COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO I CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS / 2009 CBEP
“ADAPTAÇÃO ESCOLAR: COMO OBTER SUCESSO ?” TEMA: “ADAPTAÇÃO ESCOLAR: COMO OBTER SUCESSO ?”
PROCESSO CONTÍNUO QUE ENVOLVE: - MUDANÇA; DEFINIÇÃO PROCESSO CONTÍNUO QUE ENVOLVE: - MUDANÇA; - CRESCIMENTO; - DESENVOLVIMENTO; - AMADURECIMENTO.
UMA VERDADE INCONTESTÁVEL: O SER HUMANO ESTÁ EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO. BEBÊ > CRIANÇA > ADOLESCENTE> JOVEM> ADULTO>ANCIÃO.
O OBJETIVO DA ADAPTAÇÃO É COMUM À FAMÍLIA E À ESCOLA... ... AMBAS QUEREM QUE A CRIANÇA DESENVOLVA UM CONVÍVIO FELIZ, SEGURO E CONSTRUTIVO COM A INSTITUIÇÃO (PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA, METODOLOGIA...).
ETAPAS DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR:
1. ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO
2. PROGRAMAÇÃO DO INGRESSO:
- NÃO PARA O DESPREPARO E FALTA DE PLANEJAMENTO. 3. INGRESSO (1º DIA): - NÃO PARA O DESPREPARO E FALTA DE PLANEJAMENTO.
- SIM PARA O ENVOLVIMENTO E PARA A ATENÇÃO NECESSÁRIA.. 3. INGRESSO (1º DIA): - SIM PARA O ENVOLVIMENTO E PARA A ATENÇÃO NECESSÁRIA..
4. REGISTRO ESCRITO DO PERÍODO:
5. ENCAMINHAMENTO DO RELATÓRIO AO SOE:
6. EFETIVAÇÃO
QUAL O TEMPO MÉDIO DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR ? CERCA DE DUAS SEMANAS OU 10 DIAS ÚTEIS, PODENDO VARIAR.
COMO OBTER SUCESSO NA ADAPTAÇÃO ESCOLAR ?
FAMÍLIA: 1. SEGURANÇA/CONFIANÇA NA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA; 2. PREPARAÇÃO PRÉVIA DA NOVA ROTINA DA CRIANÇA; 3. TRANQUILIDADE NA SEPARAÇÃO;
FAMÍLIA: 4. EVITAR MUDANÇAS CONCOMITANTES; 5. MANTER O MESMO ACOMPANHANTE NA ADAPTAÇÃO; 6. EVITAR COMENTÁRIOS NA PRESENÇA DA CRIANÇA;
FAMÍLIA: 7. NÃO SAIR ESCONDIDO(A); 8. ENTREGAR A CRIANÇA AO EDUCADOR; 9. RESPEITAR O ESPAÇO DA SALA DE AULA; 10. INCENTIVAR O FILHO A BUSCAR AJUDA COM A PROFESSORA;
11. EVITAR INTERROGATÓRIOS; FAMÍLIA: 11. EVITAR INTERROGATÓRIOS; 12. EM CASO DE DÚVIDA, PROCURAR O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE.
ESCOLA: 1. PROMOVER A VISITAÇÃO ANTECIPADA DA FAMÍLIA À INSTITUIÇÃO; 2. EXPLICITAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA; 3. ESCLARECER DÚVIDAS;
ESCOLA: 4. PROPORCIONAR UMA ROTINA DE ADAPTAÇÃO SEGURA E SAUDÁVEL; 5. PROGRAMAR ATIVIDADES INCLUSIVAS; 6. MANTER UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS;
ESCOLA: 7. DESENVOLVER OFICINAS E ATENDIMENTOS ESPECÍFICOS AOS PAIS; 8. OPORTUNIZAR ENTREVISTAS ADMISSIONAIS NO SOE; 9. MANTER ESTREITA COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA;
ESCOLA: 10. ZELAR PELO CUMPRIMENTO DA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO; 11. PROPORCIONAR O AUXÍLIO DE UM EDUCADOR ASSISTENTE OU FUNCIONÁRIO CAPACITADO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO NOVO ALUNO.
BIBLIOGRAFIA: BALABAN, Nancy. O início da vida escolar: da separação à independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. DAVINI, Juliana; FREIRE, Madalena. (Org). Adaptação: pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1999. Série Cadernos de Reflexão. SAVALLI, Elaine Cristina. Discutindo a adaptação escolar: um caso a ser vivenciado. (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação, 2005.
Organização e Edição: Claudia Figueiró Souza Orientadora Educacional; Psicopedagoga; Grafóloga; Esp. em Linguagem Corporal e Interpretação do Desenho Infantil.