Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim

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Transcrição da apresentação:

Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim

INTEGRAÇÃO AO CURRÍCULO METODOLOGIA RECURSOS EQUIPAMENTOS Tendências e desafios INTEGRAÇÃO AO CURRÍCULO

Tecnologias na escola – 1990 SALA DE AULA SALA DE AULA BIBLIOTECA SALA DA DIREÇÃO SALA DA COORDENAÇÃO VIA RÁDIO SALA DE AULA SALA DE AULA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SALA DOS PROFESSORES SECRETARIA TV COMPUTADOR

Tecnologias na escola – 2000 SALA DE AULA SALA DE AULA BIBLIOTECA SALA DA DIREÇÃO SALA DA COORDENAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SALA DE AULA SALA DE AULA SALA DOS PROFESSORES FIBRA ÓTICA SECRETARIA TV PROJETOR COMPUTADOR

Tecnologias na escola – 2010 AMBIENTE DE APRENDIZAGEM SALA DE AULA ESPAÇO DE APRENDER BIBLIOTECA SALA DA DIREÇÃO SALA DA COORDENAÇÃO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM SALA DE ESTUDO ESPAÇO MULTIMÍDIA FIBRA ÓTICA SALA DOS PROFESSORES SECRETARIA PROJETOR CELULAR COMPUTADOR TABLET TV LOUSA INTERATIVA NOTEBOOK

Ensino Fundamental e Médio Brasileiro > 2012-2017 Perspectivas tecnológicas NMC Horizon Project Ensino Fundamental e Médio Brasileiro > 2012-2017 Um ano ou menos Dois a três anos Quatro a cinco anos Ambientes colaborativos Redes de celular Inteligência coletiva Aprendizagem baseada em jogos Geolocalização Laboratórios móveis Dispositivos móveis – Celulares Aplicativos móveis Ambiente pessoal de aprendizagem Dispositivos móveis – Tablets Conteúdo aberto Aplicações semânticas Ensino superior > 2013-2018 Um ano ou menos Dois a três anos Quatro a cinco anos Moocs Gaming e gamificação Impressoras 3D Tablet computing Learning analytics Tecnologia para vestir

Para discussão O que mudou? O que precisa mudar?

Sistema bancário Recursos Tecnologia Serviços Mudança Década Atendimento 1970 Atrás do balcão Banco – gerente 1980 No caixa Banco – caixa 1990 Na entrada Banco – autoatendimento 2000 Na internet Casa / trabalho 2010 Nos dispositivos móveis Na mão Mudança Tecnologia Recursos Serviços

Outra forma de promover a aprendizagem! Mudança metodológica Outra forma de promover a aprendizagem! Trabalho por projetos Aprendizagem baseada em jogos Resolução de problemas Estímulo às inteligências múltiplas Diferentes formatos de mídias e suas linguagens Personalização do ensino Habilidades do mundo real Ensino híbrido – presencial e EAD Mudança curricular – mais flexibilidade

Inclusão das competências em TICs! Novas competências Inclusão das competências em TICs! Operar a tecnologia Explorar sua natureza no processo de ensino aprendizagem: Informação; Produção; Interação; Pesquisa; Relacionamento; Comunicação; Compartilhamento; Colaboração.

Mudança de papéis Aprendiz Participa do processo, autor Levanta dúvidas, pesquisa Seleciona informações, organiza Constrói suas rotas Interaprendizagem Representa o pensamento em diferentes linguagens Compreende, sistematiza e formaliza conceitos Educador Cria situações de aprendizagem Mediação no processo Acompanha e intervém Clareza da intencionalidade pedagógica Abertura a novas formas de representação Auto-avalia sua prática Gestor Provê tecnologias para atividades administrativas e pedagógicas, nos diferentes espaços escolares Faz a gestão da implantação dos recursos tecnológicos na escola Viabiliza a formação dos envolvidos; Incentiva a criação de situações inovadoras no currículo É aberto a ousar, mas também a garantir o que é exigido da escola Envolve os atores escolares no processo de mudança

Avanço da tecnologia Disponibilidade de banda larga Crescimento da computação em nuvem Uso do dispositivo do próprio usuário Aumento da produção de recursos para aprendizagem Diversificação dos formatos dos recursos Melhoria da capacidade e interface da tecnologia móvel

Desafios Mudança metodológica e curricular Formação pedagógica e tecnológica dos agentes escolares: professores e gestores Mudança do espaço escolar: disposição das salas, elétrica, mobiliário Infraestrutura de banda larga móvel Destinação dos equipamentos obsoletos/inutilizados Implantação de sistemas que facilitem a ação docente: mapeamento de competências, centrais de recursos, chamada digital Incluir novos profissionais na educação: game designer Aplicar modelos existentes em larga escala

Enfrentando os desafios Equipamentos Recursos Metodologias Formação Plano de ação coordenada Diretrizes educacionais Gestão Investimento financeiro Infraestrutura tecnológica Infraestrutura física elétrica, mobiliário, espaço escolar Mudança curricular e integração da tecnologia

LIGIA RUBIM ligia.brubim@sp.senac.br Obrigada LIGIA RUBIM ligia.brubim@sp.senac.br