TEORIA HIPODÉRMICA OU TEORIA DA BALA MÁGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 6º MARKETING Prof. Ms. Eduardo Issa AULA 2.
Advertisements

Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. O QUE É IDEOLOGIA ‘’Sistema de ideias peculiar a determinado grupo social, condicionado quase sempre pela experiencia.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Compartilhe seus conhecimentos Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
Por: Larissa Garcia David Leonardo Martins Valle Melkizedek Andrade Rosa Renata Chaves William Mendes de Oliveira.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO INTEGRANDO CONCEITOS Fernando Lefevre Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Meios de Comunicação em massa.
Zâmia Aline Barros Ferreira.  Behavior = comportamento  O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913,
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA Profa. Dra. Cláudia Lago.
Santo Agostinho.
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Os tipos de personalidade
Autores: XXXXXXXX, XXXXX; XXXX, XXXX
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Expedição STJ Experiência de gamificação em curso de ambientação online para novos servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Camilla Ferreira de.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
A questão da Formação Profissional.
Plano de marketing do [nome do produto]
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
QUATI Questionário de Avaliação Tipológica
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: O QUE AS EMPRESAS BUSCAM.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
A DIVERSIDADE CULTURAL
Comunicação e expressão
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
DINÂMICA DE GRUPOS William C. Schutz. Biografia William Carl Schutz ( ) nasceu em Chicago. Estudou Psicologia e obteve um PhD em Em 1958,
“O PENSAMENTO CRIADOR” Palestra Pública Baseado no livro “Mecanismos da Mediunidade” pelo espírito André Luiz.
SOCIEDADES COMUNAIS É considerado o primeiro modo de produção da história. Se iniciou a partir da época em que o homem deixou de ser nômade e passou a.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
A COMUNICAÇÃO.
Santo Agostinho 06/12/2018.
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
PROF. Cesar André Zavarize
Administração 12/01/2019
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
FUNDAMENTOS DP TRABALHO
As Organizações Vistas como Culturas
Composto Mercadológico
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Abraham Maslow. A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser.
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Diretrizes de um programa de prevenção
PROMOÇÃO DE VENDAS. O marketing contemporâneo exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. Toda empresa tem.
SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO Aula interdisciplinar entre Sociologia e Produção Textual, com foco em analisar a influência do Senso Comum em nosso dia a.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
Transcrição da apresentação:

TEORIA HIPODÉRMICA OU TEORIA DA BALA MÁGICA Por: Cristina Zanellatto, Murilo da Matta e Nathieli Rodrigues

A Sociedade de Massa A comunicação passou por diversas etapas. Cada uma dessas etapas teve um efeito significativo na sociedade. Com a chegada da mídia impressa, dos filmes e do rádio, passou a ser necessário realizar estudos sobre a comunicação de massa.

A Teoria Hipodérmica Período entre guerras (década 20 e 30) e com isso a difusão da comunicação de massa; Foi desenvolvida pela escola norte-americana Pode ser descrita também como uma teoria da propaganda e sobre a propaganda; Behavorismo e sociedade de massa.

Teoria baseada no esquema do E R, onde os meios estimulam e os indivíduos reagem de forma semelhante, mecanicamente. “Cada elemento do público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem” (Wright, 197,79) Os indivíduos estão isolados, são anônimos, estão separados, atomizados.

Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica que perfuram a pele sem dificuldade. A passividade do receptor é ressaltada nesta teoria.

OBJETIVO Compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para a partir disto, ser possível pensar estratégias para exercer influência comportamental sobre as pessoas.

A propaganda era utilizada com o objetivo de influenciar as pessoas a serem adeptas a regimes políticos e consequentemente as guerras Muitos estudiosos dizem que a razão pra Alemanha ter perdido a primeira guerra, foi pela grande influencia da mídia. Na época os meios de comunicação e todos os programas e propagandas eram pensadas para o bem o governo .

Hitler propagava o nazismo através do rádio

A teoria hipodérmica foi a base para todas as outras teorias da comunicações ela logo foi descartada por ser considerada muito simplista, já que não levava em conta as resistências que a mensagem sofria antes de chegar ao individuo

A teoria hipodérmica não pode ser considerada extinta, já que todas as teorias são baseadas nela, mas se levarmos em conta a facilidade que somos influenciados, seja pelas mídias ou pelas pessoas, perceberemos que ela ainda reside e é utilizada por todos os meios, com o objetivo de vender algo ou alguma ideia como também para nos fazer acreditar/aceitar, a vida e a sociedade em que vivemos.