Breve Diagnóstico do Planejamento da Mobilidade em Florianópolis/SC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2. VLT – VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS
Advertisements

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
O METRÔ NOS TRILHOS DO EMPRESARIADO
Gabinete de Comunicação Social – Arte final: Cezar Arrué
Re-engenharia de Software
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE DESCENTRALIZADA Efetivando e Reavaliando as Prioridades Cumprindo o Plano 15.
Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Eduardo A. Vasconcellos
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Execução das prioridades de Governo
PENSANDO SOLUÇÕES PARA O CONGESTIONAMENTO NO LITORAL NORTE GAÚCHO
Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro
Sistemas de Média Capacidade para Transporte Público de Passageiros
Trem Regional São Paulo – Jundiaí Projeto Funcional
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
FORMATO PROMOÇÃO Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) FORMATO CO-ORGANIZAÇÃO Associação das agencias gestoras de transporte.
BRT de Curitiba – Cidade Modelo
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
Plano de Transportes Sustentáveis
André Oliveira.
1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis Ganhos Ambientais com os BRT´s - Rio de Janeiro Guilherme Wilson Gerente de Planejamento e.
MOBILIDADE URBANA FLORIANÓPOLIS
SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos
no contexto do Arranjo Metropolitano
Planejamento, implantação e operação do BRT em Belo Horizonte
III Seminário Técnico de Planejamento e Mobilidade Urbana
VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio.
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
Arco Metropolitano de Recife
10ª edição ª edição MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA, EM 2013 Esta pesquisa, realizada pelo Instituto MAPA, levanta.
Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
MODULO 2 - Dimensionamento de Linhas de Ônibus
Para responder a esta pergunta, o Instituto MAPA, levantou o volume de faturamento com veiculação publicitária junto aos veículos de comunicação dos meios:
Os Impactos do novo Plano Diretor Exemplo - Vila Madalena
Entenda o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)
Heap Sort. OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o volume de investimentos em VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina,
4ª Reunião Fórum Temático de Infraestrutura 14 de setembro de 2012.
NATAL Natal PAC 2 GRANDES CIDADES PAC 2 GRANDES CIDADES
JOÃO PESSOA João Pessoa PAC 2 GRANDES CIDADES Corredores de ônibus
A Importância do Transporte Urbano
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
Arq. Alberto Fasanaro Lauletta
Mestrando: Guilherme Luiz Bianco Milton Sampaio
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Mobilidade Urbana.
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA Janeiro 2016 Treinamento do Núcleo Gestor.
UM SONHO DE MEIO SÉCULO. CRONOLOGIA Anúncio da presidente Dilma de investimento no MetrôPoa (R$ 1 bi) 14 outubro agosto 2012 Publicação no DO da.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS NA BR-116, CONSTRUÇÃO DA BR-448, DUPLICAÇÃO DA RS-118 E EXTENSÃO DO TRENSURB À NOVO HAMBURGO.
Transcrição da apresentação:

Breve Diagnóstico do Planejamento da Mobilidade em Florianópolis/SC Prof. Werner Kraus Junior Depto. de Automação e Sistemas UFSC

Guilherme Peres – arq. pessoal

Alguns números Florianópolis 420.000 190.000 2,21 São José 210.000 Cidade População Automóveis Pop/Aut Florianópolis 420.000 190.000 2,21 São José 210.000 73.500 2,86 Biguaçu 60.000 17.400 3,45 Palhoça 140.000 41.700 3,36 Total 830.000 322.600 2,57

Tráfego nas pontes

Tráfego nas pontes

Estimativas de tráfego nas pontes Deinfra/SC: volume diário de 178.000 veículos nos dois sentidos (4 faixas cada sentido) Ônibus metropolitanos: em torno de 1% do total de viagens Travessias por ônibus (50 ppv): 90.000 Travessias c/ outros modos (1,2 ppv): 211.000 Tempo de travessia no pico: >1 h (5 km/h)

Como poderia ser Rede metropolitana integrada por BRT Hipótese de troca modal: 20% Travessias por ônibus: 130.000 (+44%) Travessias c/ outros modos (1,2 ppv): 170.000 Redução dos outros modos: 34.000 veículos a menos

Projetos do Governo de SC Metrô de superfície: Estudo de viabilidade para VLT ou VLP (elétrico, sobre trilho ou sobre pneus com guias em calhas) 6,5 milhões (estudos e projeto básico de engenharia) Sem levantamento de O/D Obra cara, portanto só 1 corredor, a ser decido (p/ Palhoça ou Biguaçu)

Corredor proposto

Projetos do Governo de SC 4ª Ponte: Nova ligação ao norte das existentes Solução local: trá- fego piora em outros locais

Conclusão Influência desproporcional dos operadores locais impede ação metropolitana Aposta em obras Iniciativas fragmentadas em nível estadual e municipal Perspectiva: ação para reverter estudo de viabilidade pró rede metropolitana de BRT

Obrigado