PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº de 29 de janeiro de 2009.
O valor total do semestre é referente a 6 parcelas.
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Diretrizes para os Institutos Federais
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia-Mato Grosso Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica PRONATEC Programa Nacional de Acesso.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Diretora de Políticas de EPT / SETEC/MEC Simone Valdete dos Santos
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
DITEC – Diretoria Técnica
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas Brasília, janeiro de 2013 Inclusão Produtiva Urbana.
Ministério da Educação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
“Qualificação Profissional: construindo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Educação Profissional na Bahia
Pronatec Marcelo Feres Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2013
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
52º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM As universidades estaduais e municipais no contexto da formação de profissionais de nível técnico para inserção.
Margarete Lazzaris Kleis
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Manual do FIES.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Portaria nº 125, de 13 fevereiro de 2014
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Fórum de Gestores Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica Curitiba-PR, 30 de novembro de 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Orientações, Metas, Desafios, Campanhas & Mais
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
BOLSA-FORMAÇÃO E SISUTEC NA REDE FEDERAL Nilva Schroeder Maceio / AL, agosto 2013.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Pronatec Ações de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Educação Profissional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio © Ministério da Educação, 2013

Público-alvo para Cursos Técnicos Subsequentes FAIXA ETÁRIA POPULAÇÃO POPULAÇÃO COM ENSINO MÉDIO FORA DA ESCOLA 18 a 24 anos 22.497.453 7.625.457 18 anos 3.315.464 757.779 19 anos 3.155.105 981.062 20 anos 3.089.962 1.067.454 21 anos 3.123.754 1.151.799 22 anos 3.260.583 1.234.833 23 anos 3.302.554 1.210.324 24 anos 3.250.031 1.222.206 1. O número de matrículas em cursos técnicos no país está aumentando mas a oferta está bem aquém do público-alvo disponível. Fonte: INEP/Censo da Educação Básica 2012

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com objetivos de: ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. ampliar e diversificar a oferta de educação profissional e tecnológica gratuita no país; integrar programas, projetos e ações de formação profissional e tecnológica; democratizar as formas de acesso à educação profissional e tecnológica para públicos diversos. 2. O Pronatec vem como resposta do governo para ampliar a oferta de cursos técnicos.

Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego Aumento da base instalada de unidades de ensino da Rede Federal de EPT. 1. Expansão da Rede Federal Construção, reforma e ampliação das redes estaduais de EPT. 2. Brasil Profissionalizado Expansão da oferta de cursos técnicos e FIC, utilizando a infraestrutura das unidades de ensino existentes. 3. Bolsa-Formação Oferta de cursos a distância para alcançar os municípios não contemplados por unidades de ensino presencial. 4. E-Tec Financiamento do ensino técnico para estudantes em instituições privadas ou para empresas que desejem capacitar seus trabalhadores. 5. FIES Técnico e Empresa Ampliação da aplicação dos recursos do Sistema S - recebidos da contribuição compulsória - em vagas gratuitas. 6.Acordo de Gratuidade do Sistema S Iniciativas com atuação de IES e escolas técnicas privadas 3. O pronatec está sendo desenvolvido por meio de 6 iniciativas; na apresentação focaremos nas duas de interesse para a audiência.

Bolsa-Formação Como funciona Novas formas de oferta Processo para oferta de cursos técnicos subsequentes

Como funciona a oferta de cursos por meio da Bolsa-Formação? MEC SETEC: Planeja, formula, coordena e avalia a oferta de cursos no âmbito da Bolsa-Formação. FNDE: Repassa os recursos financeiros e coordena a prestação de contas relativa à execução da Bolsa-Formação. OFERTANTES OFERTANTES: Ofertam os cursos a partir da pactuação de vagas com os demandantes. Rede Federal de EPT Redes Estaduais de EPT SENAI, SENAC, SENAR e SENAT Instituições Privadas DEMANDANTES DEMANDANTES: Identificam as demandas, mobilizam os potenciais beneficiários, realizam o processo de seleção e de pré-matrícula dos beneficiários Ministérios Secretarias Estaduais de Educação Secretarias do MEC 4. Como atualmente funciona a oferta de cursos por meio da Bolsa-Formação;

Bolsa-Formação – Novas Modalidades de Oferta (Lei 12 Bolsa-Formação – Novas Modalidades de Oferta (Lei 12.816 de 05/06/2013) Técnico Subsequente: oferta de cursos técnicos na forma subsequente para egressos do ensino médio. Ofertas pelas redes públicas (federal e estaduais) e serviços nacionais de aprendizagem Incorporação de instituições privadas, devidamente habilitadas, à rede ofertante. Processo de seleção unificada, utilizando resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Técnico Integrado: oferta de cursos técnicos nas formas integrada e concomitante na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. 5. A oferta de cursos técnicos concomitantes ainda não foi suficiente para suprir as demandas. Por esta razão amplia-se as formas de oferta possíveis no âmbito da Bolsa-Formação.

Bolsa-Formação Estudante - Oferta de Técnico Subsequente Público Portadores de certificado de conclusão de ensino médio, prioritariamente àqueles que tenham cursado o ensino médio completo em: escola da rede pública ou instituições privadas na condição de bolsista integral. Pagamento das Mensalidades A Bolsa-Formação corresponderá ao pagamento de mensalidades; O valor da mensalidade incluirá os encargos educacionais cobrados aos estudantes não- bolsistas e considerará todos os descontos regulares; O valor a ser pago será apresentado pelo ofertante e aprovado pela SETEC/MEC; Não há previsão de recurso para assistência estudantil. 6. Público-alvo e forma de pagamento para a oferta de cursos técnicos pelas instituições privadas.

Regulamentação da Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes Pronatec Lei 12.513/2011 – (Art. 6º. A, 6º. B e 6º. C, incluídos pela Lei Nº 12.816, de 2013) Bolsa-Formação Portaria № 168/2013 Habilitação e Adesão Portaria № 160/2013 Oferta de cursos técnicos pelas instituições privadas, no âmbito do Pronatec Medida Provisória № 606/2013 FIES Técnico e Empresa Portaria № 161/2013 Portaria № 25/2012 7. A legislação na qual estas novas formas de oferta estão regulamentadas.

O que as instituições privadas precisam para se tornar ofertantes no âmbito do Pronatec/Bolsa-Formação? Instituições de Ensino Superior Habilitação Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) igual ou superior a três; Atuação Cursos técnicos subsequentes relacionados aos cursos superiores da instituição, que possuem conceito preliminar de curso (CPC) maior ou igual a 3 e que são considerados prioritários para o Pronatec. Instituições de Ensino Técnico Habilitação A instituição deve estar cadastrada no SISTEC; Apresentar, nos dois anos anteriores, 100 ingressantes e 50 concluintes; Avaliação in loco realizada por comissão de habilitação de Instituto Federal; Atuação Cursos técnicos subsequentes autorizados pelos conselhos estaduais de educação e considerados prioritários para o Pronatec. 8. Como as instituições privadas podem ser ofertantes de cursos técnicos no âmbito da Bolsa-Formação.

Como as instituições privadas são habilitadas no Pronatec? Instituições de Ensino Superior Com o certificado digital (e- CNPJ), usado para acesso ao e- MEC, a mantenedora deve acessar o link de habilitação* Selecionar, para cada IES, os cursos técnicos - correlatos aos superiores com CPC>=3 - que serão ofertados Assinar digitalmente Termo de Adesão à Bolsa-Formação Parar aderir ao FIES, acessar o SisFIES no site http://sisfiestecnico.mec.gov.br Instituições de Ensino Técnico No SISTEC, acessar a aba Habilitação Pronatec Solicitar habilitação preenchendo: Dados da mantenedora e do representante legal Caracterização da UE – Cursos e Matrículas Corpo dirigente Corpo docente Estrutura Curricular Aguardar Resultado 9. Como as instituições privadas são habilitadas no Pronatec?

Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes por Instituições Privadas Habilitação Pronatec Solicita habilitação por meio do SISTEC Adesão à Bolsa-Formação Adere à Bolsa-Formação informando os cursos a serem ofertados Proposta de Turmas Propõe vagas em turmas dos cursos aprovados para oferta no Pronatec Oferta de Vagas Publica turma para processo seletivo (SISUTEC) Inscrição Estudantes se inscrevem utilizando a nota do ENEM Matrícula Estudantes aprovados se matriculam Inscrições Online Vagas não ocupadas são ofertadas no site do Pronatec 11. O processo completo de oferta de cursos técnicos subsequentes por instituições privadas 1 2 3 4 5 6 7

FIES Técnico e Empresa Como funciona Quem pode participar Financiamento e Taxa de Juros 12. FIES Técnico

FIES Técnico e Empresa Contratação de financiamento pelo estudante ou por empresa, para custeio da formação profissional de trabalhadores Ofertantes: serviços nacionais de aprendizagem e instituições de ensino privadas habilitadas Financiamento: carência de até 6 meses e amortização de 30 a 42 meses Taxa de Juros: 3,4% ao ano Forma de pagamento: Emissão de CFT-E (Certificado Financeiro do Tesouro – Série E) FIES TÉCNICO FIES EMPRESA Quem contrata o estudante a empresa Financiamento 18 meses de carência carência de até 6 meses e amortização de 30 a 42 meses Taxa juros 3,4% ao ano Forma de Pagamento 3 vezes o tempo de curso mais 12 meses Emissão de CFT-E (Certificado Financeiro do Tesouro – Série E) Ofertantes Serviços nacionais de aprendizagem e instituições de ensino privadas 13. Principais características do FIES

Pronatec – Metas até 2014 CURSOS TÉCNICOS CURSOS FIC Total de Ofertas 2011 2012 2013 2014 Bolsa Formação Estudante 411.190 9.415 99.149 151.313 Brasil Profissionalizado 529.960 33.295 90.563 172.321 233.781 E-TEC Brasil 674.000 74.000 150.000 200.000 250.000 Acordo Sistema S 404.469 56.416 76.119 110.545 161.389 Rede Federal de EPCT 343.080 72.000 79.560 90.360 101.160 2.362.699 245.126 495.391 724.539 897.643 CURSOS FIC Bolsa Formação Trabalhador 2.574.102 226.421 590.937 743.717 1.013.027 3.007.974 421.723 570.020 821.965 1.194.266 5.582.076 648.144 1.160.348 1.565.682 2.207.293 Total de Ofertas 7.944.775 893.270 1.656.348 2.290.221 3.104.936 14. Metas Pronatec que precisamos de ajuda para atingir