COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Construção do Conceito Matemático do Sorobã.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Vídeo Educar – Rubem Alves
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Essa é minha escola.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Pederneiras- São Paulo
A noção de nautonomia, ou seja,
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Gestão da Educação Infantil
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Decisões.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
REUNIÃO DE PAIS 28 de abril de 2011 BEM-VINDOS!.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
TURNO INTEGRAL MARISTA
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Contexto de atuação do CME
QUERIDOS PAIS, SEJAM BEM-VINDOS.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
Inclusão que bicho é esse?
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A vida numa gota de Leite
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
O movimento do Abinv na Escola
Projeto Integrador 4º p. Ed. Física
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
O papel pedagógico do órgão gestor
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Formação continuada ANO 2015
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO I CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS / 2009 CBEP

“ADAPTAÇÃO ESCOLAR: COMO OBTER SUCESSO ?” TEMA: “ADAPTAÇÃO ESCOLAR: COMO OBTER SUCESSO ?”

PROCESSO CONTÍNUO QUE ENVOLVE: - MUDANÇA; DEFINIÇÃO PROCESSO CONTÍNUO QUE ENVOLVE: - MUDANÇA; - CRESCIMENTO; - DESENVOLVIMENTO; - AMADURECIMENTO.

UMA VERDADE INCONTESTÁVEL: O SER HUMANO ESTÁ EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO. BEBÊ > CRIANÇA > ADOLESCENTE> JOVEM> ADULTO>ANCIÃO.

O OBJETIVO DA ADAPTAÇÃO É COMUM À FAMÍLIA E À ESCOLA... ... AMBAS QUEREM QUE A CRIANÇA DESENVOLVA UM CONVÍVIO FELIZ, SEGURO E CONSTRUTIVO COM A INSTITUIÇÃO (PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA, METODOLOGIA...).

ETAPAS DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR:

1. ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO

2. PROGRAMAÇÃO DO INGRESSO:

- NÃO PARA O DESPREPARO E FALTA DE PLANEJAMENTO. 3. INGRESSO (1º DIA): - NÃO PARA O DESPREPARO E FALTA DE PLANEJAMENTO.

- SIM PARA O ENVOLVIMENTO E PARA A ATENÇÃO NECESSÁRIA.. 3. INGRESSO (1º DIA): - SIM PARA O ENVOLVIMENTO E PARA A ATENÇÃO NECESSÁRIA..

4. REGISTRO ESCRITO DO PERÍODO:

5. ENCAMINHAMENTO DO RELATÓRIO AO SOE:

6. EFETIVAÇÃO

QUAL O TEMPO MÉDIO DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR ? CERCA DE DUAS SEMANAS OU 10 DIAS ÚTEIS, PODENDO VARIAR.

COMO OBTER SUCESSO NA ADAPTAÇÃO ESCOLAR ?

FAMÍLIA: 1. SEGURANÇA/CONFIANÇA NA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA; 2. PREPARAÇÃO PRÉVIA DA NOVA ROTINA DA CRIANÇA; 3. TRANQUILIDADE NA SEPARAÇÃO;

FAMÍLIA: 4. EVITAR MUDANÇAS CONCOMITANTES; 5. MANTER O MESMO ACOMPANHANTE NA ADAPTAÇÃO; 6. EVITAR COMENTÁRIOS NA PRESENÇA DA CRIANÇA;

FAMÍLIA: 7. NÃO SAIR ESCONDIDO(A); 8. ENTREGAR A CRIANÇA AO EDUCADOR; 9. RESPEITAR O ESPAÇO DA SALA DE AULA; 10. INCENTIVAR O FILHO A BUSCAR AJUDA COM A PROFESSORA;

11. EVITAR INTERROGATÓRIOS; FAMÍLIA: 11. EVITAR INTERROGATÓRIOS; 12. EM CASO DE DÚVIDA, PROCURAR O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE.

ESCOLA: 1. PROMOVER A VISITAÇÃO ANTECIPADA DA FAMÍLIA À INSTITUIÇÃO; 2. EXPLICITAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA; 3. ESCLARECER DÚVIDAS;

ESCOLA: 4. PROPORCIONAR UMA ROTINA DE ADAPTAÇÃO SEGURA E SAUDÁVEL; 5. PROGRAMAR ATIVIDADES INCLUSIVAS; 6. MANTER UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS;

ESCOLA: 7. DESENVOLVER OFICINAS E ATENDIMENTOS ESPECÍFICOS AOS PAIS; 8. OPORTUNIZAR ENTREVISTAS ADMISSIONAIS NO SOE; 9. MANTER ESTREITA COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA;

ESCOLA: 10. ZELAR PELO CUMPRIMENTO DA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO; 11. PROPORCIONAR O AUXÍLIO DE UM EDUCADOR ASSISTENTE OU FUNCIONÁRIO CAPACITADO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO NOVO ALUNO.

BIBLIOGRAFIA: BALABAN, Nancy. O início da vida escolar: da separação à independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. DAVINI, Juliana; FREIRE, Madalena. (Org). Adaptação: pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1999. Série Cadernos de Reflexão. SAVALLI, Elaine Cristina. Discutindo a adaptação escolar: um caso a ser vivenciado. (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação, 2005.

Organização e Edição: Claudia Figueiró Souza Orientadora Educacional; Psicopedagoga; Grafóloga; Esp. em Linguagem Corporal e Interpretação do Desenho Infantil.