CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP.
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Regulação e Avaliação para uma Nova Universidade
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
Avaliação Institucional
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Espaço do Professor de Ensino Superior na Rede Sinodal: oportunidade, compromisso e esperança. “Foco na oportunidade” Prof. Vilmar Thomé Reitor da UNISC.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 1 Relator: Gabriel Oliveira.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Instrumentos de Avaliação Externa Prof. Dr. Guilherme Marback Neto
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
AVALIAÇÃO COMO PROCESSO PARTICIPATIVO, REFLEXIVO SOBRE A QUALIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: possibilidades e desafios.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
III ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:O REPENSAR NA ACADEMIA
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Prof. Dr. David Lopes Neto
SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA –
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
PDI: Hora de planejar.
Pró-Reitoria de Planejamento
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
C OMISSÃO P RÓPRIA DE A VALIAÇÃO Presidente: Prof. M.e Alexandre Cestari IFSP - Campus Matão Exercício Atual na CPA: 2014 – 2016 Exercício Anterior na.
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS CAP/UnC 2012

Organização Hierárquica dos Documentos Oficiais Diretrizes Curriculares PPI – Projeto Pedagógico Institucional PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional PPG – Projeto Pedagógico da Graduação PPC – Projeto Pedagógico de Curso PED – Plano de Ensino de Disciplina PA – Plano de Aula LDB – Lei de Diretrizes e Bases (9.394) Lei 170 – Lei do Sistema Estadual de SC Resolução 100/2011 – CEE/SC Decreto 10.861 (Avaliação)

Avaliação Institucional LEI 10.861 – 14.04.2004 LEI 5.773 – 10.05.2006 RESOLUÇÃO 100/2011 – CEE/SC (Avaliação das Instituições de Educação Superior) AVALIES AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA CURSOS E IES EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES ENADE Resolução CPA/UnC CONSUn-UnC 043/2010

Etapas da Avaliação Interna 1ª. Etapa: Preparação Constituição de CPA. Sensibilização. Elaboração do projeto de avaliação. 2ª. Etapa: Desenvolvimento -Ações. Levantamento de dados e informações. Análise das informações – relatórios parciais. 3ª. Etapa: Consolidação -Relatório. Divulgação. Balanço crítico.

Dimensão 1: A missão e o plano de desenvolvimento institucional; Dimensão 2: A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades; Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; Dimensão 4: A comunicação com a sociedade; Dimensão 5: As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico- administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

Dimensão 6: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios; Dimensão 7: Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; Dimensão 8: Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional; Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes; Dimensão 10: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Dimensões Categorias de Análise Grupo de Indicadores As dimensões constituem o caminho metodológico que deverá garantir certa unidade nos indicadores avaliados e na essência das informações, de forma que possam também contribuir para análises institucionais no contexto do sistema nacional de educação superior. Embasamento teórico para as dimensões (Fontes para consultas -Documentos/Setores/Pessoas) Sustento para as Categorias de Análise (Fonte Principal – Questionários aplicados aos diferentes segmentos)