O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
A Educação do Nosso Tempo
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
ENSINO VIRTUAL – Cursos do INPI à distância: – Curso geral de propriedade intelectual em andamento (2500 vagas por edição); – Novos cursos a distância.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
                             VIPES/Dipes.
Contexto de Educação a Distância
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Sistema de Ensino Presencial Conectado da UNOPAR
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação a Distância Profª. Drnd. Ivane Almeida Duvoisin Universidade Federal do Rio.
Formação de Tutores a Distância
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs
1 O Monitoria Somos um grupo de profissionais cujo objetivo é promover o ensino a distância em nossa nação. Estamos inseridos no contexto da economia do.
Curso de Doutorado em Educação - UFAL Seminário da disciplina: Avaliação da aprendizagem no contexto da educação presencial e a distância fundamentada.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Por Mônica Norris Ribeiro
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização viva, onde seres humanos e objetos técnicos interagem.... Professora Edméa Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ

Fundação que não distribui lucros, fundada em anos em Aproximadamente estudantes. Três unidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) CURSOS Graduação (CSO, ADM, RI, Design e Jornalismo) Pós Graduação Latu Sensu MBA Mestrados e Doutorado Cursos de Extensão Cursos In Company

Desenvolver um ambiente em rede que assegurasse a integração do AVA com outras plataformas e funcionalidades acadêmicas.

Um AVA não pode se restringir a um mero depositário de conteúdo. A utilização dessas plataformas muitas vezes reproduzem características do ensino presencial clássico. Transformar o AVA em um ambiente integrado cumpre vários objetivos, desde o mais prático, resultante de grande parte da atividade acadêmica está centralizada em um único ambiente, como também alcança objetivos mais nobres dentro do processo de aprendizagem, dentre eles: Interatividade entre os participantes do processo de aprendizagem. Curadoria de conteúdos. Aulas menos centradas na figura do professor. Possibilidades ampliadas de pesquisa de estudantes e professores Favorecimento da criação coletiva. Maior liberdade aos estudantes criarem suas próprias trilhas de conhecimento e pesquisa. Claro que só há sentido nessa integração se houver um projeto institucional pedagógico que inclua a utilização das TICs.

1.LMS (Learning management system) ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) 2.Gerência de Arquivos em nuvem 3.Aplicativos em Mobile 4.Aulas Online ou Web Conferência 5.Sistemas de Biblioteca, Base de Dados e outros recursos virtuais

1.Ambientes Específicos para Unidades e Cursos distintos. 2.Documentação em ambiente centralizado e com única gestão 3.Gestão de Atividades Pedagógicas. (Trabalhos de Conclusão, Estágios Supervisionados)

EAD

1.Ambientes Específicos para Unidades e Cursos distintos. 2.Documentação em ambiente centralizado e com única gestão 3.Gestão de Atividades Pedagógicas. (Trabalhos de Conclusão, Estágios Supervisionados)

1.Ambientes Específicos para Unidades e Cursos distintos. 2.Documentação em ambiente centralizado e com única gestão 3.Gestão de Atividades Pedagógicas. (Trabalhos de Conclusão, Estágios Supervisionados)

1.Área de comunicação institucional, com possibilidades de enquetes, sondagens e fóruns de discussão. 2.Comunicação de departamentos ou setores pedagógicos. 3.Comunicação individual, ou entre professores, ou entre estudantes, ou entre estudantes e professores.

1.Área de comunicação institucional, com possibilidades de enquetes, sondagens e fóruns de discussão. 2.Comunicação de departamentos ou setores pedagógicos. 3.Comunicação individual, ou entre professores, ou entre estudantes, ou entre estudantes e professores.

1.Área de comunicação institucional, com possibilidades de enquetes, sondagens e fóruns de discussão. 2.Comunicação de departamentos ou setores pedagógicos. 3.Comunicação individual, ou entre professores, ou entre estudantes, ou entre estudantes e professores.

1.Integração com Biblioteca e seus serviços. 2.Ferramentas pedagógicas (fóruns, blogs, banco de questões, wiki, etc.) 3.Desenvolvimento de atividades (inclusive avaliações) via LMS. 4.Mobile 5.Aula Online

1.Integração com Biblioteca e seus serviços. 2.Ferramentas pedagógicas (fóruns, blogs, banco de questões, wiki, etc.) 3.Desenvolvimento de atividades (inclusive avaliações) via AVA. 4.Mobile 5.Aula Online

1.Integração com Biblioteca e seus serviços. 2.Ferramentas pedagógicas (fóruns, blogs, banco de questões, wiki, etc.) 3.Desenvolvimento de atividades (inclusive avaliações) via AVA. 4.Mobile 5.Aula Online

1.Integração com Biblioteca e seus serviços. 2.Ferramentas pedagógicas (fóruns, blogs, banco de questões, wiki, etc.) 3.Desenvolvimento de atividades (inclusive avaliações) via AVA. 4.Mobile 5.Aula Online

1.Integração com Biblioteca e seus serviços. 2.Ferramentas pedagógicas (fóruns, blogs, banco de questões, wiki, etc.) 3.Desenvolvimento de atividades (inclusive avaliações) via AVA. 4.Mobile 5.Aula Online

O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização viva, onde seres humanos e objetos técnicos interagem.... Professora Edméa Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ

Muito obrigado