CBPF Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Brasília 12/04/2006 Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. A missão institucional do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas é realizar pesquisa básica.
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Bacharelado em Sistemas de Informação
Inovação e transferência de tecnologia na área de Biomateriais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
V Seminário de Redes Empresariais
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
VI Seminário de Redes Empresariais
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
ministério da educação
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
Colaboração Double Chooz Medindo Oscilações de Neutrinos
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
WS Final Resultados e Recomendações
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Workshop de Acompanhamento (2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Universidade Federal do Amazonas.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT –
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

CBPF Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Coordenação de Formação Científica Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Física ênfase em Instrumentação Científica Iniciativa pioneira Nova proposta alternativa de pós-graduação stricto sensu Visa capacitação pela solução de problemas e proposição de inovações Transferência de conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas de desenvolvimento nacional, regional ou local

Contexto institucional Coordenação de Física Aplicada - APL (2005) Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT (2007) Coordenação e engenharia de operação da RedeRio Projeto do Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia - LabNano Projeto do Laboratório de Instrumentação Científica - LIC Explícito no Plano de metas para as unidades de pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT

Formação Científica 325 dissertações de mestrado acadêmico. 311 teses de doutorado. 21 dissertações de mestrado em instrumentação científica.

Coordenação de Formação Científica Coordenação de Formação Científica CFC Coordenação de Formação Científica Pós-Graduação Extensão Doutorado Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional PIBIC PROVOC Escolas Divulgação Comitê Supervisor (estrutura decisória e colegiado supervisor) Novo Regimento específico (credenciamento dos docentes, etc.) Comitê Editorial de Notas Técnicas (com revisor)

Estrutura de Cursos Cursos Obrigatórios (4 créditos): Eletrônica Analógica e Digital Mecânica Quântica Aplicada Sistemas de Medidas e Métodos Experimentais Cursos Opcionais (4 créditos) e minicursos (2 créditos): Processamento de Sinais e Imagens Materiais Magnéticos e suas Aplicações Instrumentação Básica em Altas Energias Redes de Computadores e Computação de Alto Desempenho Técnicas de Detecção Outros: Da pós-graduação Acadêmica do CBPF De outras Instituições reconhecidas (Inmetro). 1º ano – cursos totalizando 20 créditos. 2º ano – desenvolvimento do projeto e defesa da dissertação. .

Instituição do Doutorado Corpo Docente Professor Instituição do Doutorado Ademarlaudo França Barbosa (Université Joseph Fourier) Elisa Maria Baggio Saitovitch - BP (CBPF) Geraldo Cernicchiaro - BP Eliane Wajnberg (PUC RJ) Henrique Lins de Barros Herman Pessoa Lima Júnior (UFRJ) Ivan dos Santos Oliveira - BP (University of Oxford) João Carlos Costa dos Anjos - BP (Université de Paris VII ) Luiz Carlos Sampaio - BP Marcelo Portes de Albuquerque (Inst. Politécnico de Grenoble) Márcio Portes de Albuquerque - BP Mario Vaz (Unicamp) Roberto Sarthour - BP Rubem Sommer - BP (UFRGS) Todo o corpo docente com doutorado: 14

Inserção e impacto regional Rede-Rio Rede Acadêmica desde 1992 (16 anos) 70 instituições diretas 100 inst. Indiretas Canal de 1Gbps (RNP) Canal de 310M (EBT) Tráfego  700Mbps Coordenação de Engenharia de Operação

Egressos Inserção no mercado de Trabalho: Pós-Graduação: Petrobras – Eng. de Equipamentos Eletrônicos LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron LIF-UFRJ – Laboratório de Instrumentação Fotônica INFN - Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (Roma) LCFIS-UENF – Lab. de Ciências Físicas CERN Docência e Outros Pós-Graduação: IME – Doutorado em Ciências dos Materiais UFRJ-COPPE – Doutorado em Eng. Elétrica. UFRJ-MET – Doutorado em Metalurgia UENF- Doutorado em Ciências dos Materiais Outros

Depósitos de Patentes Pedido de patente: PCT/BR2007/000224 - “Processos para Produção de Microcápsulas Dotadas de Propriedades Magnéticas, Produto Obtido e Método para a Liberação Controlada de Substancias Ativas” Autores: A, Rossi, P. Finotelle, M. Morales   Pedido de patente: PCT/BR2007/000110 - “Processo de Recobrimento de Substrato Poroso Interconectado, Intermediário de Síntese e Produto Poroso Obtido” Autores: A.Rossi, M.H.Prado, S.R.A. Santos Pedido de patente: PI0702934-9 - “Microesferas para Absorção de Metais Pesados, Processo para sua Preparação, e Processo de Remoção de Metais Pesados de Meios Aquosos” Autores: A.Rossi Pedido de Patente: - “Desenvolvimento de Esferas e Microesferas de Hidroxiapatita, Alginato de Sódio e Clorexidina Biocompatíveis para Uso na Regeneração Tecidual” Autores: A.Rossi, Soriano, C.A, Rocha-Leão, M.H.

Patentes - continuação Patente: 0000220802384150-INPI (Protocolo de depósito - Nacional)   Título: Módulo e processo de aquisição e de processamento de sinais analógicos e aparato compreendendo o mesmo. Autores: Ademarlaudo França Barbosa, Herman Pessoa Lima Jr, Luciano Manhães de Andrade Filho. Patente: 0000220802811474-INPI (Protocolo de depósito - Nacional) Título: Método para determinação da dimensão fractal através da avaliação da rugosidade de uma superfície e aparato para determinação da dimensão fractal. Autores: Marcelo Portes de Albuquerque, Marcio Portes de Albuquerque, Maysa Malfiza Garcia de Macedo, Dario Augusto Borges de Oliveira, Luiz Carlos de Lima, Leonardo Correia Resende. Patente:PI 0804365-5 - INPI Título: Método e Dispositivo para determinar a espessura de materiais Transparentes Autores: Geraldo Cernicchiaro; Jorge Luis Pinto Magalhães; Marcelo Pinheiro Sobral. Patente: n°. PI 020090096559 - INPI  Título: Registrador Multipropósito para Monitoramento Remoto (14/10/2009). Autores: Alexandre Benevento e Geraldo Cernicchiaro.

Notas Técnicas Título: INTRODUÇÃO AO MATLAB Autor(es): Alan Tavares Miranda, Márcio Portes de Albuquerque & Marcelo Portes de Albuquerque Título: Previsão do Mercado de Ações Brasileiro utilizando Redes Neurais Artificiais Autor(es): Elisângela Lopes de Faria, Marcelo Portes Albuquerque, Jorge Luis González Alfonso, Márcio Portes Albuquerque & José Thadeu Pinto Cavalcante Título: Previsão de Séries Temporais utilizando Métodos Estatísticos Autor(es): Elisângela Lopes de Faria, Marcelo Portes Albuquerque, Jorge Luis González Alfonso, Márcio Portes Albuquerque & José Thadeu Pinto Cavalcante Título: Introdução a Programação em MATLAB para o Cluster Linux Autor(es): Alan Tavares Miranda, Márcio Portes de Albuquerque, Marcelo Portes de Albuquerque & Elisângela Lopes de Faria

Conclusões Experiência de sucesso: Desafios: Iniciativa pioneira Corpo docente atuante (14): 6 depósito de patentes 107 publicações internacionais indexadas (2,5 p/a) Integrado às linhas de pesquisa Formação aberta e flexível: para a indústria para outros institutos de C&T para continuar a atividade de pesquisa Desafios: Dificuldade de Avaliação pela Capes Número de alunos atual Intercâmbio com outros Institutos Financiamento de alunos e projetos em conjunto Intercâmbio com a indústria

Potencialidades e Desafios Atrair bons e mais estudantes Maior interação com o setor produtivo Fontes de financiamento para projetos e alunos O país tem carência de pesquisadores e cientistas para inovação O CBPF concentra um conjunto de técnicas e pesquisas que incentivam uma formação multidisciplinar e flexível, propiciando o contato com o estado da arte na área de instrumentação científica