SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO Prever Campos Eliseos de Ribeirão Preto Célia S. Querido Picão
HISTORICO DO SERVIÇO SOCIAL FUNERARIO As mudanças ocorridas no mundo globalizado também preocupa o setor funerário que até início da década de 90 se manteve num único ritmo de trabalho. Célia S. Querido Picão
COMO ERA O SETOR FUNERARIO ATE ESTA ÉPOCA Não se tinha muita preocupação com a qualificação dos serviços. Havia muito preconceito neste setor. Pouca ou insignificante tecnologia. Não tinha muita valorização Pouca informação Trabalho voltado apenas para a morte Célia S. Querido Picão
MUDANÇAS IMPORTANTES NO SETOR Varias iniciativas foram aparecendo à procura de: Informação Tecnologia Capacitação Participação em eventos nacionais e internacionais Abertura para um mercado competitivo. Célia S. Querido Picão
IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL Dentre as mudanças encontramos a IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR FUNERÁRIO Iniciativa da Empresa Funerária Coração de Jesus na cidade de Botucatu-SP e outras empresas do estado acompanharam. Célia S. Querido Picão
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA FUNERÁRIA Dá-se junto: -Aos diretores -À comunidade -Aos clientes internos (funcionários) -Aos clientes externos (Associados) Célia S. Querido Picão
COM A DIREÇÃO -Assessorar direção nas resolução das problemáticas que concernem tanto colaborador interno como usuários assistidos. -Manter a direção informada quanto ao andamento dos departamentos e outros setores através de relatórios e reuniões -Propor novos projetos de acordo com as necessidades. -Representar a empresa em encontros ou reuniões sociais quando necessário Célia S. Querido Picão
COM A COMUNIDADE -Promover e participar de eventos e campanhas como(vacinas, medição de pressão arterial e glicemia, campanhas de brinquedos, roupas etc...) Exemplo: -Gincanas -Campanha “Transforme sua saudade em solidariedade” Célia S. Querido Picão
COM O CLIENTE INTERNO -Acompanhar as necessidades do cliente interno e implantar benefícios. -Participar na seleção, admissão e demissão. -Providenciar treinamentos e cursos de motivação. -Atender às necessidades sociais e pessoais visando o bem estar e bom desempenho do funcionário. Célia S. Querido Picão
COM O CLIENTE EXTERNO Em vida -Oferecer benefícios propondo parcerias com médicos, dentistas, laboratórios, clínicas de fisioterapias, fonoaudiólogas,psicólogos,etc... -Criação e monitoramento de grupos de gestantes, terceira idade,etc... -Atendimento com ambulância não emergencial para os associados. -Parceria com Banco de olhos para coleta e transplante de córneas. Célia S. Querido Picão
CLIENTE EXTERNO - Empréstimo de equipamentos para convalescentes. Promoção de eventos culturais e educativos (folhetos informativos, apoio e participação junto às campanhas municipais, atenção às datas comemorativas) Desenvolvimento de campanhas preventivas (acuidade visual, exames laboratoriais, prevenção ao câncer bucal) Parcerias com colônias de férias, areas de lazer,academias,etc... Criação de farmácia para atendimento ao usuário com medicamentos a preço de fábrica. Célia S. Querido Picão
CLIENTE EXTERNO PÓS MORTE: -Acolher as famílias por ocasião do falecimento do ente. -Analisar a situação da mesma quanto ao custo do funeral se não tiver MF -Visitar velório para assistir à família caso necessário. -Atender, orientar e dar suporte as famílias após o óbito orientando quanto ao requerimento de pensão, inventário, anulação de aposentadoria, DPVAT, seguro de vida, etc... -Promover reuniões mensais junto com profissionais de psicologia objetivando o processo de elaboração do luto. Célia S. Querido Picão
GRESSOF Grupo de Estudo Serviço Social Funerário Participação das Assistentes Sociais Funerárias em reuniões trimestrais para trocas de experiências e estudos. Célia S. Querido Picão
CONCLUSÃO O trabalho de uma Assistente Social dentro de uma empresa funerária consiste em aplicar conceitos relacionados à : Reflexão+Decisão+Ação+Revisão Temos que ser cautelosos na realidade na qual a empresa está inserida, devemos analisar cada região e aplicar a dinâmica própria para o perfil do usuário e sua cultura.É preciso administrar os recursos de acordo com o meio que se está atuando. Célia S. Querido Picão
CONCLUSÃO A criatividade e a iniciativa também auxiliam muito. Mesmo usando da coerência, o assistente social necessita ser inusitado, diversificar, vencer seus próprios receios e inovar. Célia S. Querido Picão
CONCLUSÃO Percebemos que o leque de atividades do Serviço Social no setor funerário é muito extenso e que a sua intervenção junto à empresa vem sendo cada vez mais valorizada e reconhecida pelos diretores funerários e a população como um todo. Célia S. Querido Picão