Qualidade Manter a qualidade do serviço requer políticas, estratégias e a filosofia de melhoria contínua.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Vendas & Atendimento.
Crescimento de 79% no total de empregos.
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
Serviços Bancários.
COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Bom Dia! Luciano Crocco.
GESTÃO DE SERVIÇO – ADM 1530 Administrando Reclamações e Recuperando Serviços.
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
A Indústria da Hospitalidade
Unidade 02 Turma: 19 Grupo: T.
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS O CASO BIG BOX. Visita ao Big Box Foram realizadas três visitas ao local, mas infelizmente não era permitido tirar fotos.
ECR - Resposta Eficiente ao Consumidor
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
ESCRITÓRIO DE PROCESSOS
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
ANDON GESTÃO VISUAL.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Administração de Marketing
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Ciclo de valor para o cliente
O Papel do Monitor.
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
- Momentos da Verdade + Consumidor se torna mais fiel. Consumidor
Padronização do Atendimento ao Cliente
Equipe: Bruno Schneider Giovana Pscheidt Jackson Soares
Qualitor CSC Gestão de Centrais de Serviços Compartilhados
Nova solução CRM da Riosoft
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
AVALIAÇÃO DE TRANSPORTADORA
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
A NORMA NP EN ISO 9001:2000 ESTÁ DIVIDIDA EM 8 SECÇÕES:
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Administração de Empresas Pessoais
Função da Administração:
Administração da Produção
Profª: Adriana Vettorazzo
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Orientações Iniciais Estágio Supervisionado Prof. Fernando Aarão Melo PUC Goiás –
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Professora Cláudia Abreu Paes
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
QUALIDADE.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Profª Claudia Pedro Corrêa
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
 Otimização e organização dos processos da confecção de uniformes  Segurança no acesso e armazenagem das informações  Rapidez no manuzeio de informações.
Prof. Paulo Roberto Leite
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
Prof. Paulo Barreto  Em serviços, a avaliação da qualidade surge ao longo do processo de processo de prestação de serviços. Cada.
Transcrição da apresentação:

Qualidade Manter a qualidade do serviço requer políticas, estratégias e a filosofia de melhoria contínua

Kaisen

Agregar Valor

Diagrama Causa/Efeito

Ações para melhoria da qualidade Concepção estratégica do negócio; Compromisso da alta gerência que investem e cobram os controles; Padrões rigorosos a serem seguidos e controle da execução; Sistemas de monitoramento dos padrões estabelecidos; Atendimento às reclamações dos clientes visando melhoria do serviço; Satisfação tanto dos funcionários quanto dos clientes; Gerenciamento da produtividade, medir, ter metas e acompanhar os resultados para punir ou premiar.

Momento da Verdade Momento da verdade é o instante em que o cliente entra em contato com qualquer setor ou pessoa da empresa e forma sua opinião sobre a qualidade do serviço. Se bem gerenciados é uma oportunidade para: Criar confiança e reforçar a imagem da empresa, agregar valor aos produtos e serviços e conquistar a lealdade dos clientes da empresa. Momentos da Verdade em um ciclo de serviço de um restaurante: reservas, estacionamento, confirmação, indicação da mesa, pedido das bebidas, pedido da refeição, a refeição, o pagamento do serviço, a entrega do carro.

Momento da Verdade Em situações corriqueiras do dia-a-dia, as pessoas costumam agir de forma automática, com um mínimo de reflexão. Se percorrerem um mesmo itinerário ou desempenham um mesmo conjunto de atividades diariamente, dificilmente poderão, ao fim do dia, lembrar-se de detalhes das situações por que passaram. A essa tendência generalizada, podemos chamar de "desligamento" ou de "abstração". As pessoas tendem a passar grande parte do tempo nesse estado até serem obrigadas a colocar-se no que poderíamos chamar de estado de atenção. Em sua grande maioria, os encontros rotineiros de serviço ocorrem de forma automática. Deve-se criar estímulo para manter o funcionário em estado de “alerta”.

Momento da Verdade Locadora de Vídeo Expectativas

Expectativa do Cliente

Roda de Serviço O ciclo de serviços (roda de serviços) é o mapa de todos os momentos da verdade vivenciados pelo cliente ao receber o serviço. Cada momento tem uma natureza diferente e será avaliado por critérios diferentes pelo cliente. Cabe a empresa conhecer esses critérios pelos quais o cliente avalia o serviço para adequar seus processos e gerar satisfação para o cliente. Também deve-se lembrar que é necessário gerar a percepção da qualidade para que o cliente avalie o serviço recebido, segundo seus critérios já definidos.

Atendimento Ass. Técnica Roda de Serviço de Assistência Técnica Entra na loja Atendido pela recepção Atendido pelo técnico Recebe orientações e promessa Recebe o orçamento decide Retira o equipamento Paga o serviço Recebe apoio s/ dúvidas Recebe contato pós-venda Atendimento Ass. Técnica

Atendimento Ass. Técnica Atenção Agilidade na solicitação Retorno se ocorrências Qualidade percebida Limpeza Organização Entra na oficina Atendido pela recepção Atendido pelo mecânico É conduzido para casa Recebe o orçamento É informado da conclusão do serviço Paga o serviço Retira o veículo Recebe contato pós-venda Situação do veículo Facilidade manobra/retirada Defeito corrigido Cortesia Apresentação pessoal Atendimento Ass. Técnica Competência Honestidade Segurança da informação Opções de pgto Cortesia Agilidade do caixa Conforto veículo Discrição Motorista segurança Cumprimento do prazo Agilidade em informar Segurança da informação Honestidade Preço/prazo

Roda de Serviço de um Hotel

Poka Yoke Poka Yoke são dispositivos que evitam que pessoas (funcionários e clientes) falhem na execução de determinada tarefa. São mecanismos “à prova de falha” utilizados pela indústria há décadas e uma criação dos Japoneses na filosofia da qualidade total. Eles podem ser utilizados, com criatividade, também na prestação de serviços. Existem 2 grupos de Poka Yoke, um relativo ao cliente e outro relativo ao funcionário. Poka Yoke do cliente – referente a atividades executadas pelo cliente que se houver falha na execução prejudica a qualidade do serviço; - Poka Yoke do funcionário – referente a tarefa a ser executada ou ao tratamento do cliente ou ao uso dos equipamentos/suprimentos durante o serviço.

Poka Yoke Exemplo do uso de Poka Yokes em produtos: - encaixe da lâmina de barbear que não permite encaixar a lâmina do lado errado; - o uso de cores nos conectores de cabos de equipamentos de informática; - a porta do carro que só fecha com a chave, evitando que o motorista tranque ela dentro; - aviso sonoro no carro, quando o motorista desliga a chave para sair do carro e esquece farol acesso.

Poka Yoke do Funcionário Possíveis erros Exemplos de Poka Yoke Tratamento não notar o cliente não ouvir o cliente não reagir apropriadamente ao cliente padrão demandando contato visual freqüente de garçons em restaurantes sinos à porta de lojas instruções claras sobre quando aeromoças devem sorrir em vôos Poka Yoke do Cliente Contato falha em se lembrar dos passos certos do processo de serviço falha em seguir o fluxo do sistema falha em seguir instruções fitas e correntes demarcando fluxo de filas em bancos trincos de banheiros em aeronaves que devem estar fechados para que as luzes se acendam caixas automáticos que entregam cartão antes de entregar o dinheiro sacado, emitindo aviso sonoro para chamar atenção do cliente para a retirada do cartão