OS TRÊS PORQUINHOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jardim de Infância Dr Luiz Silveira Professora: Dalva Projeto: O Mundo Encantado Detonador: Visita a biblioteca.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
O EGA chega à Escola.
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
Portfólio de matemática
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Jogos em grupo na Educação Infantil
Planejamento PNAIC 2014.
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA/NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Por Ana Paula Moreira.
Percepção do Espaço Pela Criança
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Organizando o trabalho pedagógico
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Colégio Estadual Augusto Meyer
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROJETO.
Equipe responsável pela produção
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Apresentação Período: 04 a 09 de 2013;
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O universo do cinema mudo no teatro
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
A CADA PORTA ABERTA, UMA NOVA DESCOBERTA!
Os sentimentos de cada um
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Transcrição da apresentação:

OS TRÊS PORQUINHOS

O trabalho com projetos tem o objetivo de “amarrar” os conteúdos de trabalho, tornando-os mais significativo para os alunos. Nesse sentido, a proposta de trabalho com a história dos três porquinhos deve compor uma estratégia de utilizar o tema, para desenvolver os conteúdos da Educação Infantil.

Diante disso surge inúmeras dúvidas: 1- COMO FAZER PARA TRABALHAR A HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS SEM FICAR CANSATIVO PARA O ALUNO? 2- POR ONDE COMEÇAR? 3- QUANTO TEMPO O PROJETO VAI DURAR ?

COMO FAZER PARA TRABALHAR A HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS SEM FICAR CANSATIVO PARA O ALUNO? ALGUMAS DICAS: Diversificar as estratégias de trabalho utilizando a criatividade. Não esgotar o assunto na apresentação da proposta. Definindo assim, os passos para efetivar o trabalho. Ter em mente o que você quer desenvolver em cada atividade. Estar atento ao interesse do aluno pelo tema, explorar suas dúvidas e partir da sua necessidade de conhecer. Pesquisar sugestões de atividades.

POR ONDE COMEÇAR??? Ter clareza dos objetivos do projeto. Pesquisando as possibilidades de trabalho com o tema. Buscando sugestões de atividades. Anotando idéias. Planejando a abertura do projeto. Ouvindo os alunos e suas necessidades. Programando as atividades de acordo com os conteúdos propostos pelo cronograma semanal de atividades.

QUANTO TEMPO O PROJETO VAI DURAR? Em caráter experimental, nosso tema “Os três porquinhos” será desenvolvido em 2 meses “março e abril”, onde será desenvolvido na quarta-feira. Diversificar ao máximo as atividades Nossa meta é aprender a articular nosso trabalho com um tema, tornando a aprendizagem dos alunos mais significativa. Acompanhar o desenvolvimento do projeto, tendo como indicador o interesse dos alunos. Quanto mais criativo, menos cansativo.

ETAPAS DO PROJETO Conhecendo a história ”Os três porquinhos” Assistindo ao filme Ouvindo a História Atividades relacionadas

OBJETIVOS • Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; •    Promover o hábito da leitura; •   Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais; • Estimular a linguagem oral e escrita; •    Promover a socialização; pensamento reflexivo; •    Trabalhar temas relacionados ao eixo formação pessoal e social, natureza e sociedade, música, Artes visuais e movimento.

SUGESTÕES 1º momento: Preparar o ambiente para contar a história. • Começar, então, a contar a história Os Três Porquinhos. Exemplo: - Eu conheço uma história onde as casas não eram tortas, mas foram feitas de maneiras diferentes... Vocês querem ouvir? Nessa hora o professor conta a história. 2º momento: Conversar sobre a história: Propor o reconto oral da história através das perguntas: • Qual é o nome da história? • Quais são os personagens desta história? • Onde a história se passa? • Qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da sua casa?

3º momento: Caçando letrinhas • Espalhar o alfabeto móvel no meio da rodinha, para as crianças tentarem identificar as letras que compõem as palavras LOBO e PORQUINHOS. 4º momento: O construtor • utilizando peças de lego, ou bloco lógico, construir uma casinha com as crianças. Explorar as peças do bloco lógico. Explorar o numero e a quantidade 3. 5º Momento: Lendo a história Explorar a capa do livro Que livro é esse? Qual a cor da capa? De que fala essa história?

6º Momento: Filme Assistindo ao filme Pausando e conversando sobre o filme. Observar as imagens,as expressões do personagens (tristes, felizes, medo) Explorar o ambiente (roça, cidade, campo...) O que se parece com o local em que você mora. 7º momento: Onde moro? Na história Os Três Porquinhos, vimos onde eles moram e como é a casa deles. Agora vamos falar um pouco de você. Responda junto à sua família as seguintes perguntas: • Qual é o nome da rua onde você mora? • Qual é o nome do seu povoado? • Em que lugar da casa você mais gosta de ficar? • Na historinha Os três Porquinhos, foram eles que construíram suas casas. E a sua casa você sabe quem construiu? • Que nome damos às pessoas que constroem as casas?

7° momento: desenhando Desenhe sua casa Desenhe os moradores de sua casa “sua família”. 8° momento: Confeccionando Confeccionar o porquinho 9º momento: Cantando Cantar música dos três porquinhos Explorar a letra da música para procurar palavras, letras, números. 10º momento: dramatização Teatro de fantoches Dramatização pelos alunos 11º momento: livrinho Criar texto coletivo para elaborar um livrinho de reconto da turma. Ilustrar o livrinho.

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis) Música 3 porquinhos Com palha eu faço a casa Pra não me esforçar Na minha casinha Eu toco a flautinha Podem rir, dançar e brincar Que não vou me aborrecer Mas não vai ser brincadeira Quando o lobo aparecer Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis) Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis)

ATIVIDADES QUE PODERÃO COMPOR O PORTFÓLIO 12º momentos: Valores O que é ser bom? Que atitudes nos torna pessoas boas? Como o lobo poderia se tornar bonzinho? 13° Produção de Texto Usando as imagens produzir texto oral. Produzir texto coletivo. ATIVIDADES QUE PODERÃO COMPOR O PORTFÓLIO Texto coletivo dos alunos Fotos de dramatizações dos alunos Escritas espontâneas Desenhos

Soltem a criatividade!!!