Crescimento Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Estudando com Profª Simony
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Sustentabilidade nos Projetos Techint Engenharia e Construção
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
12o Congresso Brasileiro de Mineração
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Desenvolvimento sustentável
Gestão Ambiental.
Responsabilidade Social nas Empresas
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Área de Negócios de Exploração e Produção
Gerdau Usiba amplia capacidade de produção
Planejamento Estratégico do PGQP
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
Faça uma analogia com o corpo Humano.
A MORAL DA PARCIALIDADE
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
Fazemos parceria com seus clientes para aumentar sua produtividade e lucros.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Teorias Modernas de Gestão
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Premissas Dados das Microrregiões.
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
Formação Profissional IV
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Especialização em Gestão de Pessoas
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
4º Período Ciências Contábeis
Desenvolvimento Sustentável O papel da Empresa e da Sociedade Civil
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Instituição de Ensino São Francisco
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Sustentabilidade no Grupo Boticário.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Sustentabilidade: a natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Transcrição da apresentação:

Crescimento Sustentável Luiz Chaves Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Crescimento Sustentável Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

Crescimento Sustentável Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

Faturamento líquido de R$ 30,4 bilhões em 2007 Grupo Votorantim Um dos maiores grupos empresariais da América Latina Faturamento líquido de R$ 30,4 bilhões em 2007 8 Unidades de Negócio Participações acionárias relevantes 60 mil funcionários Ativos produtivos no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia e China

Composição da receita em 2007 Em % Grupo Votorantim Desempenho Econômico Geração de caixa – Ebitda (R$ bilhões) (R$ bilhões) Lucro líquido (R$ bilhões) Receita líquida Composição da receita em 2007 Em % Obs.: as receitas provenientes das participações acionárias foram alocadas para as Unidades de Negócio relacionadas.

Investimento ambiental Ações internas e externas Grupo Votorantim Gestão Ambiental Investimento ambiental Ações internas e externas R$ 192,3 milhões em 2007 Preservação Ambiental 1,4% Educação 41,2% Gerenciamento de Resíduos 7,2% Gerenciamento de Recursos 36,6% Despoluição 8,3% 5,3% Reflorestamento Área de 28 mil hectares de Mata Atlântica preservada pela CBA, em Juquiá (SP)

Grupo Votorantim Gestão Social Investimento Social Interno e Externo R$ 53 milhões em 2007 destinados à educação, cultura, saúde, segurança e integração social de funcionários, familiares e terceiros.

Crescimento Sustentável Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

Negócio Metais Perfil Atua nos mercados de aço (14%), alumínio (30%), níquel (21%) e zinco (29%) 21 unidades produtivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos e China Faturamento em 2007: R$ 10,3 bilhões Produção integrada Vantagem competitiva no abastecimento de minérios Geração própria de 70% da energia consumida 20 mil colaboradores

Crescimento Sustentável O Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

Fonte: John Elkington, Fundador da SustainAbility Desenvolvimento Sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades Comissão Brundtland / ONU, 1987 Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega Fonte: John Elkington, Fundador da SustainAbility

Visão Grupo Votorantim Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar de grande porte, respeitado e reconhecido na comunidade onde atua, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social, por meio de: valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável; negócios altamente competitivos; busca de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio; pessoas motivadas para o alto desempenho.

Grupo Votorantim Evolução da governança social 2001 Apóia a estratégia de Sustentabilidade Orienta os Investimentos Sociais Externos do Grupo Foco de atuação no jovem de 15 a 29 anos Em 2007: 103 projetos 233 municípios de todas as regiões do País Mais de 315 mil jovens beneficiados diretamente Investimento Social Externo R$ 44,8 milhões em 2007

O Desafio da Sustentabilidade Direcionamento Visão Grupo & UNs Estratégia Aspiração Governança SGV Valores Diretrizes Sustentabilidade Carta de Princípios Comitê RSC Expectativas CEOs Setoriais Gestão Necessidades UNS Benchs Best in Class Práticas UNs Especialistas

foi adotado o conceito do triple bottom line O Desafio da Sustentabilidade Conceito de Sustentabilidade Para desenvolvimento dos princípios de sustentabilidade do Grupo Votorantim foi adotado o conceito do triple bottom line Equilíbrio Ecológico Preservação dos recursos naturais (Energia, água, materiais, biodiversidade, emissões e resíduos) Eco-Eficiência Energia Renovável Fornecedores Produtos, serviços e transporte Processos e operações Eficiência Econômica Ambiental Ambiental Ambiental Ambiental Ambiental Ambiental Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor Lucratividade no longo prazo Clientes, Funcionários, Fornecedores, Acionistas / Investidores e Mercado SUS SUS SUS SUS SUS SUS TENTA TENTA TENTA TENTA TENTA TENTA BILIDADE BILIDADE BILIDADE BILIDADE BILIDADE BILIDADE Social Social Social Social Social Social Econômica Econômica Econômica Econômica Econômica Econômica Equidade Social Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Ação Social Práticas trabalhistas • Cidadania • • • Ação Social Referências: Global Compact, Metas do Milênio, GRI – Global Reserach Institute e Instituto Ethos

O Desafio da Sustentabilidade Ciclo evolutivo da Sustentabilidade

O Desafio da Sustentabilidade O que estamos fazendo Ambiental Social Econômico Governança Corporativa Criação do Sistema de Gestão Votorantim (SGV) Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance (EAP) Todas as novas fábricas são construídas no “estado da arte” em relação a meio ambiente, segurança, produção e competitividade global Benchmarking Competitivo para busca de melhores práticas para as operações Adoção de métrica global de acompanhamento de desempenho econômico - GVA Investimentos em energia elétrica e energias alternativas para melhoria de infra-estrutura Reciclagem em escala industrial (aço, chumbo,pó de aciaria elétrica, zinco baixo teor para agricultura) Investimos de R$ 346,5 milhões em pesquisa mineral entre 2002 e 2008 para garantir o crescimento em longo prazo

O Desafio da Sustentabilidade O que estamos fazendo Ambiental Econômico Social Passivo Ambiental Zero Recuperação de áreas mineradas Uso do SIGBAR e SIGDEP no gerenciamento de Barragens e depósitos minerais Evolução do SGV – referência mundial também na área ambiental Descomissionamento das minerações Investimento em tecnologias para a reciclagem de materiais e aproveitamento de subprodutos. Meta de Resíduo Zero; Programa de Educação Ambiental PDMA – Plano Diretor de Meio Ambiente Programa de Riscos Críticos Ambientais Política ambiental de Capex Programa de Sustentabilidade

O Desafio da Sustentabilidade O que estamos fazendo Social Ambiental Econômico Criação, em 2001, do Instituto Votorantim, Sistema de Informações de Sustentabilidade (SIS) e lançamento do primeiro Balanço Social do Grupo Projetos de Aprendizes e Equale Código de Ética e Conduta e Ouvidoria Caderno de Boas Práticas Projetos de Investimento Social Externo (ISE)- R$ 45 milhões – 315 mil beneficiados Programa de voluntariado – Dia V Indicadores Ethos Programa de Controle de Riscos Críticos de Segurança Acidente Zero – taxa atual VM = 0,50 Projetos de desenvolvimento econômico local para comunidades com mineração em processo de exaustão Programas de Relacionamento com partes interessadas

Crescimento Sustentável O Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

O Desafio da Sustentabilidade O que falta fazer - Prioridades Integrar as questões sociais e ambientais à estratégia dos negócios Proporcionar infra-estrutura para acesso às regiões remotas do país e com grande potencial geológico, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades Ter custos mais competitivos, disponibilidade de energia e busca por fontes alternativas Promover reforma tributária Acelerar a liberação de licenças ambientais (identificação da jazida e abertura da mina) Gerar cobertura ampla de dados básicos no país de forma a atrair investimentos e proporcionar descobertas em tempo mais curto pelas empresas. Desenvolver novas tecnologias e melhorar as operações existentes de modo a proporcionar melhor posição relativa na indústria Formar profissionais especializados para atender as demandas globais do setor mínero-metalúrgico

O Desafio da Sustentabilidade O que falta fazer - Prioridades Obrigado! Luiz Chaves Diretor de DHO Votorantim Metais comunicacaocorp@vmetais.com.br

O Desafio da Sustentabilidade Tributação Mineral Estudo comparativo de tributação em mineração realizado pela Ernest Young em 21 países abrangendo 12 commodities O Brasil ocupa a primeira posição entre os países com tributos mais altos em zinco, níquel, cobre, ouro, ferro, potássio, caulim e fosfato É o segundo em manganês, rochas ornamentais e carvão mineral e terceiro em bauxita Pesquisa divulgada pelo Banco Mundial sobre as dificuldades encontradas para se fazer negócios realizada em 178 países O Brasil é excessivamente burocrático e complexo para atrair investimentos. De 178 países pesquisados, o Brasil ocupa a 122° posição.