AMBIENTES MONTESSORIANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

SÓCIO-INTERACIONISMO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares Marlene Ribeiro.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Essa é minha escola.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
Por que esse vício de só falar mal do Brasil?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Estudante, pesquisador, autor.
Gestão da Educação Infantil
Perfil do Profissional
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Planejamento PNAIC 2014.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Projeto de Investigação
Construindo o futuro do seu filho!
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
Análise crítica de dissertação Elisa Friedrich Martins GEMaTh – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma.
Padrão de desenvolvimento
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Prof. José Roberto Medina
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Por uma educação de qualidade
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
Guilherme Dias Mattiello – Bolsista SEAD, acadêmico de Engenharia de Materiais - UFRGS. Alvaro Meneguzzi - Professor Dr do Departamento de Materiais da.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O movimento do Abinv na Escola
Geografia Valéria Alves Martin. A Escola Objetivos : Conhecer o espaço escolar e compreender a importância na formação do aluno.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 1

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 1

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 1

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 1

O que você viu?

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 2

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 2

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 2

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 2

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 2

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 2

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 3

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 3

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 3

AMBIENTES MONTESSORIANOS Managua, Nicaragua, Escola 3

AMBIENTES MONTESSORIANOS Escolas no Brasil.

AMBIENTES MONTESSORIANOS Escolas no Brasil. Com que nivel em Maslow você associaria essa casa de boneca?

AMBIENTES MONTESSORIANOS Escolas no Brasil. O que a inclusão de materiais específicos faz para o desenvolvimento do espírito da criança?

AMBIENTES MONTESSORIANOS Escolas no Brasil.

AMBIENTES MONTESSORIANOS Escolas no Brasil.

AMBIENTES MONTESSORIANOS Escolas no Brasil. Essas cadeiras pequenas me fazem pensar sobre os designs de salas de aula e como nos usamos nosso espaço.…

Aquelas duas poltronas pequenas nos leva a um novo teórico. Dr. Christopher Alexander, autor de A Pattern Language ( Linguagem Padrão) é talvez o livro mais revolucionário já produzido na arquitetura. Nesse livro, ele propõe um grupo de padrões que determinam as melhores respostas para os problemas comuns de designe para estrutura de uma cidade um edifício ou uma simples sala. Ele passou a moior parte de sua vida pesquisando esses padrões. Sua metodologia de solução universal de problemas, tem a vantagem da sensatez científica, e opõe-se totalmente a outras metodologias não científicas com base na moda, na ideologia ou preferências arbitrárias das pessoas.

Você já refletiu sobre isso? Como as formas que os organizamos nos nossos ambientes estão atendendo as necessidades dos nossos alunos? Você já refletiu sobre isso?

E os professores que atuam nas escolas montessorianas têm feito estas reflexões? Têm o currículo na cabeça? Sabem o impacto do ambiente e das formas no atendimento das necessidades dos alunos?

Penetrem nas universidades que formam professores Penetrem nas universidades que formam professores! Discutam Montessori nos meios acadêmicos! Divulguem um ideal que é revolucionário e transformador! É isso que nos falta! Ampliar o círculo dos que compreendem e praticam o grande ideal montessoriano para que consigamos a formação da consciência cósmica em todos os homens e mulheres da Terra!