TUTORIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Relação professor/aluno
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Decreto Regulamentar 2/2008
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Matemática para todos Educação Básica
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Projecto Educativo de Escola
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
Os Estudantes e a Leitura
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
Desenvolvimento Curricular
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Dez novas competências para Ensinar
Trabalhando com Grupos
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
CURSOS EFA – NS.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Os quatro pilares da educação.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
• Manejo – Formação – Professor.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

TUTORIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA 1. DEFINIÇÃO DE TUTORIA / TUTOR(A) 2. OBJECTIVO GERAL DESTA ACTIVIDADE 3. COMPETÊNCIAS DO ALUNO 4. COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DO TUTOR 5. A ORIENTAÇÃO: ACTIVIDADE INTERACTIVA 6. IMPORTÂNCIA DO PESO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA BOA QUALIDADE PEDAGÓGICO-DIDÁCTICA DAS ESCOLAS 7. BIBLOGRAFIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA DEFINIÇÃO DE TUTORIA / TUTOR(A) A TUTORIA É UMA ACTIVIDADE PEDAGÓGICA QUE CONSISTE EM ORIENTAR O ALUNO A NÍVEL DO SEU DESENVOLVIMENTO: PESSOAL _ ACONSELHAMENTO PESSOAL (COUNSELLING) - ORIENTAR O ALUNO NA AUTO APRENDIZAGEM DO SER PESSOA, APRENDER A SER __ CONHECER E DESENVOLVER ASSERTIVAMENTE A SUA IDENTIDADE AS SUAS POTENCIALIDADES ÚNICAS E IRREPETÍVEIS) PERCURSO ESCOLAR- ACONSELHAMENTO ESCOLAR - ORIENTAÇÃO DIDÁCTICA NAS VÁRIAS DISCIPLINAS _ MINISTRAÇÃO DE TÉCNICAS DE ESTUDO PERSONALIZADAS – (ESTUDO ORIENTADO ) GUIÁ-LO (GUIDANCE) ATRAVÉS DO SEU MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA DEFINIÇÃO DE TUTORIA / TUTOR(A) O TUTOR É : UM ACESSOR DE PROJECTOS PESSOAIS (DO ALUNO VERSUS COMUNIDADE) UM PROFISSIONAL DE ORIENTAÇÃO NAS DIFERENTES VERTENTES DO DESENVOLVIMENTO (PESSOAL, SOCIAL, ACADÉMICO..) UM ELO DE INTERACÇÃO ENTRE OS VÁRIOS AGENTES EDUCATIVOS. GUIÁ-LO (GUIDANCE) ATRAVÉS DO SEU MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA TUTORIA OBJECTIVO GERAL DESTA ACTIVIDADE ATRAVÉS DA ACTIVIDADE TUTORIAL PRETENDE-SE QUE O ALUNO ATINJA UM CONHECIMENTO ASSERTIVO DE SI MESMO, DOS OUTROS E DA SOCIEDADE GLOBAL QUE O RODEIA (NO SENTIDO ESPECÍFICO E IGUALMENTE MAIS GERAL) DE MODO A QUE CHEGUE A ADQUIRIR AS COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS. Nomedamente MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS DO ALUNO SER CAPAZ DE VALORIZAR E SELECCIONAR COM ESPÍRITO CRÍTICO A INFORMAÇÃO ADEQUADA, ATRAVÉS DA LEITURA E NO CAMPO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. INTERIORIZAR, COM RACIONALIDADE, A INFORMAÇÃO TAMBÉM AQUELA RELACIONADA COM O CURRÍCULO OFICIAL, AQUIRINDO GRADUALMENTE AUTONOMIA E CAPACIDADE DE AUTO GESTÃO DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM. PRIVILEGIAR A AQUISIÇÃO DOS CONCEITOS INERENTES À SUA FORMAÇÃO PESSOAL FOMENTAR A FACULDADE DE ELEGER LIVREMENTE O SISTEMA DE VALORES CÍVICOS, ÉTICOS E/OU ESPIRITUAIS DE MODO A PODER ARTICULÁ–LOS COM LIBERDADE INTERIOR E COM ASSERTIVIDADE NO CAMPO DAS RELAÇÕES HUMANAS DE NATUREZA CADA VEZ MAIS DIVERSIFICADA,TENDO EMCONTA AS CARATERÍSTICAS DA GLOBALIZAÇÃO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA FUNÇÕES DO TUTOR ESTABELECER “PONTES”DE COMUNICAÇÃO EFICAZ EVITANDO TODO E QUALQUER “GAP”, OU BARREIRA DE COMUNICAÇÃO. ACOLHER AFECTUOSAMENTE E MOTIVAR OS EDUCANDOS! FAZE-LOS DESCOBRIR A ESPECIFICIDADE DO SER PESSOA E O DESAFIO E DIREITO DE MARCAR A DIFERENÇA.(A CRIATIVIDADE NÃO É MASSIFICADORA) CATIVÁ-LOS PARA TUDO O QUE A VIDA OFERECE DE POSITIVO! CONHECÊ - LOS BEM, INTERESSANDO -SE POR TUDO O QUE LHES DIZ RESPEITO (SAÚDE MENTAL E FÍSICA), GOSTOS, HOBBIES, MÚSICAS PREFERIDAS, NOVELAS,ETC.) E PARTILHAR TUDO ISTO COM ELES ( INCULCANDO ESPONTÂNEAMENTE UMA POSITIVIDADE CRÍTICA). (A VIDA É UM EMPREENDIMENTO MARAVILHOSO! MAS HÁ QUE DESCOBI-LO, COMO FAZIA O PRINCIPEZINHO!) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA FUNÇÕES DO TUTOR REALIZAR UM COMPROMISSO DE CONFIANÇA MÚTUA COM SALVAGUARDA DE TODA A INFORMAÇÃO PRIVADA DO EDUCANDO (NEM AOS PAIS MENCIONAR INFORMAÇÃO SE ASSIM O PREFERIR O ALUNO) O TUTOR NÃO É “QUEIXINHAS”!.. REALIZAR ENTREVISTAS INDIVIDUAIS PERIÓDICAS COM OS EDUCANDOS (CONHECIMENTO MÚTUO/ AFERIÇÃO CONTÍNUA DE PROBLEMÁTICAS/ SOLUÇÕES) REALIZAR ENTREVISTAS COM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO RESPECTIVOS.(EM CONSONÂNCIA COM O D. TURMA). FACULTAR INFORMAÇÃO AO EDUCANDO: SOBRE PROJECTOS PESSOAIS, ASSESORANDO - O NA REALIZAÇÃO DESSES PROJECTOS. (EX: FREQUENTAR O CLUBE OU UMA COMPANHIA DE DE TEATRO/ INSTITUTO DE INFORMÁTICA ETC./ ARRANJAR PART –TIME NOS FINS DE SEMANA OU FÉRIAS) ORIENTAR EM TODAS AS ÁREAS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E ACADÉMICA. APOIAR O EDUCANDO A DESCOBRIR, ORGANIZAR E ENFRENTAR-SE INTELIGENTEMENTE COM TODO O TIPO DE PROBLEMÁTICAS. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA COMPETÊNCIAS DO TUTOR NA ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA CONHECER O CARÁCTER DO ALUNO TRAÇOS DA SUA PERSONALIDADE APTIDÕES INTELECTUAIS NATUREZA DAS CAPACIDADES VOLITIVAS E AFECTIVAS (CARACTERIZAÇÃO CARACTERIOLÓGICA) ORIENTAR O ALUNO NA GESTÃO DO SEU TEMPO DE ACORDO COM O TIPO DE ORGÂNICA FAMILIAR CRIAR HÁBITOS DE ESTUDO E TRABALHO TIPO DE PARTICIPAÇÃO NA VIDA FAMILIAR ( TAREFAS DOMÉSTICAS/ OUTRAS) CONHECER O MODO COMO INTERIORIZOU A EDUCAÇÃO PARA A CIDANIA CONHECER O SEU APREÇO POR VALORES COMO A AMIZADE, O AMOR, AS RELA ÇÕES PROFISSIONAIS DE CAMARADAGEM INTERESSES CULTURAIS ( TV / PASSEIOS / BANDA DE MÚSICA...) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA ADQUIRIR INFORMAÇÃO OBJECTIVA SOBRE: COMPETÊNCIAS DO TUTOR NA ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA ADQUIRIR INFORMAÇÃO OBJECTIVA SOBRE: INFLUÊNCIAS FAMILIARES NO EDUCANDO INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS (MODAS, COSTUMES,ETC.) FEED - BACK ( TIPO DE INFLUÊNCIA) DO ALUNO EM RELAÇÃO Á ESCOLA EM QUE SE INTEGRA (OU NÃO ) NATUREZA DO IMPACTO QUE RECEBE DOS AMIGOS INFLUÊNCIAS CULTURAIS VEÍCULADAS ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SUA MUNDIVIDÊNCIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA CONHECER AS PROBLEMÁTICAS DA ADOLESCÊNCIA (PRECOCE / TARDIA) FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TUTOR CONHECER AS PROBLEMÁTICAS DA ADOLESCÊNCIA (PRECOCE / TARDIA) APRENDER A ASSESSORAR O PROJECTO DE VIDA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL FUTURA DO EDUCANDO ESTAR INFORMADO SOBRE A CULTURA (OBJECTIVA E SUBJECTIVA) E SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL DO ALUNO. CONHECER A A UNIVERSIDADE E A EMPRESA - RECURSOS ACADÉMICOS DE CONTINUIDADE DE ESTUDOS (INTERACÇÃO COM O GABINETE PSICOLOGIA / OUTRAS ENTIDADES) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

12 TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA DA ACTIVIDADE TUTORIAL CRENÇA E EMPENHO SEMPRE RENOVADOS DO TUTOR RELATIVAMENTE À MELHORIA DO EDUCANDO A TODOS OS NÍVEIS. REFORÇO CONTÍNUO DO EDUCADOR RELATIVAMENTE Á AFIRMAÇÃO DO AUTO-CONCEITO E AUTO -ESTIMA DO EDUCANDO (CIDADÃO DO UNIVERSO COOPERANTE, COM INTELIGÊNCIA CRÍTICA E COM VALOR HUMANISTA, NO PROGRESSO PESSOAL E SOCIAL . FOMENTO DA RELAÇÃO DE AFECTO E DE TOTAL CONFIANÇA ( “CRIAR LAÇOS”) ENTRE TUTOR E EDUCANDO. MANUTENÇÃO ABSOLUTA DA CONFIDENCIALIDADE DO EDUCADOR RELATIVAMENTE À INTIMIDADE DO EDUCANDO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA DA ACTIVIDADE TUTORIAL 13 TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA DA ACTIVIDADE TUTORIAL DISPONIBILIDADE DO TUTOR PARA ESCUTAR A HISTÓRIA QUE O ALUNO LHE QUEIRA CONTAR SOBRE A SUA VIDA.O MAIS IMPORTANTE NÃO É FAZER PERGUNTAS SOBRE O QUE ACONTECEU, MAS DEIXAR QUE O ALUNO SE REVELE E SE ASSUMA COMO PERSONAGEM DA SUA HISTÓRIA MAIS DO QUE OUVIR O QUE É DITO. É OUVIR O QUE ESTÁ OMISSO, LER O QUE OS OLHOS , OS GESTOS ,O TOM DIZEM SEM PALAVRAS. O TUTOR LEVA O ALUNO , PELA MÃO COM RESPEITO E CARINHO A PROCURAR (NOVOS) LAÇOS COM A SUA VIDA. “É MUITO SIMPLES: SÓ SE VÊ O BEM COM O CORAÇÃO. O ESSENCIAL É INVISÍVEL PARA OS OLHOS” ST. EXUPÉRY, O PRINCIPEZINHO. OBSERVAÇÃO RIGOROSA DO DESEMPENHO DO EDUCANDO FACE AOS COMPROMISSOS ESTABELECIDOS COM O TUTOR. AFERIÇÃO SEMANAL, AMÁVEL MAS 100% FIRME DO TUTOR RELATIVAMENTE AO PROJECTO PESSOAL E ESCOLAR DO ALUNO ( ENTREVISTA FORMAL OU INFORMAL, ESTA ÚLTIMA POR EXEMPLO ATRAVÉS DE ENCONTRO CASUAL NO ÁTRIO DA ESCOLA ,RECREIO ETC)). CO O IMPORTANTE PRESSUPOSTO DE QUE O EDUCADOR -FORMADOR NÃO PERDE OPORTUNIDADES PARA EDUCAR NO SENTIDO GLOBAL DO TERMO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA FACTORES DE MOTIVAÇÃO DO ALUNO FACE À ACTIVIDADE MELHORIA NA INTEGRAÇÃO / REINTEGRAÇÃO DO EDUCANDO NA TURMA EM QUE SE INSERE, A QUAL PODE NÃO ADEQUAR-SE AO SEU PERFIL. APRENDIZAGEM DO RESPEITO PELAS DIFERENÇA INTERAGINDO BEM COM TODOS. GRATIFICAÇÃO PESSOAL NA RECEPÇÃO DE MELHORES RESULTADOS ESCOLARES (TESTES/TRABALHOS) REFORÇADA PELO TUTOR / DIRECTOR DE TURMA / PROFESSORES ,OS QUAIS SÃO CONTÍNUAMENTE INFORMADOS (COMUNICAÇÃO ESCRITA E VERBAL) DA PROGRESSÃO DO ALUNO ATRAVÉS DESTA ORIENTAÇÃO. A ALEGRIA PARTILHADA PELO TUTOR , RELATIVAMENTE AOS PEQUENOS SUCESSOS DO EDUCANDO. PRÉMIOS : RELATÓRIOS ELOGIOSOS LIDOS EM CONSELHO DE TURMA / CONTENTAMENTO DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO / PASSEIOS / VISITAS DE ESTUDO (SOBRETUDO A NÍVEL DO 3º CICLO MAS TAMBÉM NO SECUNDÁRIO) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA FACTORES DE MOTIVAÇÃO DO ALUNO FACE À ACTIVIDADE APOIO INTERACTIVO QUE PRESENCIA ENTRE OS VÁRIOS AGENTES EDUCATIVOS ( TUTOR / DIRECTOR DE TURMA / ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO/ OUTROS COLEGAS DA TURMA / AMIGOS NA ESCOLA ETC) CRESCENTE CONSCIENCIALIZAÇÃO PESSOAL, DUMA MAIOR CAPACIDADE ORGANIZATIVA, EM RELAÇÃO À SUA GESTÃO DO TEMPO DIÁRIO, SEMANAL… NO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDO EM CASA (REVISÕES) E NA ESCOLA. ( POR EX. NUMA MELHOR RENTABILIZAÇÃO DOS 90 MINUTOS DE ESTUDO ACOMPANHADO ECONOMIA DO TEMPO DE REVISÕES EM CASA), BEM COMO RENTABILIZAÇÃO DO ESTUDO NA FREQUÊNCIA DOS 90 MINUTOS NAS AULAS DE ESTUDO ORIENTADO DA TUTORIA. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA TUTORIAL A NÍVEL DA ESCOLA PERFIL PEDAGÓGICO DE CADA ESCOLA - OBJECTIVO (OU NÃO) DE VALORIZAÇÃO E INVESTIMENTO DE RECURSOS HIUMANOS E MATERIAIS POR PARTE DO ORGÃO DE GESTÃO DA ESCOLA ADESÃO DOS CONCELHOS DE TURMA À ACTIVIDADE. PARA TAL SERÁ RECOMENDÁVEL: UMA INFORMAÇÃO SUMÁRIA DO TUTOR AOS PROFESSORES DA ESCOLA SOBRE OS OBJECTIVOS DA ACTIVIDADE, APROVEITANDO POR HIPÓTESE, A PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRECTORES DE TURMA DO ANO LECTIVO ( 3º CICLO E SECUNDÁRIO) . AFIXAÇÃO DE INFORMAÇÃO ( OBJECTIVOS / HORÁRIOS) SOBRE A ACTIVIDADE TUTORIAL ( DISPONIBILIZAÇÃO DE HORÁRIO APROPRIADO À ACTIVIDADE; FACULTAÇÃO DE UM ESPAÇO ADEQUADO PARA O ACONSELHAMENTO PESSOAL E ESCOLAR, DISPONIBILIZAÇÃO DE UMA SALA DE AULA PARA DUAS HORAS LECTIVAS DE ESTUDO ORIENTADO (MINISTRAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTUDO PERSONALIZADO ÁS VÁRIAS DISCIPLINAS). A E/ S DE LAGOA, POR EX. DISPONIBILIZOU ESTE ANO LECTIVO MAIS UMA PROFESSORA-TUTORA PARA FAZER FACE ÁS CRESCENTES NECESSIDADES DE ATENDIMENTO PESSOAL E ESCOLAR. FORNECIMENTO DE IMPRESSOS COM OS OBJECTIVOS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO E DE AULAS AOS VÁRIOS DIRECTORES DE TURMA AFIM DE SEREM ENVIADOS AOS DIFERENTES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS, QUE POSSAM VIR A NECESSITAR DO APOIO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

SERÁ A ESCOLA FACILITADORA DAS APRENDIZAGENS?…) IMPORTÂNCIA DO PESO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA BOA QUALIDADE PEDAGÓGICO-DIDÁCTICA DAS ESCOLAS TUTORIA SERÁ A ESCOLA FACILITADORA DAS APRENDIZAGENS?…) O GOSTO OU A REJEIÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA DEPENDE EM GRANDE PARTE DO CALOR DAS RELAÇÕES HUMANAS EM TODO O ESPAÇO ESCOLAR. O TUTOR DEVE ESTABELECER UMA RELAÇÃO SÓCIO- AFECTIVA ENTRE TODOS ESTES ELEMENTOS TUTOR (“ESPEREI POR TI À HORA QUE COMBINÁMOS. DÁ-TE MAIS JEITO A OUTRA HORA? QUE BOM VER -TE! O PROFESSOR DE PORTUGUÊS DISSE -ME QUE TIVESTE UMA BOA INTERVENÇÃO NA AULA! FIQUEI ORGULHOSA POR TI ! FORÇA!). MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

IMPORTÂNCIA DO PESO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA BOA QUALIDADE PEDAGÓGICO-DIDÁCTICA DAS ESCOLAS TUTORIA PROMOVENDO DESTE MODO O DESENVOLVIMENTO DA AUTO -CONFIANÇA E DA AUTO - ESTIMA DOS ALUNOS. É UM FACTO CONSTATADO QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO SE DESENVOLVE DE FORMA POSITIVA JUNTO DOS PROFESSORES QUE FACULTAM SITUAÇÕES DE DIÁLOGO E MOSTRAM UM CONTÍNUO INTERESSE PELO PROGRESSO DE CADA EDUCANDO. “PARA TAL NÃO PARECEM CONTRIBUIR POSITIVAMENTE A IMPOSIÇÃO DO REGRESSO Á UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSINO DISTANCIADOS DOS INTERESSES, PREOCUPAÇÕES E NECESSIDADES DOS ALUNOS. ESTES ÚLTIMOS PENSAM MESMO QUE ESTA SITUAÇÃO CONTRIBUI BASTANTE PARA A FALTA DE SENTIDO QUE MUITOS PROFSSORES VÊEM NA SUA PROFISSÃO. “ ( HELENA MALIK). MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

BIBLIOGRAFIA TUTORIA ARROIO MALIK, LEONOR, (2003), SERÁ A ESCOLA FACILITADORA DE APRENDIZAGENS? FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN GARCIA HOZ, VÍCTOR, LA PRACTICA DE LA EDUCACION PERSONALIZADA, MADRID RIALP GONZALES SIMANCAS, J. L , (1992), EDUCÁCION, LIBERTAD Y COMPROMISSO, PAMPLONA,EUNSA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA