Medidas de Dispersão Aula 8.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distribuição de probabilidade
Advertisements

Distribuição de probabilidade
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Medidas de Dispersão Aula 8.
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Noções de Estatística - I
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA TESTAGEM DE HIPÓTESES Carla Daltro.
Noções de Estatística - I Módulo 17 – Frente 2 – Apostila 2 Teoria – pág.16 Exercícios – pág. 23.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
COEFICIENTE DE VARIAÇÃO MEDIDA DE DISPERSÃO ÚTIL PARA COMPARAÇÃO DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DE DADOS EM TORNO DA MÉDIA DE SÉRIES DISTINTAS. É EXPRESSO EM.
Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Medidas de Posição e Dispersão 1 Profa.M.a Ecila Alves de Oliveira Migliori.
Medidas de Tendência Central Aula 3. Medidas de tendência central Valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As mais.
Distribuições e Teorema do Limite Central Distribuições: Binomial, Poisson e Normal Mimi, você é a única normal nessa sala?! Normal em que sentido?
ESTATÍSTICA
Estatística aplicada a ensaios clínicos
Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2017 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Estatística 2. Estatística indutiva
MATEMÁTICA.
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
Correlação e Regressão
Medidas de Dispersão para uma amostra
Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Estatística Básica Medidas de Dispersão
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
Análise de Regressão.
Experiências aleatórias
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
ESTATÍSTICA Aula 5.
Exemplo 1: Produção de leite
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
Estatística Descritiva: Tabelas e Gráficos
Medidas de tendência central
Bioestatística Professora Livre Docente Suely Godoy Agostinho Gimeno
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
Ajustamento de Observações
Introdução e Coleta de Dados
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Distribuicoes de Probabilidade
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Representação gráfica dos dados estatísticos
Aula 2 - Estatística Descritiva Prof. Roosevelt A da Silva
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Ch. 6 Larson/Farber Estatística Aplicada Larson Farber 6 Intervalos de confiança.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Estatística: Conceitos Básicos
4. Calculando e interpretando medidas estatísticas
CORRELAÇÃO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPGA-Solos
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2018 Estimação Pontual Camilo Daleles Rennó
Estatística amintas paiva afonso.
Estatística.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Medidas de dispersão Prof. Kmarão
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
Estatística descritiva: organizar, analisar, interpretar dados.
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Curso Superior de Engenharia Elétrica e de Produção Faculdade Maurício de Nassau Cabo Professora: Aline Dantas ESTATÍSTICA.
Transcrição da apresentação:

Medidas de Dispersão Aula 8

Introdução As medidas de tendência central não são suficientes para caracterizar totalmente uma sequência numérica. Exemplo: X: 10, 1, 18, 20, 35, 3, 7, 15, 11, 10. Y: 12, 13, 13, 14, 12, 14, 12, 14, 13, 13. Z: 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13. Nos 3 casos, média igual a 13, porém são séries completamente distintas.

Medidas de Dispersão As principais medidas de dispersão absolutas são: Amplitude Total, Desvio médio simples, Variância, Desvio Padrão. Focaremos na variância e desvio padrão.

Desvio médio simples O conceito estatístico de desvio corresponde ao conceito matemático de distância. O desvio médio simples (DMS) é definido como sendo uma média aritmética dos desvios de cada elemento da série para a média da série.

Desvio médio simples 1º Caso - Dados Brutos: Exemplo: Calcule o DMS para a sequência X: 2, 8, 5, 6 Média = 5,25 DMS = 1,75

Variância e Desvio Padrão No caso do DMS necessita-se do módulo para que a diferença entre o valor de x e a média possam ser consideradas distância. Outra forma de se conseguir tornar essa diferença sempre positiva ou nulas é considerar o quadrado destas diferenças. Se substituimos por temos a variância. Desvio Padrão é a raiz da variância

Variância e Desvio Padrão 1º Caso – Dados Brutos: Se a sequência representa uma população, a variância é igual: Se a sequência representa uma amostra, a vriância é igual:

Variância e Desvio Padrão Exemplo: Calcule a variância e o desvio padrão para a sequência – X: 4, 5, 8, 5. Média = 5,5 Variância = 2,25 Desvio Padrão = 1,5 unidades.

Variância e Desvio Padrão 2º Caso – Variável Discreta: Como existe repetição na série, precisamos ponderar a série: No caso de População, a variância é: No caso de amostra, a variância é:

Variância e Desvio Padrão Exemplo: Calcule a variância para a série abaixo: Média = 3,65 Variância = 0,9275 Desvio Padrão = 0,988 Xi fi 2 3 5 4 8

Variância e Desvio Padrão 3º caso: Variável Contínua Neste caso, como desconhecemos o valor de “x” existentes dentro do intervalo, utilizaremos o ponto médio de cada intervalo. Variância no caso de População Variância no caso de Amostra

Variância e Desvio Padrão Exemplo: Dado a seguinte variável contínua Calcule a variância e o desvio padrão, no caso de desta variável representar uma população e no caso de representar uma amostra Variância= 10,24 e desvio padrão=3,2 Variância= 11,38 e desvio padrão=3,373 1 12 16 4 5 8 12 3 4 8 2 0 4 fi Intervalo de classe Classe

Interpretação do desvio padrão No cálculo da variância, quando elevamos o quadrado da diferença entre a média e o valor de x, a unidade de medida também fica elevada ao quadrado: Se a medida é em metros : variância é em metros ao quadrado Se a medida é em litros: a variância é em litros ao quadro Assim, o valor da variância não pode ser comparado com os dados da série: Variância não tem interpretação.

Interpretação do desvio padrão O desvio padrão supre essa questão de interpretação: tem sempre a mesma unidade de medida da série. Quando uma curva de frequência representativa da série é perfeitamente simétrica (distribuição normal), podemos tirar algumas conclusões: Este espaço contem aproximadamente 68% dos valores da série X Aproximadamente 95% Aproximadamente 99%

Interpretação do desvio padrão Exemplo: se uma série tem média = 100 e desvio padrão = 5 X 68% 95% 99% 85 90 95 105 110 110 100

Exercícios 1º) Calcule a variância e o desvio-padrão para o número de acidentes diários, observados em um cruzamento, durante 40 dias (amostra): Interprete os valores obtidos Nº acidentes Nº de dias 30 1 5 2 3 4 Resp: Var=0,87 Dp: 0,93 Var – não tem interpretação, desv. Padr – 68% (0 e 1,38), 95% (0 e 2,31), 99% (0 e 3,24)

Exercícios 2º) Calcule a variância e o desvio padrão para a distribuição de valores de 54 notas fiscais emitidas na mesma data, selecionadas em uma loja de departamentos (Amostra). Interprete os valores obtidos Resp: var=2446,72 Dp=49,46 Classe Consumo por nota R$ Nº de notas 1 0 50 10 2 50 100 28 3 100 150 12 4 150 200 5 200 250 6 250 300 Dp – 68%(37,58 e 136,50), 95%(0 e 185,96) , 99%(0 e 235,42)