UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Edna Maria Barbosa Arrebola
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Marcos Alexandre Barros
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Sensibilização no IF-SC
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
OS TRÊS PORQUINHOS.
CRÔNICAS.
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Planejamento PNAIC 2014.
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Tipos de Tutoria.
Essa ponte que leva ao rio
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Lenda do Guaraná.
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Orientação Técnico-Pedagógica
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
O Patinho Feio Língua Portuguesa Ensino Fundamental I
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Etapas de uma sequência didática
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
Identificação da atividade e do aluno
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
TRABALHO COLABORATIVO
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela C. Soares e Susana Martins Fev/2011 ATIVIDADE PROPOSTA PARA APROVAÇÃO PARCIAL DO MÓDULO I - CICLO 4 PROFa. ADRIANE HALMANN Fonte: Google imagens

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVIDADE Produção textual Fonte: Google imagens

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Google Imagens METODOLOGIA O vídeo na sala de aula, como proposta de prática pedagógica com a integração das tecnologias. Fonte: Google Imagens

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OBJETIVOS Fomentar o gosto pela produção de texto. Produzir textos orais e escritos, em dupla, apresentando e explicando para o grupo, na sala de aula. Analisar a qualidade da produção oral, adequando a linguagem utilizada à situação comunicativa, considerando a presença de elementos necessários à compreensão de quem participa da situação. Fonte: Google Imagens

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DE CONHECIMENTO Língua oral e escrita Fonte: Google Imagens PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental TEMPO ESTIMADO 3 horas Fonte: Google Imagens

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RECURSOS Video (aprender a aprender) http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI Multimídia (Datashow) Notebook Caderno Lápis Câmera digital Escâner Fonte: Google Imagens

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIMENTO 1º momento Assistir o vídeo coletivamente Discussão, interpretação e reconto do vídeo 2º momento Em dupla , elaborar um pequeno texto com base no vídeo Aprender a Aprender; O texto deverá ter um título e um diálogo entre os personagens 3º momento Depois do texto pronto cada dupla deverá ler e ensaiar para dramatizar, o texto produzido. 4º momento Avaliação dos colegas e auto avaliação Considerações da professora sobre as produções.

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PRODUÇÃO DO TEXTO

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TEXTO REVISADO Fonte: Google Imagens Aprender a Aprender Em um lugar longe da civilização, um menino varria a sua casa. De repente ele ouviu um barulho estranho. Assustado largou a vassoura no chão e saiu correndo para ver o que aconteceu. Ele viu o professor fazendo uma mágica e disse: - Eu quero aprender, eu quero aprender. Você me ensina mestre Congu? - O mestre respondeu: - Você vai precisar de muita atenção. Para começar você vai fazer esse jarro. Vou tentar mestre - disse o menino. - Tome essa massa de argila e comece a fazer o jarro. O menino tentou varias vezes e finalmente conseguiu realizar a tarefa.Ele ficou admirado com o seu esforço e os seus olhos brilharam muito. O mestre se aproximou do menino e ficou observando o trabalho dele. O menino levou um grande susto! - O mestre disse: - Agora que você já aprendeu a fazer um jarro. Vamos usar a imaginação e modelar um ovo... SOUSA, Matheus Vieira de; SANTOS, Vanessa Lima; 9 anos, 3º ano G.

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Google Imagens AVALIAÇÃO Ao longo do desenvolvimento da atividade, foi possível avaliar como o aluno: a) utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir e escrever; b) discutiu oralmente; c) relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita convencional, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever.

CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSIDERAÇÕES FINAIS A atividade que o grupo desenvolveu foi uma ressignificação da produção textual com o suporte das tecnologias. O filme, exibido em projetor multimídia, agregou qualidade de imagem e clima de cinema, elementos importantes para vivenciar uma experiência fílmica. O reconto do filme, quando scaneado e projetado para análise de todo o grupo proporcionou praticidade e despertou o interesse dos alunos ao identificar os textos dos colegas na exposição.A reescrita coletiva foi realizada com o suporte do word e também exibida em tempo real foi enriquecedor para os alunos. A tecnologia fez a diferença na qualidade desta ação. A mobilização de diversas ferramentas possibilitaram a ação estruturante das tecnologias nas atividades. Houve aprendizagem, interesse e deleite na turma de alunos. Fonte: Google Imagens