O jogo Quebra-gelo… De cada grupo!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática 3ºTrimestre
Advertisements

MONITORES MIRINS POIE EDMILCE
A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EB1 MEIOS 2005 / 2006.
Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
Didáctica da Educação Física
As TIC e o currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Técnicas para Professores Capitulo 4 Raquel Machado, nº
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Relatório de uma visita de Estudo
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Formação PowerPoint 2010 Aline Loyanne Ana Vital Filipa Cordeiro
Internet.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
T.I.C Márcio Coutinho Planeamento físico do espaço interior da Biblioteca da Etap - Unidade de Formação de Valença Relatório levado a cabo pelos alunos:
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
O PRIMEIRO M OMENTO … Numa nova turma. Inexperiência Falta de prática Nervosismo Impacto com uma realidade distinta Ansiedade Postura Dificuldade em estabelecer.
Relações Inter e Intra pessoais
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
SALADA DE FRUTAS.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  Dos 20 aos 60 anos, a negativização sobre a autoimagem é constante. E, essa faixa etária, atualmente.
A Família Jetson.  A família Jetson era composta pelo pai o senhor Luiz, pela mãe a senhora Joana e pelos filhos Bruno e o outro Davi.  Está família.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
O meu percurso. A Unidade Curricular Psicologia da Educação….
Psicologia da Educação
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO FEEDBACK TRABALHOS EXPERIMENTAIS DE RECREAÇÃO POR ESPAÇO - MATUTINO.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Docente: Prof Doutor Nuno Corte Real Discentes: João Guimarães Jorge Gomes Pedro Castro Tânia Teixeira.
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Maria José Lobato Azevedo)
PROBABILIDADE.
A IMPORTÂNCIA DO 1ºMOMENTO Como organizar? Porquê? Quais as preocupações? Quem são os meus alunos? Psicologia da Educação Cora Vieira João Tavares João.
Prof: Mariana Giannecchini Ferrari. O desenvolvimento da técnica de Klein iniciou – se, na casa da própria paciente, de dois anos e meio. A analista passou.
Contextualização pedagógica do problema
O aluno tem que… E para que isso suceda, devemos… Para que a aprendizagem cooperativa resulte… QUERER FORMAR GRUPOS HETEROGÉNEOS PROMOVER UMA PARTICIPAÇÃO.
Profª. Especialista Mirian Leite
Para dinamizar as aulas de Química Liselena Farias Terek PCNP Química.
Existe igualdade de oportunidades? Escola atualEscola antiga Contextualização temporal  Secciona os alunos  Fábrica  Procura respostas diversificadas.
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
jogarinstruções jogar OBJECTIVO: Responder corretamente às 25 expressões numéricas. Para cada expressão numérica serão apresentadas 4 respostas e apenas.
Curso Preliminar atualização: abr./ Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD06 Prática de Jogos.
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
English Presentations Cristiane de Brito Cruz. Group 1 – Coinage, Eponyms e Borrowing  Coinage (são palavras feitas a partir de marcas famosas), Eponyms.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

O jogo Quebra-gelo… De cada grupo!

Grupo das maçãs Oferta de intervenção a todos os alunos Joga-se de forma informal Actividade foi bem conduzida Objecto usado (bola) como quebra-gelo Aspetos positivos Possibilidade de a atenção ser apenas centrada na bola Grupos compostos apenas por uma pessoa Aspetos negativos

Pontos positivos Pontos negativos Grupo das Uvas Dinâmico; Cómico; Fomenta o improviso; Fomenta a criatividade; Objeto central atrativo. Pontos positivos Respostas pouco perceptíveis; Pouca profundidade do conhecimento das pessoas; Muito pouco tempo na intervenção de cada aluno; Associou um “castigo” ao jogo. Pontos negativos

Aspetos negativos Aspetos positivos Grupo das laranjas Interativo; Estabeleceu pontos em comum entre as pessoas; Apela à criatividade. Aspetos positivos Não se consegue controlar o conteúdo; Alguma confusão; Os papéis eram recolhidos muito rápido, não dando oportunidade de verem quem tinha características em comum; Pouco se conheceu dos alunos. Aspetos negativos

Grupo das Castanhas Aspetos positivos Aspetos negativos Bem conseguido Apela à memória dos alunos Original Dinâmico Aspetos negativos Disposição da turma, se fosse possível fechar um pouco mais a roda, para evitar que esta seja atirada com muita força Pouco claros na apresentação da actividade

Grupo dos ananás Aspetos positivos As pessoas em vez de se auto-apresentarem, apresentavam outros Atenção 100% focada no aluno e nunca no professor Jogo calmo (bom para uma sala de aula) Gerou expectativas; O grupo referenciou a faixa etária; Jogo não é só aplicável no 1º momento. Aspetos negativos Não foram corretamente definidas as características pretendidas; Um pouco maçador, caso o grupo fosse grande; Demasiado longo; Se forem pouco criativos, podem gerar muita monotonia; Houve um aluno que não foi ao centro.

O que alteraríamos na atividade realizada pelo nosso grupo? Predefinaríamos algumas características obrigatórias para não gerar monotonia De cinco em cinco alunos organizava um grupo Colocaríamos o professor também a jogar, não faltando nenhum aluno a ir ao meio e seria uma forma de conhecer também melhor o professor

FIM Grupo: Dany Gonzaga João Carronha Luísa Paiva Mariana Teixeira Sérgio Lopes Víctor Pereira