PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - PLDO
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - PLDO Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2011.
Execução da Gestão Pública – EGP
ORÇAMENTO PÚBLICO 2ª Parte
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
Direito Tributário Sergio Karkache
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS

GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Planejamento com ênfase nos créditos adicionais
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2008 PROJETO DE LEI Abril de 2007.
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Orçamento Público e Política
Integração - Modernização - Descentralização
LEIS ORÇAMENTÁRIAS OI OSS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PPA LDO LOA OF.
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Parceria Tribunal de Contas MG / Associação Mineira de Municípios AMM - Passos - 06/12/2011.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Créditos Adicionais.
ORÇAMENTO PÚBLICO Fundamentos e generalidades sobre orçamento público
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Planejamento no Setor Público
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Planejamento na Gestão Pública
Orçamento governamental
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
Princípios Orçamentários
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Lei orçamentária anual - loa
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
DESPESA PÚBLICA.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Princípios Orçamentários Princípio da Universalidade
Créditos Adicionais.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ORIGEM   CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988   SUA CRIAÇÃO: SE DEU A PARTIR DA CONCEPÇÃO PARLAMENTARISTA, EM QUE O CONGRESSO NACIONAL FORMULARIA AS DIRETRIZES.
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - IES Professora: Gissele Souza De F. Nunes LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LEI COMPLEMENTAR 101/2000.
Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
CONTABILIDADE PÚBLICA
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Florianópolis, março de 2013 João Luiz Gattringer

“O orçamento nacional deve ser equilibrado.   As dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a nação não quiser  ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.”  MARCUS TULLIUS CÍCERO, ROMA 55 A.C.

LEGISLAÇÃO SOBRE O ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL: Constituição Federal de 1988 - artigos 165 a 169 e o art 35 do ADCT; Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964; Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000; Portaria MOG 42, de 14 de abril de 1999; Portaria Interministerial nº 163, de 04 de maio de 2001; Portaria STN nº 303, de 28 de abril de 2005.

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 30/03/2017 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS OS PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS TEM COMO OBJETIVOS: Aumentar a consistência do orçamento; Determinar que o orçamento seja uma peça fiel do programa de governo e com isso seja um elemento para solução dos problemas da comunidade; Proporcionar a “administração do governo”, refletindo as aspirações da sociedade diante da fixação das prioridades das ações a serem executadas frente aos recursos arrecadados. Visam aumentar a consistência do orçamento e dar mais qualidade ao controle parlamentar. Ver Giacomoni pg. 65: Giacomoni diz que se considerados como mandamentos são irreais, porque nem sempre os Governos os cumprem. Por isso, não são absolutos e estão sujeitos à transformação. 4 4

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 30/03/2017 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Duas classes: Princípios orçamentários ESSENCIAIS: GERAIS – aplicáveis à receita e à despesa; ESPECÍFICO para a receita. princípios orçamentários FORMAIS. Visam aumentar a consistência do orçamento e dar mais qualidade ao controle parlamentar. Ver Giacomoni pg. 65: Giacomoni diz que se considerados como mandamentos são irreais, porque nem sempre os Governos os cumprem. Por isso, não são absolutos e estão sujeitos à transformação.

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS ESSENCIAIS - GERAIS 30/03/2017 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS ESSENCIAIS - GERAIS ATINGEM A RECEITA E A DESPESA a) Conforme o “caput” do art. 2º da lei nº 4.320/64: 1 Unidade – um só orçamento para cada unidade e debaixo de única metodologia evitando orçamentos paralelos, duplicidades e sobreposições; 2 Universalidade – exige que o orçamento contenha todas as receitas (recursos ordinários e vinculados) e despesas. 3 Anualidade – ou periodicidade – determina que o orçamento deve ser preparado para um período – no Brasil – um ano. Ver Giacomoni pg. 66. Com a descentralização do aparelho estatal , generalizou-se a prática dos orçamentos paralelos. Muitas das funções públicas passaram a ser desempenhadas por entidades dotadas de grande autonomia, especialmente financeira.(Ex: autarquias). As empresas públicas e economias mistas destinadas a resolver funções econômicas e empresariais do Estado afastaram-se dos orçamentos centrais em razão de sua auto-suficiência financeira.

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS ESSENCIAIS - GERAIS 30/03/2017 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS ESSENCIAIS - GERAIS b) Outros princípios essenciais: 1 Programação – fixação de metas programadas para a receita e a despesa; 2 Exclusividade – Não deve conter matéria estranha à previsão da receita e fixação da despesa - Art. 165, § 8º, e Art. 7º da Lei nº 4320/64; 3 Equilíbrio – evitar déficits; 4 Orçamento bruto – valor integral sem deduções; 5 Totalidade – respeita as separações da organização que resulta da descentralização, mas envolve todas as entidades; 6 Da discriminação ou especialização – detalhamento do orçamento de forma precisa e clara. Ver Giacomoni pg. 66. Com a descentralização do aparelho estatal , generalizou-se a prática dos orçamentos paralelos. Muitas das funções públicas passaram a ser desempenhadas por entidades dotadas de grande autonomia, especialmente financeira.(Ex: autarquias). As empresas públicas e economias mistas destinadas a resolver funções econômicas e empresariais do Estado afastaram-se dos orçamentos centrais em razão de sua auto-suficiência financeira. 7 7

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS ESSENCIAIS 30/03/2017 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS ESSENCIAIS B) ESPECÍFICOS À RECEITA 1 Não afetação da receita – nenhuma parcela da receita de impostos deve ficar comprometida por correspondente despesa, exceto as vinculações constitucionais de recursos para a educação e saúde. Ver Giacomoni pg. 66. Com a descentralização do aparelho estatal , generalizou-se a prática dos orçamentos paralelos. Muitas das funções públicas passaram a ser desempenhadas por entidades dotadas de grande autonomia, especialmente financeira.(Ex: autarquias). As empresas públicas e economias mistas destinadas a resolver funções econômicas e empresariais do Estado afastaram-se dos orçamentos centrais em razão de sua auto-suficiência financeira. 8 8

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS FORMAIS 30/03/2017 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS FORMAIS Dizem respeito a observação de certos procedimentos para a apresentação de trabalhos técnicos em geral: EXATIDÃO – as previsões orçamentárias devem ser efetuadas de forma precisa, completa e honesta, evitando orçamentos sub e superestimados. envolve questões técnicas e éticas. CLAREZA – apresentação em linguagem clara, ordenada e compreensível (LRF: Transparência). PUBLICIDADE – tendo em vista que o orçamento converte-se em lei, a sua eficácia somente ocorre após a publicidade, ou seja, somente deve ser executado após a sua publicação. (LRF) Ver Giacomoni pg. 66. Com a descentralização do aparelho estatal , generalizou-se a prática dos orçamentos paralelos. Muitas das funções públicas passaram a ser desempenhadas por entidades dotadas de grande autonomia, especialmente financeira.(Ex: autarquias). As empresas públicas e economias mistas destinadas a resolver funções econômicas e empresariais do Estado afastaram-se dos orçamentos centrais em razão de sua auto-suficiência financeira.

1. QUANTO À SUA CONCEPÇÃO: TIPOS DE ORÇAMENTO 1. QUANTO À SUA CONCEPÇÃO: 1.1 LEGISLATIVO – QUANDO O PARLAMENTO SE OCUPA TANTO DA ELABORAÇÃO QUANTO DA APROVAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA. (Modalidade adotada no Sistema Parlamentarista. Brasil = 1891 a 1930, embora na prática o Parlamento se utilizasse das informações do Governo). 1.2 ADMINISTRATIVO OU EXECUTIVO – QUANDO AS UNIDADES ADMINISTRATIVAS ELABORAM O ORÇAMENTO E O SUBMETEM AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO PARA APROVAÇÃO FINAL. (Modalidade adotada nos Estados Totalitários - Brasil = 1930 a 1945 – durante a Ditadura Vargas). 1.3 MISTO = CONSISTE NA PARTICIPAÇÃO DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO, ALTERNADAMENTE, EM TODO O CICLO, QUE VAI DA ELABORAÇÃO ATÉ A APROVAÇÃO DAS CONTAS. (Modalidade atualmente adotada no Brasil e em outros Estados que adotam o Sistema Presidencialista de Governo).

2. QUANTO À PERIODICIDADE: TIPOS DE ORÇAMENTO 2. QUANTO À PERIODICIDADE: 2.1 PLURIANUAL – PROGRAMADO ESTRATEGICAMENTE PARA MAIS DE UM EXERCÍCIO. ENVOLVE, EM REGRA, A PROGRAMAÇÃO GLOBAL DA GESTÃO DO GOVERNANTE, POSTO EM PRÁTICA EM EXERCÍCIOS ANUAIS. (No Brasil, o Orçamento Plurianual tem duração de quatro anos). 2.2 ANUAL – É A PARCELA DO ORÇAMENTO PLURIANUAL A SER EXECUTADA NUM EXERCÍCIO FINANCEIRO. ASSIM, TEM VIGÊNCIA ADSTRITA A UM EXERCÍCIO FINANCEIRO. (No Brasil, a lei orçamentária tem periodicidade anual (CRFB/88, art. 165, § 5º), atendido o Plano Plurianual, coincidindo com o ano civil – Art. 34 da Lei nº 4.320/64).

3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 30/03/2017 TIPOS DE ORÇAMENTO 3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 3.1 ORÇAMENTO FINANCEIRO OU TRADICIONAL (orçamento-meio) TOMA POR BASE OS TETOS FINANCEIROS COMO OBJETO DA DESPESA: PESSOAL, MATERIAL, SERVIÇOS, ENCARGOS, IMÓVEIS, ETC., ISTO É, DISTRIBUI RECURSOS SEGUNDO OS OBJETOS DE GASTO; NÃO É BASEADO NUMA PROGRAMAÇÃO; A ÊNFASE RESIDE NOS MEIOS PELOS QUAIS OS ÓRGÃOS REALIZAM SUAS ATIVIDADES. (Não se preocupa com a previsão de metas a serem atingidas e por isso não exige eficiência). ISSO SE JUSTIFICA PELO FATO QUE A FUNÇÃO ORÇAMENTÁRIA PRINCIPAL ESTÁ EM SERVIR DE AUTORIZAÇÃO E PARÂMETRO DE FISCALIZAÇÃO. É por esse motivo que muita gente chama a lei de orçamento de “lei de meios”.

3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: TIPOS DE ORÇAMENTO 3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 3.1 ORÇAMENTO FINANCEIRO OU TRADICIONAL (orçamento-meio) FORÇA OS DIFERENTES SETORES PÚBLICOS A PRESSIONAREM A ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR EM BUSCA DE MAIORES RECURSOS;  CONSEQÜENTEMENTE: OS RESPONSÁVEIS SUPERIORES PROCEDEM, NA MAIORIA DAS VEZES, A CORTES INDISCRIMINADOS NO MONTANTE DOS RECURSOS SOLICITADOS, NO INTUITO DE ADEQUAR A DESPESA À ESTIMATIVA DA RECEITA; OU, SUPERESTIMAM AS RECEITAS, PARA ATENDER AS PRESSÕES NAS DESPESAS.

3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 30/03/2017 TIPOS DE ORÇAMENTO 3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 3.2 ORÇAMENTO POR PROGRAMAS (orçamento-fim) É A MODALIDADE DE ORÇAMENTO EM QUE, DO PONTO DE VISTA DE SUA APRESENTAÇÃO, OS RECURSOS FINANCEIROS PARA CADA UNIDADE ORÇAMENTÁRIA VINCULAM-SE DIRETA OU INDIRETAMENTE AOS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS. Processo se desenvolve nos seguinte passos: Determinação da situação. Diagnóstico da situação. Apresentação de soluções alternativas. Estabelecimento de prioridades. Definição dos objetivos. Determinação das atividades para concretização dos objetivos. Determinação dos recursos humanos, materiais e financeiros.

3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: TIPOS DE ORÇAMENTO 3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 3.2 ORÇAMENTO POR PROGRAMAS (orçamento-fim) TRADUZ-SE EM UM PLANO FINANCEIRO BASEADO NUM PROGRAMA DE TRABALHO PRÉ-ESTABELECIDO. ATRIBUI RECURSOS PARA O CUMPRIMENTO DE DETERMINADOS OBJETIVOS E METAS E NÃO PARA UM CONJUNTO DE COMPRAS E PAGAMENTOS; ATRIBUI RESPONSABILIDADE AO ADMINISTRADOR; PERMITE A INTERDEPENDÊNCIA E CONEXÃO ENTRE OS DIFERENTES PROGRAMAS DE TRABALHO;  PERMITE MOBILIZAR RECURSOS COM RAZOÁVEL ANTECEDÊNCIA; PERMITE IDENTIFICAR DUPLICIDADE DE ESFORÇOS. 

3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 30/03/2017 TIPOS DE ORÇAMENTO 3. QUANTO A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: 3.2 ORÇAMENTO POR PROGRAMAS (orçamento-fim) É UM INSTRUMENTO EFICAZ DE: PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO; GERÊNCIA E ADMINISTRAÇÃO; CONTROLE E AVALIAÇÃO . Processo se desenvolve nos seguinte passos: Determinação da situação. Diagnóstico da situação. Apresentação de soluções alternativas. Estabelecimento de prioridades. Definição dos objetivos. Determinação das atividades para concretização dos objetivos. Determinação dos recursos humanos, materiais e financeiros.

TIPOS DE ORÇAMENTO

30/03/2017 PLANEJAMENTO A adoção de um SISTEMA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO deveu-se a estudos realizados pela organização das Nações Unidas - ONU, que concluiu que nos países subdesenvolvidos os recursos financeiros gerados pela receitas próprias, são insuficientes (escassos) em relação às necessidades da população. Sendo assim, esses países ao adotar a metodologia do sistema planejamento integrado, vão poder priorizar melhor a aplicação dos seus recursos financeiros e minimizar os problemas econômicos e sociais existentes. Processo se desenvolve nos seguinte passos: Determinação da situação. Diagnóstico da situação. Apresentação de soluções alternativas. Estabelecimento de prioridades. Definição dos objetivos. Determinação das atividades para concretização dos objetivos. Determinação dos recursos humanos, materiais e financeiros.

SISTEMA DE PLANEJAMENTO 30/03/2017 SISTEMA DE PLANEJAMENTO ESTE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO INTEGRADO É UTILIZADO NO BRASIL. CONSUBSTANCIA -SE NOS SEGUINTES INSTRUMENTOS DO MANDAMENTO CONSTITUCIONAL (CRFB/88, arts. 165 e 166): A Lei do plano plurianual - que substituiu o então plano plurianual de investimentos; A Lei de diretrizes orçamentárias – introduzida na Carta de 1988; A Lei do orçamento anual – que passou a ser balizada pelas duas leis anteriores. Processo se desenvolve nos seguinte passos: Determinação da situação. Diagnóstico da situação. Apresentação de soluções alternativas. Estabelecimento de prioridades. Definição dos objetivos. Determinação das atividades para concretização dos objetivos. Determinação dos recursos humanos, materiais e financeiros.

PPA: Programas compostos por ações Ações têm metas para os 4 anos LDO: Define diretrizes para elaboração e execução do orçamento Apresenta as metas para cada ano LOA: Elaborada conforme diretrizes da LDO Reserva recursos para as metas do ano

Lei de Responsabilidade Fiscal SISTEMA DE PLANEJAMENTO COM A EDIÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL O PLANEJAMENTO SE TRANSFORMOU NUMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL AO ADMINISTRADOR PÚBLICO ”RESPONSÁVEL”. Lei de Responsabilidade Fiscal Integra os instrumentos de planejamento: PPA, LDO e LOA; Compromete a execução orçamentária e planejamento; Integra a execução orçamentária à financeira.

PLANO PLURIANUAL - CRFB/88, art. 165, § 1°: OBJETIVO: ESTABELECER AS DIRETRIZES E METAS PARA AS DESPESAS DE CAPITAL E OUTRAS DESPESAS DELAS DERIVADAS (despesas de capital e o correspondente custo); AS DESPESAS RELATIVAS AOS PROGRAMAS DE DURAÇÃO CONTINUADA (qualquer programa cuja duração ultrapasse a um exercício).

PLANO PLURIANUAL - CRFB/88, art. 165, § 1°: VIGÊNCIA (INCISO I DO § 2° DO ART. 35 DO ADCT DA CRFB/88): quatro anos = inicia-se no segundo ano do mandato do governante e termina no final do primeiro ano do mandato subsequente. ENCAMINHAMENTO (§ 6º DO ART. 166 DA CRFB/88 C/C INCISO I DO § 2° DO ART. 35 DO ADCT DA CRFB/88): o prazo para encaminhamento do projeto do PPA ao Poder Legislativo competente se dará até quatro meses antes do encerramento (31 de agosto) do primeiro exercício financeiro, e deverá ser devolvido para a sanção do Poder Executivo antes do encerramento da sessão legislativa (15 de dezembro).

PLANO PLURIANUAL – CRFB/88, art. 165, § 1°: CONTEÚDO: AS DIRETRIZES, OBJETIVOS E METAS PARA AS DESPESAS DE CAPITAL E SEUS CORRESPONDENTES CUSTOS DE MANUTENÇÃO; AS DESPESAS RELATIVAS AOS PROGRAMAS DE DURAÇÃO CONTINUADA (SUPERIOR A UM EXERCÍCIO). COMPETÊNCIA: iniciativa do PODER EXECUTIVO - “CAPUT” DO ART. 165 DA CRFB/88. Apreciação: PODER LEGISLATIVO – “CAPUT” DO ART. 166 DA CRFB/88. FORMA (deverá ser fixada pela Lei complementar a que se refere o § 9° do Art. 165 da CRFB/88: não há forma definida em lei pela falta de regulamentação. porém, há de se respeitar as regras constitutivas do orçamento anual (ações e projetos).

PLANO PLURIANUAL - CRFB/88, art. 165, § 1°: REGRA DE INTEGRAÇÃO DOS ORÇAMENTOS NACIONAIS (ART. 165, § 4º, DA CRFB/88). Cabe lembrar que nenhum investimento poderá ser iniciado sem prévia inclusão no Plano Plurianual ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade (art. 167, § 1º, da CRFB/88).

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: Seu objetivo é, em conformidade com o plano plurianual, orientar a elaboração do orçamento e regulamentar o ritmo da realização das metas durante o exercício vindouro. Após a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal a LDO transformou-se numa lei especial, mesmo porque é esta lei que conduzirá o alcance do principal objetivo da LRF, que é o equilíbrio das contas públicas através do controle do déficit público. dessa forma, esta lei exerce o papel de controle da arrecadação e das prioridades a serem atendidas pelo governo em caso de necessidade de limitação de gastos, face ao atendimento do princípio do equilíbrio das contas públicas, priorizado pela LRF.

VIGÊNCIA: (INCISO II DO § 2° DO ART. 35 DO ADCT DA CRFB/88) = ANUAL. 30/03/2017 LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: VIGÊNCIA: (INCISO II DO § 2° DO ART. 35 DO ADCT DA CRFB/88) = ANUAL. ENCAMINHAMENTO: (§ 6º DO ART. 166 DA CRFB/88 C/C INCISO II DO § 2° DO ART. 35 DO ADCT DA CRFB/88): o prazo para encaminhamento da LDO ao Legislativo se dará até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro (15 de abril de cada ano), e deverá ser devolvido para a sanção do Poder Executivo antes do encerramento do primeiro período de sessão legislativa (30 de junho de cada ano). PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: CONTEÚDO: 30/03/2017 LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: CONTEÚDO: AS REGRAS SOBRE A REALIZAÇÃO DAS METAS FIXADAS NO PPA E SUA PRIORIZAÇÃO NA LOA; A ORGANIZAÇÃO DA LOA; O EQUILÍBRIO FINANCEIRO; O ALCANCE DOS RESULTADOS NOMINAL E PRIMÁRIO FIXADOS; A RENÚNCIA DE RECEITAS; O AUMENTO DE TRIBUTOS; OS LIMITES ORÇAMENTÁRIOS IMPOSTOS AO FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO; PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: CONTEÚDO: 30/03/2017 LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: CONTEÚDO: OS REAJUSTES SALARIAIS DOS SERVIDORES, ASSIM COMO, A CONCESSÃO DE VANTAGENS, A CRIAÇÃO DE CARGOS E A ADMISSÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL; A DEFINIÇÃO DAS DESPESAS E CRITÉRIOS PARA LIMITAÇÃO DE EMPENHO; AS REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS; REQUISITOS PARA INCLUSÃO DE NOVOS PROJETOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA; REGRAS PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS NO ORÇAMENTO; PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

INTEGRAM A LDO DOIS ANEXOS: 30/03/2017 LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: CONTEÚDO: CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS E INCENTIVOS FISCAIS; E, A UTILIZAÇÃO DA RESERVA DE CONTINGÊNCIA; DEFINIÇÃO DE DESPESA IRRELEVANTE, ENTRE OUTROS. INTEGRAM A LDO DOIS ANEXOS: ANEXO DE METAS FISCAIS (LRF, art. 4º, § 1º); e, ANEXO DE RISCOS FISCAIS (LRF, art. 4º, § 3º). PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: ANEXO DE METAS FISCAIS (LRF, art. 4º, § 1º) - NESTE ANEXO SÃO ESTABELECIDAS: Metas anuais de receitas e despesas; Resultados nominal e primário; O montante da dívida pública; Evolução do patrimônio líquido; Acompanhamento do cálculo atuarial dos regimes próprios de previdência; Demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receitas; A margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, bem assim, seus acompanhamentos, com impacto para três exercícios.

LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: ANEXO DE RISCOS FISCAIS (LRF, art. 4º, § 3º) - ESTE ANEXO VISA AVALIAR OS PASSIVOS CONTINGENTES E OS RISCOS FISCAIS IMPREVISTOS, MATERIALIZADOS POSTERIORMENTE NA RESERVA DE CONTINGÊNCIA. Passivos Contingentes: são “as situações ou acontecimentos que dependem da ocorrência de circunstâncias ou exigências futuras, resultando em provável obrigação para o ente tais como decisões judiciais pendentes”. Riscos fiscais: “são quaisquer fatores que possam comprometer a realização futura de receitas, em decorrência, por exemplo, de restrições no ambiente econômico ou de contestações judiciais sobre a cobrança de tributos, ou que imponham a realização de despesas antes não previstas, como crises financeiras, cambiais com impactos sobre a taxa de juros ou decisões judiciais”.

30/03/2017 LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: COMPETÊNCIA: iniciativa do PODER EXECUTIVO - “CAPUT” DO ART. 165 DA CRFB/88. Apreciação: PODER LEGISLATIVO – “CAPUT” DO ART. 166 DA CRFB/88. FORMA: não há forma definida em lei pela falta de regulamentação. porém, considere-se o seguinte: 1) embora a LDO represente o elo entre o PPA e a LOA, este é um instrumento diferenciado dessas leis (PPA e LOA). Na LDO são fixados aspectos fundamentais do planejamento fiscal com objetivo de marcar os resultados almejados pelo governo (LRF, art. 4º); PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

CONSIDERAÇÕES: LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: 30/03/2017 LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: CONSIDERAÇÕES: 2) os critérios de limitação de empenho – LRF, art. 4º, inciso I, “b”; art. 9º; e, art. 31, § 1º, inciso II - (tanto do Poder Executivo como do Poder Legislativo), devem estar tratados na LDO obrigatoriamente; principalmente porque, a ausência dessa fixação tipifica crime de responsabilidade fiscal, punível, inclusive, com multa de 30% dos vencimentos anuais do agente que lhe deu causa, segundo o inciso III do art. 5° da Lei n° 10028/00; PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

LDO - CRFB/88, art. 165, § 2°: as metas fiscais devem ser fixadas na LDO –CRFB/88, art. 165, § 2° e LRF, art. 4º, § 1º. A ausência de fixação de metas fiscais na LDO, tipifica crime de responsabilidade fiscal, punível, inclusive, com multa de 30% dos vencimentos anuais do agente que lhe deu causa, segundo o inciso II do art. 5° da Lei n° 10028/00.

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°: Para viabilizar a concretização das situações planejadas no Plano Plurianual e transformá-las em realidade, obedecida a Lei de diretrizes orçamentárias, elabora-se o orçamento anual, onde são programadas as ações a serem executadas, visando alcançar os objetos da administração. a LOA - lei orçamentária anual, visa a materialização do conjunto de ações e objetivos que foram planejados para atender da melhor forma às necessidades da sociedade.

LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°: A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL SERÁ COMPOSTA: 30/03/2017 LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°: A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL SERÁ COMPOSTA: I - O ORÇAMENTO FISCAL referente aos poderes da união [dos estados e dos municípios], seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; II - O ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS em que a união [os estados e os municípios], direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público. (Giacomoni p.76 e 77) Orçamento fiscal A inclusão do orçamento de investimentos das empresas estatais O orçamento das entidades previdenciárias = Portaria 916. Envolve: Orçamento Fiscal do Poder Executivo e Legislativo; Orçamento de investimentos das empresas controladas; Orçamento da seguridade social, compreendendo as ações de saúde, assistência social e previdência social; Demonstrativo do impacto de benefícios de natureza tributária, financeira e creditícia.

Fixa receita e autoriza a despesa para um exercício financeiro. Deve: 30/03/2017 LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°: CONTEÚDO: Compreende: o orçamento fiscal, o de seguridade social e o de investimentos das empresas. Rege-se principalmente pelos princípios da anterioridade, anualidade e universalidade. Fixa receita e autoriza a despesa para um exercício financeiro. Deve: ser compatibilizado com o PPA e a LDO; identificar as fontes de recursos; consignar precisamente os créditos orçamentários; PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°; e LRF Art. 5°: 30/03/2017 LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°; e LRF Art. 5°: CONTEÚDO: FIXAÇÃO DA RECEITA E AUTORIZAÇÃO DA RECEITA, conforme a classificação institucional, funcional, programática e econômica (nos moldes da Lei nº 4.320/64 arts. 2º a 22; e, Portarias: nº 42 do MOG; e Interministerial nº 163). DEVERÁ CONTER AINDA : demonstrativo regionalizado dos efeitos sobre a receita e despesa, decorrente de isenções, remissões, benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia (CRFB/88, art. 165, § 6°); medidas para compensação para renúncia de receitas e aumento da despesa de caráter continuado; autorização para contribuição do município no custeio de outros entes da federação; reserva de contingência. PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°; e LRF Art. 5°: A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL: deve estar compatível com o PPA (CRFB/88, art. 165 § 7º). não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e fixação de despesa (CRFB/88, art. 165 § 8º). poderá incluir autorização para abertura de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receitas (CRFB/88, art. 165 § 8º).

LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°; e LRF Art. 5°: A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ENTRE OUTROS DISPOSITIVOS, VEDA: montante de operações de crédito superior às despesas de capital (art. 167, III). abertura de crédito suplementar ou especial sem autorização legislativa e sem especificação dos recursos compensatórios (art. 167, V). vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, exceto saúde, educação, garantias de ARO e garantias/contragarantias à União (art. 167, IV).

LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°; e LRF Art. 5°: 30/03/2017 LOA - CRFB/88, Art. 165, § 5°; e LRF Art. 5°: VIGÊNCIA: ANUAL (INCISO III DO § 2° DO ART. 35 DO ADCT DA CRFB/88). ENCAMINHAMENTO: A LOA deve ser encaminhada ao Poder Legislativo em até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto de cada ano), e devolvido para sanção do Poder Executivo antes do encerramento da sessão legislativa. COMPETÊNCIA: iniciativa do PODER EXECUTIVO - “CAPUT” DO ART. 165 DA CRFB/88. Apreciação: PODER LEGISLATIVO – “CAPUT” DO ART. 166 DA CRFB/88. PRINCIPALMENTE A LDO METAS TRAÇADAS PARA RECEITA RESULTADO NOMILAL RESULTADO PRIMÁRIO SE ISSO NÃO FOR ATINGIDO EQUILÍBRIO = PAY AS YOU GO CORTE DE DESPESAS = SEQUESTRATION

BASE = Sistema Orçamentário Brasileiro PPA X1/X4 Planeja X4 X4 X3 X3 X2 X2 X1 X1 LOA LDO Orienta Executa Art. 165 da CRFB/88

A execução de cada LOA alimentará, se for o caso, reavaliações do PPA LDO 2014  LOA 2014 LDO 2015  LOA 2015 LDO 2016  LOA 2016 LDO 2017  LOA 2017 PPA 2014/2017 A execução de cada LOA alimentará, se for o caso, reavaliações do PPA

CRONOGRAMA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Para que o orçamento público propicie o atingimento das metas traçadas para a política econômica, tributária, de desenvolvimento, de crédito, de infra-estrutura, etc., como também possa atender as necessidades coletivas de segurança, de saúde, de saneamento, de educação, de transporte, etc, é necessário que uma série de etapas sejam percorridas. Esse percurso pode ser denominado de processo orçamentário.

Fases de Elaboração Orçamentária PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL – consiste na definição das metas e diretrizes a serem alcançadas. (Planejamento Plurianual – também conhecido como plano de governo e Planejamento Anual); Fases do Plano de Governo: Levantamento minucioso das necessidades regionais ou setoriais - (reivindicações de obras e serviços públicos); Estabelecimento dos níveis de prioridades – (confrontação com as possibilidades de realização); Relacionamento das fontes de recursos disponíveis e/ou potenciais (recursos próprios, convênios, parcerias, etc.); Definição dos programas de ação – elaboração dos projetos; Elaboração do projeto de Lei de Diretrizes orçamentárias – compatibilizada com o plano plurianual essa lei visa fixar a intenção do governo para a execução do orçamento anual.

Fases de Elaboração Orçamentária 30/03/2017 Fases de Elaboração Orçamentária PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA – A LOA visa organizar as metas do governo para o ano seguinte, compatibilizada com o PPA e a LDO. A proposta é integrada pelos elementos básicos constantes do art. 22 da Lei nº 4.320/64: Mensagem Governamental: relato circunstanciado da real situação financeira do Governo e das principais metas programadas; Projeto de Lei de Orçamento: resumo dos valores projetado para cada órgão e das fontes de receitas; as limitações, as autorizações e outros dispositivos atinentes a fixação da despesa e previsão da receita; Demonstrativos de fixação da despesa: projeções para o próximo exercício e as importâncias realizadas nos três últimos anos; Demonstrativo da estimativa da receita: projeções para o próximo exercício e as importâncias realizadas nos três últimos anos; A Composição Da Proposta Orçamentária É Determinada Pela Lei N 4.320/64 Que Reza:  “Art. 2º - A Lei De Orçamento Conterá A Discriminação Da Receita E Despesa, De Forma A Evidenciar A Política Econômico Financeira E O Programa De Trabalho Do Governo, Obedecidos Aos Princípios De Unidade, Universalidade E Anualidade.  § 1º - Integrarão A Lei De Orçamento: I - Sumário Geral Da Receita Por Fontes E Da Despesa Por Funções Do Governo; Ii - Quadro Demonstrativo Da Receita E Despesa Segundo As Categorias Econômicas Na Forma Do Anexo Nº 1; Iii - Quadro Discriminativo Da Receita Por Fontes E Respectiva Legislação; Iv - Quadro Das Dotações Por Órgãos Do Governo E Da Administração.  § 2º - Acompanharão A Lei De Orçamento: I - Quadros Demonstrativos Da Receita E Planos De Aplicação Dos Fundos Especiais; Ii - Quadros Demonstrativos Da Despesa, Na Forma Dos Anexos 6 E 9; Iii - Quadro Demonstrativo Do Programa Anual De Trabalho Do Governo, Em Termos De Realização De Obras E De Prestação De Serviços.

Fases de Elaboração Orçamentária 30/03/2017 Fases de Elaboração Orçamentária APRECIAÇÃO PARLAMENTAR – Nos ritos e prazos fixados nas Leis e Regimentos Internos; SANÇÃO E PUBLICAÇÃO – O prazo máximo para a sanção e publicação da Lei Orçamentária é 31 de dezembro de cada ano. Observação: Caso não seja aprovada a Lei Orçamentária, a regra de execução orçamentária é aquela fixada no artigo 168 § 8º da CRFB/88. Art. 22 - A Proposta Orçamentária, Que O Poder Executivo Encaminhará Ao Poder Legislativo Nos Prazos Estabelecidos Nas Constituições E Nas Leis Orgânicas Dos Municípios, Compor-se-á De:  I - Mensagem, Que Conterá Exposição Circunstanciada Da Situação Econômico-financeira, Documentada Com Demonstração Dívida Fundada E Flutuante, Saldos De Créditos Especiais, Restos A Pagar E Outros Compromissos Financeiros Exigíveis. Exposição E Justificação Da Política Econômico-financeira Do Governo, Justificação Da Receita E Despesa, Particularmente No Tocante Ao Orçamento De Capital. Ii - Projeto De Lei De Orçamento. Iii - Tabelas Explicativas Das Quais, Além Das Estimativas De Receita E Despesa, Constarão, Em Colunas Distintas E Para Fins De Comparação:  A) A Receita Arrecadada Nos Três Últimos Exercícios Anteriores Àquele Em Que Se Elaborou A Proposta; B) A Receita Prevista Para O Exercício Em Que Se Elabora A Proposta; C) A Receita Prevista Para O Exercício A Que Se Refere À Proposta ; D) A Despesa Realizada No Exercício Imediatamente Anterior; E) A Despesa Fixada Para O Exercício Em Que Se Elabora A Proposta; E F) A Despesa Prevista Para O Exercício A Que Se Refere À Proposta.  Iv - Especificação Dos Programas Especiais De Trabalho Custeados Por Dotações Globais, Em Termos De Metas Visadas, Decompostas Em Estimativas Do Custo Das Obras A Realizar E Dos Serviços A Prestar, Acompanhadas De Justificação Econômica, Financeira, Social E Administrativa.  Parágrafo Único - Constará Da Proposta Orçamentária, Para Cada Unidade Administrativa, Descrição Sucinta De Suas Principais Finalidades, Com A Indicação Da Respectiva Legislação”.

CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS e DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS A LEI ORÇAMENTÁRIA É ORGANIZADA NA FORMA DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS AOS QUAIS ESTÃO CONSIGNADOS DOTAÇÕES. CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO = é constituído pelo conjunto de categorias classificatórias e contas que especificam as ações e operações autorizadas pela lei orçamentária. ex: âmbito federal = grupo de despesa, identificador de uso, fonte de recurso, modalidade de aplicação, categoria econômica, subtítulo, projeto ou atividade ou operação especial, programa, função, unidade orçamentária, e órgão. DOTAÇÃO = é o montante de recursos financeiros com que conta o crédito orçamentário. JAMES GIACOMONI (P.264)

RESERVA DE CONTINGÊNCIA 30/03/2017 ORÇAMENTO PÚBLICO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO A RESERVA DE CONTINGÊNCIA FIXADA COM BASE NA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA (LRF. Art. 5°, III) destina-se exclusivamente ao atendimento de passivos contingentes e riscos e eventos fiscais imprevistos, cujos fatos eram imprevisíveis no momento de elaboração da LDO, tais como decorrentes de calamidades, estado de emergência, passivos trabalhistas e indenizações judiciais além do previsto. RESERVA DE CONTINGÊNCIA    O ARTIGO 91 DO DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967, DEFINE QUE: “SOB A DENOMINAÇÃO DE RESERVA DE CONTINGÊNCIA, O ORÇAMENTO ANUAL PODERÁ CONTER DOTAÇÃO GLOBAL NÃO ESPECIFICAMENTE DESTINADA A DETERMINADO PROGRAMA OU UNIDADE ORÇAMENTÁRIA, CUJOS RECURSOS SERÃO UTILIZADOS PARA ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES, QUANDO SE EVIDENCIAREM INSUFICIENTES, DURANTE O EXERCÍCIO, AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS CONSTANTES DO ORÇAMENTO ANUAL.” ( REDAÇÃO DADA PELO DECRETO-LEI Nº 900/69) A RESERVA DE CONTINGÊNCIA SERÁ IDENTIFICADA PELO CÓDIGO 99999999 INSCRITO APÓS A UNIDADE ORÇAMENTÁRIA RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DE SUA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO PARA A ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES.

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO A RESERVA DE CONTINGÊNCIA Os recursos da reserva de contingência não podem ser usados para suplementação de outras dotações, salvo para o caso destas referirem-se a passivos contingentes e riscos fiscais. A utilização da reserva de contingência deve estar definida na LDO e prevista na LOA servindo como parâmetro um percentual aplicado sobre a receita corrente líquida, desdobrada em 12 meses conforme o art. 9° da LRF (SANTA CATARINA. TCESC. Guia da LRF, p.28).

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CRÉDITOS ADICIONAIS Com a execução orçamentária os créditos existentes no orçamento podem tornar-se insuficientes para fazer face aos programas de trabalho, ou pode ocorrer a necessidade da realização de outros programas não previstos no orçamento anual. Para atender tais situações passa a existir a necessidade de créditos adicionais. Lei nº 4.320/64, define: art. 40 - são créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficiente dotadas na lei do orçamento.

CRÉDITOS ADICIONAIS TIPOS PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CRÉDITOS ADICIONAIS TIPOS CONFORME O ART. 41 DA LEI Nº 4.320/64, OS CRÉDITOS ADICIONAIS CLASSIFICAM-SE EM : SUPLEMENTARES, os destinados a reforço de dotação orçamentária (O crédito orçamentário já existe, porém a dotação é insuficiente); ESPECIAIS; os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica (o crédito orçamentário não existe e deve ser criado) ; EXTRAORDINÁRIOS, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública (caracterizado pela urgência – sob condição).

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO   30/03/2017 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CRÉDITOS ADICIONAIS AUTORIZAÇÃO, ABERTURA E VIGÊNCIA SUPLEMENTARES AUTORIZAÇÃO E ABERTURA = são autorizados por lei e abertos por decreto do Poder Executivo (lei nº 4.320/64, art. 42). atingem as dotações. é obrigatória a indicação do recurso que autoriza a sua abertura. nada obsta que a autorização dos créditos suplementares esteja inserido na própria lei orçamentária, até determinado limite (varia entre 20% a 50% da despesa fixada). VIGÊNCIA = terão vigência durante o exercício financeiro a que se refere e não podem ser prorrogados (LEI Nº 4.320/64, ART. 45).  

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO   30/03/2017 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CRÉDITOS ADICIONAIS AUTORIZAÇÃO, ABERTURA E VIGÊNCIA ESPECIAIS AUTORIZAÇÃO E ABERTURA = são autorizados por lei e abertos por decreto do poder executivo (lei nº 4.320/64, art. 42). atingem o crédito orçamentário. a autorização dos créditos especiais não podem estar inserido na lei orçamentária; a lei será sempre específica. é obrigatória a indicação do recurso que autoriza a sua abertura. VIGÊNCIA = terão vigência durante o exercício financeiro a que se refere. contudo, podem ser prorrogados, para o exercício seguinte, caso o crédito tenha sido aberto em um dos quatro últimos meses do exercício (e assim permita o decreto de abertura) (LEI Nº 4.320/64, ART. 45).  

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO   30/03/2017 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CRÉDITOS ADICIONAIS AUTORIZAÇÃO, ABERTURA E VIGÊNCIA EXTRAORDINÁRIOS AUTORIZAÇÃO E ABERTURA = são abertos por decreto do poder executivo com imediata remessa ao poder legislativo (lei nº 4.320/64, art. 44). independe de autorização legislativa. não é obrigatória a indicação do recurso que autoriza a sua abertura. VIGÊNCIA = terão vigência durante o exercício financeiro a que se refere. contudo, podem ser prorrogados, para o exercício seguinte, caso o crédito tenha sido aberto em um dos quatro últimos meses do exercício (e assim permita o decreto de abertura) (LEI Nº 4.320/64, ART. 45).  

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 30/03/2017 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CRÉDITOS ADICIONAIS – RECURSOS PARA ABERTURA A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer à despesa e será precedida de exposição justificativa (lei nº 4320/64, art. 43). Lei nº 4320/64, art. 43, §1º - consideram-se recursos para o fim desse artigo, desde que não comprometidos:  SUPERÁVIT FINANCEIRO apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; os provenientes do EXCESSO DE ARRECADAÇÃO; os resultantes de ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS ou de créditos adicionais, autorizados em lei; o produto de OPERAÇÕES DE CRÉDITO autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las.

ORÇAMENTO PÚBLICO UM INSTRUMENTO DA DEMOCRACIA “POR CONTER AS PROVAS DE UM JOGO INJUSTO É QUE O ORÇAMENTO É TÃO COMPLICADO, TÉCNICO, OCULTO, DISFARÇADO, ARREDIO”. HERBERT DE SOUZA, O BETINHO, SOCIÓLOGO MINEIRO

CONSOANTE LEI N° 9610 DE 1998, OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DESTE TRABALHO COMO FONTE DE PESQUISA ESTÁ AUTORIZADA DESDE QUE CITADA A FONTE: GATTRINGER. João Luiz. Encontro Estadual de Vereadores – UVESC. Florianópolis, março de 2013. (OBSERVAÇÃO: As fontes de pesquisa utilizadas neste trabalho estão referenciadas nos slids)

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Florianópolis, março de 2013 João Luiz Gattringer