Etologia Aplicada à Produção Animal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
O TRABALHO CIENTÍFICO - Mestrado Adaptado de: Carlos Cziulik, Ph
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
1.Consciência (Chalmers,1997)
Como escrever um Artigo científico?
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Threads.
O Funcionalismo William James.
Definição e critérios de elaboração
PROGRAMA ETHOLOG Méd. Vet. Janaina Hammerschmidt
LIVRO BIO PÁG. 10 A 15 PROF.MAGRÃO
Behaviorismo.
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Como formular um problema de pesquisa
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Leitura de Textos Científicos
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Teoria Geral de Sistemas
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Características dos Seres Vivos
A Sociedade humana: generalidades
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Profª. Taís Linassi Ruwer
150 anos de Darwinismo Profa. Karla Yotoko Departamento de Biologia Geral.
Terapia comportamental
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Biologia 2 Capítulo 13 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Fisiologia e Comportamento
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Terapia analítico-comportamental infantil
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais.
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
Bernardo Deguchi Biólogo Mestrando em Ciências Veterinárias LABEA/UFPR
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
David Hume (1711–1776).
KARL JASPERS
Behaviorismo O estudo do comportamento.
O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva.
MEDICALIZAÇÃO DA VIDA 1. 2 E TAPAS DO PROCEDIMENTO DE PESQUISA R AYMOND Q UIVY E L UC V AN C AMPENHOUDT 3.
Estressores: Conceitos. “Condição externa que causa uma alteração potencialmente prejudicial em sistemas biológicos.” (Hoffmann & Parsons, 1991) Estresse.
Bem-estar e Comportamento Animal
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Etologia Aplicada à Produção Animal Carla Forte Maiolino Molento Méd. Vet., M.Sc., Ph.D. Departamento de Zootecnia Universidade Federal do Paraná carlamolento@yahoo.com www.labea.ufpr.rb

Etologia

Ethos = costume, uso, hábitos Logus = estudo Etologia Ethos = costume, uso, hábitos Logus = estudo

Etologia Definição: Estudo do comportamento animal

O que é comportamento? Qualquer atividade realizada por um organismo Constitui uma interação do animal com seu meio ambiente MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 03 Comportamento é uma expressão de fisiologia.

O que é comportamento? É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir Quem lembra a fórmula que define fenótipo? Pers Jensen, p.15 As another example, laying hens sometimes develop a problematic behaviour called feather pecking, where they damage the feathers of flock mates (see Chapter 6). The tendency to develop the behaviour differs between strains, and genetic selection against the behaviour can cause it to decrease over a few generations (Kjaer and Sorensen, 1997). This indicates a genetic basis for this abnormal behaviour. Lembrar de falar dos cães

O que é comportamento? É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir Pers Jensen, p.15 As another example, laying hens sometimes develop a problematic behaviour called feather pecking, where they damage the feathers of flock mates (see Chapter 6). The tendency to develop the behaviour differs between strains, and genetic selection against the behaviour can cause it to decrease over a few generations (Kjaer and Sorensen, 1997). This indicates a genetic basis for this abnormal behaviour. Lembrar de falar dos cães

Genética ou meio ambiente? Pers Jensen, p.15 As another example, laying hens sometimes develop a problematic behaviour called feather pecking, where they damage the feathers of flock mates (see Chapter 6). The tendency to develop the behaviour differs between strains, and genetic selection against the behaviour can cause it to decrease over a few generations (Kjaer and Sorensen, 1997). This indicates a genetic basis for this abnormal behaviour. Lembrar de falar dos cães Exemplo: um cavalo sonolento no campo está relizando um comportamento assim como outro que esteja brigando.

O que é comportamento? É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir É contínuo - tanto o movimento quanto a quietude são formas de atuar MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 04 Exemplo: um cavalo sonolento no campo está relizando um comportamento assim como outro que esteja brigando.

Fatores causais e moduladores de atividades comportamentais Fisiológicos Psicológicos aprendizagem memória emocional neurológicos sensoriais endocrinos genéticos COMPORTAMENTO MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. O comportamento é conseqüência da interação constante dos fatores genéticos com o meio ambiente em um processo chamado de epigenesia. Sociais Ambientais relações interespecíficas e intraespecíficas instalações alimentação clima

Assim, todo comportamento é uma expressão... MULTIFATORIAL

Etologia Zootecnista, veterinário, produtor Por que? Zootecnista, veterinário, produtor Condução adequada e facilitada de seu trabalho

Etologia Por que?

Etologia Por que?

Etologia Objetivos: Fornecer subsídios necessários para uma produção animal mais racional e humanitária Esclarecer pontos de conflito entre produção e necessidades comportamentais Estudar alternativas viáveis

Abordagem principal Animais de produção

Qual o efeito da domesticação sobre o comportamento animal? Efeitos comportamentais da domesticação: Desde que a domesticação envolve uma modificação genética de uma população de animais, nós esperamos que animais domésticos se diferenciem em grandes aspectos dos seus ancestrais selvagens. Típicas mudanças morfológicas em cor, forma e função podem nos incentivar a esperar que existam diferenças notáveis de comportamento. No entanto, muitas pesquisas encontraram apenas diferenças sutis entre animais domésticos e selvagens. Estudos detalhados do comportamento de animais domésticos em condições naturais revelam que seu comportamento é muito semelhante ao de seus ancestrais. (The Ethology of domestic animals) Qual o efeito da domesticação sobre o comportamento animal?

Etologia Histórico: 1. Domesticação X Comportamento Baixa agressividade ao ser humano Reprodução em cativeiro “Um bom criador de animais sempre precisou saber responder adequadamente ao comportamento dos animais durante o manejo ou a identificação de problemas” (Fraser & Broom, 2000) Até por volta da década de 1960 os animais eram criados, predominantemente, em grandes extensões de terra. No entanto, assim como em outras regiões do planeta, os países tropicais e subtropicais estão intensificando a criação de animais, com o intuito de aumentar a produção de alimento de origem animal para consumo humano. Estas condições de criação intensiva, porém, exigem uma adaptação fisiológica e comportamental dos animais, nem sempre consideradas pelo homem.

Etologia Histórico: 2. Pecuária Intensiva Após II Guerra Mundial Maior número de animais em espaços reduzidos

2. Pecuária Intensiva Tais condições requerem considerável adaptação fisiológica e comportamental

Etologia Histórico: 2. Pecuária Intensiva Muitos dos problemas de animais de produção não são resolvidos investigando-se nutrição ou através do controle de doenças A falência de adaptação é visível pela avaliação do comportamento animal

Revolução Verde Ler um texto, pode ser de internet, revista, periódico científico Responder às perguntas: O que foi a RV? Quando ela ocorreu? Quais foram suas vantagens e desvantagens? Respostas manuscritas na próxima aula!

Alegoria: Exposição de um pensamento sob forma figurada; Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra; Rei filósofo Chanakya e seu discípulo O discípulo do Rei-Filósofo Chanakya, perguntou ao grande sábio o que ele quis dizer ao afirmar que uma pessoa pode viver no mundo e também não viver neste mundo, e teve como resposta: Imagine que você recebeu ordens para carregar um jarro cheio de água até a boca, sem deixar cair nem uma gota, através de uma multidão em um festival, sob pena de morte, de forma que quando voltar será incapaz de descrever as festividades, agindo como uma pessoa cega, concentrando-se apenas no jarro em sua cabeça.

O discípulo do Rei-Filósofo Chanakya perguntou ao grande sábio o que ele quis dizer ao afirmar que uma pessoa pode viver no mundo e também não viver neste mundo, e teve como resposta: Imagine que você recebeu ordens para carregar um jarro cheio de água até a boca, sem deixar cair nem uma gota, através de uma multidão em um festival, sob pena de morte, de forma que quando voltar será incapaz de descrever as festividades, agindo como uma pessoa cega, concentrando-se apenas no jarro em sua cabeça. O discípulo do Rei-Filósofo Chanakya, perguntou ao grande sábio o que ele quis dizer ao afirmar que uma pessoa pode viver no mundo e também não viver neste mundo, e teve como resposta: Imagine que você recebeu ordens para carregar um jarro cheio de água até a boca, sem deixar cair nem uma gota, através de uma multidão em um festival, sob pena de morte, de forma que quando voltar será incapaz de descrever as festividades, agindo como uma pessoa cega, concentrando-se apenas no jarro em sua cabeça.

Alegoria do jarro d’água: O que o filósofo quis dizer? Como a alegoria poderia se aplicar à zootecnia? Qual o objetivo pontual? Qual a penalidade? Qual o contexto maior (“o festival”) Qual sua posição? O discípulo do Rei-Filósofo Chanakya, perguntou ao grande sábio o que ele quis dizer ao afirmar que uma pessoa pode viver no mundo e também não viver neste mundo, e teve como resposta: Imagine que você recebeu ordens para carregar um jarro cheio de água até a boca, sem deixar cair nem uma gota, através de uma multidão em um festival, sob pena de morte, de forma que quando voltar será incapaz de descrever as festividades, agindo como uma pessoa cega, concentrando-se apenas no jarro em sua cabeça.

Etologia Histórico: 3. Progresso Científico Rápido nos últimos 30 anos Precisão da descrição do comportamento Entendimento da base fisiológica Relação com o processo evolutivo

Konrad Lorenz Konrad Lorenz autobiography (1903-1989, austríaco) http://www.nobel.se/medicine/laureates/1973/lorenz-autobio.html Médico/Zoólogo Prêmio Nobel em Fisiologia/Medicina 1973 KL responded to simplistic, speculative and vitalistic ideas on behaviour at the beginning of this century. As C.O. Whitman and O. Heinroth before him, KL found that stereotyped behavioural elements ("Erbkoordinationen", "Fixed Action Patterns") make up for the behavioural flow in animals and humans. These elements are generated by motor neurons in the spinal cord. Fixed action patterns vary less within than between species and are highly heritable. These elements of behaviour may, therefore, be used for taxonomic classification the same way as anatomical characters in classical taxonomy. This is widely accepted today, but was revolutionary in the 1930ies. Together with Niko Tinbergen, he elaborated on the fixed components and taxis elements of a fixed action pattern, the egg retrieval behaviour in Greylag geese (1938, see below). His broad and systematic knowledge of animal behaviour and his contact with the ideas of Immanuel Kant also allowed KL to provide the theoretical foundations for human ethology. In particular, he made clear, that the human brain and thus, our cognitive abilities, must have been selected for their survival value.

Jornal do Brasil, 1973 ... Lorenz, von Friesch e Tinbergen ganharam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por terem criado uma nova ciência, a ETOLOGIA, que faz o estudo comparado do comportamento dos animais...

Questões principais estudadas pela etologia Classificação de Tinbergen Causa Imediata ou Controle Ontogenia ou desenvolvimento Função Filogenia ou evolução MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 04 Niko Tinbergen (1952) escreveu: “O aprendizado e muitos outros processos de alto nível são modificações seundárias de mecanismos inatos.” – para ele eoutros etologistas a natureza do comportamento inato era aspecto mais importante.

Qual é o mecanismo? (Como?) Causa imediata ou Controle Qual é o mecanismo? (Como?) Quais fatores eliciam e controlam o comportamento imediato? Quais os mecanismos neurológicos, psicológicos e fisiológicos que regulam determinada atividade? MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 04 Porque os cavalos galopam? Niko Tinbergen - “ Porque os impulsos nervosos do cérebro, atraves da medula espinhal levam os músculos a se contraírem de maneira coordenada para realizar o passo de galope.” E.g. beber água

Como se desenvolve durante a vida 2. Ontogenia ou desenvolvimento Como se desenvolve durante a vida de um indivíduo? Como uma determinada atividade se estabelece? (The Ethology of Domestic Animals) Estudos dessa questão descrevem o modo como um comportamento é modificado por experiências individuais. MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 04 - “Porque desde o início do seu crescimento, o potro aprendeu a coordenar seus membros e seu corpo para permitir-lhe galopar.” E.g. beber água

3. Função Para quê? (Por quê?) Qual a utilidade atual ou o valor para a sobrevivência da atividade comportamental? (The Ethology of Domestic Animals) Qual é a função do comportamento? Nesse contexto, a resposta descreve como o comportamento acrescenta no sucesso reprodutivo, na performance. Isso, portanto, é relacionado com aspectos evolutivos e consequências. MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 04 - “Porque o galope é a melhor saída para o cavalo evitar predadores.” E.g. beber água

4. Filogenia ou evolução Como evoluiu? Como o comportamento participou na história evolutiva da espécie? Quais fatores estão envolvidos na moldagem de um determinado tipo de comportamento durante a evolução de uma espécie? (The Ethology of Domestic Animals) Essa é claramente uma questão evolutiva e comumente chama para um estudo comparativo de espécies relatadas. MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 04 - “Porque, durante milhões de anos, aqueles ancestrais do cavalo que não se moviam tão rápida e eficientemente se extraviaram da manada e não se deixaram descendentes.” E.g. beber água

4. Filogenia ou evolução

Considerar: Paralelo entre morfologia e comportamento Ações zootécnicas tem consequências de ordem comportamental – Evolutivo: pouca alteração Ambiental: extrema alteração (restrições e imposições ao comportamento da espécie)

Causa Função imediata Ontogenia Filogenia MILLS, D. S. – COM PORTAMENTO EQÜINO – PAG. 05 Sugestão de figura sobre as 4 questões de Tinbergen.

Para dia 26/09: Resumo do livro “A alma dos animais” de Irvênia Prada - cópia na pasta de Etologia - Manuscrito - Um parágrafo por capítulo Visão crítica ao final: Como o livro colaborou para minha formação? Justifique.