Breve Diagnóstico do Planejamento da Mobilidade em Florianópolis/SC Prof. Werner Kraus Junior Depto. de Automação e Sistemas UFSC
Guilherme Peres – arq. pessoal
Alguns números Florianópolis 420.000 190.000 2,21 São José 210.000 Cidade População Automóveis Pop/Aut Florianópolis 420.000 190.000 2,21 São José 210.000 73.500 2,86 Biguaçu 60.000 17.400 3,45 Palhoça 140.000 41.700 3,36 Total 830.000 322.600 2,57
Tráfego nas pontes
Tráfego nas pontes
Estimativas de tráfego nas pontes Deinfra/SC: volume diário de 178.000 veículos nos dois sentidos (4 faixas cada sentido) Ônibus metropolitanos: em torno de 1% do total de viagens Travessias por ônibus (50 ppv): 90.000 Travessias c/ outros modos (1,2 ppv): 211.000 Tempo de travessia no pico: >1 h (5 km/h)
Como poderia ser Rede metropolitana integrada por BRT Hipótese de troca modal: 20% Travessias por ônibus: 130.000 (+44%) Travessias c/ outros modos (1,2 ppv): 170.000 Redução dos outros modos: 34.000 veículos a menos
Projetos do Governo de SC Metrô de superfície: Estudo de viabilidade para VLT ou VLP (elétrico, sobre trilho ou sobre pneus com guias em calhas) 6,5 milhões (estudos e projeto básico de engenharia) Sem levantamento de O/D Obra cara, portanto só 1 corredor, a ser decido (p/ Palhoça ou Biguaçu)
Corredor proposto
Projetos do Governo de SC 4ª Ponte: Nova ligação ao norte das existentes Solução local: trá- fego piora em outros locais
Conclusão Influência desproporcional dos operadores locais impede ação metropolitana Aposta em obras Iniciativas fragmentadas em nível estadual e municipal Perspectiva: ação para reverter estudo de viabilidade pró rede metropolitana de BRT
Obrigado