Visão Geral dos Tipos de Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Advertisements

EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes 1.
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
Metodologia da pesquisa Profª Liane Carly Hermes Zanella
Pesquisa Metodológica: um caminho a construir
Metodologia Científica
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa de Mercado?
Elaboração de um projeto de pesquisa
METODOLOGIA DE PESQUISA
Metodologia da Pesquisa
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
METODOLOGIA DA PESQUISA
Abordagens Mistas e Triangulação
Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Métodos da pesquisa – coleta de dados
METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
METODOLOGIA DE PESQUISA
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
TÍTULO DO TRABALHO: O MESMO DO RESUMO
Perfil do uso de ansiolíticos e anfetaminas nos estudantes da FCE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
CONSCIÊNCIA VERDE: ESTUDO TEÓRICO-EMPÍRICO […]
Organização de um Relatório
METODOLOGIA PESQUISA TIPOS.
Pesquisa quanto ao objeto
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos
Pesquisa em Psicologia
Tema 3 Positive accounting: uma crise sem encerramento
Profª. MSc. Débora Valim Sinay Neves
Discente: Orientador(a): .....
PROJETO DE TCC APRESENTAÇÃO PRÉ-PROJETO - TCC Tema: Informação e Conhecimento Título: Tecnologia da Informação aliada as Estratégias Competitivas: Estudo.
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
METODOLOGIA NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG - IDESF – ESIC.
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
A PESQUISA QUALITATIVA
METODOLOGIA TRABALHO CIENTÍFICO
Problemas Metodológicos em Ciências Sociais
Conhecimento e Pesquisa
Metodologia de Investigação I (João Filipe Matos)
Entendendo o Método Científico
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Título do artigo escolhido
Autores: Rainier Pedraça de Azevedo Cristine Diniz Santiago
Pesquisa Científica
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Introdução à Estatística I
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018.
Transcrição da apresentação:

Visão Geral dos Tipos de Pesquisa Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA Disciplina: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração I – EAD-5822 Profa. Bernadete Marinho

Classificação dos Tipos de Pesquisas

Classificação das Pesquisas quanto: À natureza das variáveis pesquisadas ou Abordagem: Qualitativas (Método ou Processo) Quantitativas (Método ou Processo) À natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas: descritivas causais Mattar (1997)

Classificação das Pesquisas quanto: Ao objetivo e ao grau em que o problema de pesquisa está cristalizado: exploratória Conclusiva (descritiva e explicativa) À forma utilizada para a coleta de dados primários: por comunicação por observação Mattar (1997)

Classificação das Pesquisas quanto: Ao escopo da pesquisa em termos de amplitude: estudo de casos estudos de campo levantamentos amostrais; à dimensão da pesquisa no tempo: ocasionais evolutivas Mattar (1997)

Classificação das Pesquisas quanto: à possibilidade de controle sobre as variáveis em estudo: experimentais de laboratório experimentais de campo Ex ­post facto ao ambiente de pesquisa: de campo de laboratório por simulação Mattar (1997)

Exploratória e Conclusiva Grau de estruturação da pesquisa Objetivo imediato Funil de Investigação de Aaker Problema (pouco estudado) Pesquisa Exploratória Possíveis causas do problema Causas prováveis Descritiva Causal

Exploratória – objetivos Maior conhecimento sobre o tema Enriquecer o tema / problema de pesquisa / questionário / projeto final Gerar Hipóteses  pesquisa Causal Evidenciar variáveis importantes Clarificar conceitos

Conclusiva Pesquisa Conclusiva Survey Observação Experimentação Descritiva Causal Malhotra (2001)

Objetivos bem estabelecidos Conhecimento do tema a ser estudado CONCLUSIVA Descritiva Objetivos bem estabelecidos Conhecimento do tema a ser estudado Saber exatamente o que se deseja medir quando e onde realizará este levantamento como e por que

CONCLUSIVA :Tipos Descritiva Causal Levantamentos de campo ou Estudos de campo Podem ser: Ocasionais (medição única da amostra) Evolutivas (medições ao longo do tempo) Painéis (mesma amostra) Causal Identificar relação de causa-efeito entre variáveis (causalidade)

Referências Bibliográficas AAKER, D. A.; Kumar, V.; Day, G. S. Pesquisa de Marketing. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2004 KIRK, J.; MILLER, M. Reliability and validity in qualitative research. Beverly Hills: Sage Publications, 1986. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001 __________ Pesquisa de Marketing – Vol 1. São Paulo, Editora Atlas, 1997. __________ Pesquisa de Marketin – Vol 2. São Paulo, Editora Atlas, 1997 BOYD, H. W., WESTFALL, R. Pesquisa Mercadológica – Vol 1. Rio de Janeiro: CPTA, 1964. MARCONI, M. A., LAKATOS E. M. Fundamentos de Metodologia Científica 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003