, que segundo o Prof. Paulo Afonso deveria ser ato vinculado. Atualmente é feito apenas pelo Min. da Saúde 4. O produtor deve ser obrigado a informar ao consumidor, na rotulagem do produto, todas as informações necessárias. Ex: Transgênicos 5. Efetivação do controle social, pela necessidade da presença da Sociedade Civil. Ex: intermédio dos órgãos de Defesa do Consumidor 6. Veiculação de uma listagem permanente informando as doenças ocasionadas pelo uso indevido de agrotóxicos