Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

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Transcrição da apresentação:

Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade nos Indicadores Rodrigo Capelato 2011

ÍNDICES – APRESENTAÇÃO GERAL 1. CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO – CPC CPC = 55% ENADE + 15% ENEM + 30% INSUMOS 2. ÍNDICE GERAL DE CURSOS - IGC IGC = (+) MÉDIA PONDERADA DOS CPC’s (+) MÉDIA PONDERADA CONCEITO CAPES DOS PROGRAMAS DE MESTRADO (+) MÉDIA PONDERADA CONCEITO CAPES PROGRAMAS DE DOUTORADO

CONCEITO – CURVA DE GAUSS

COMPOSIÇÕES CPC CPC 2008 CPC 2009 CPC 2010 CPC 2011 ENADE 40% - Nota Ingressantes 15% 15% (ENEM) Nota Concluintes IDD 30% Infraestrutura 3,06% 5% Projeto Pedagógico 8,13% Doutores 11,67% 20% Mestres 0,00% Regime de Trabalho 7,14% TOTAL 100%

Nota Enade Concluintes Componente Específico COMO CALCULAR O CPC   Infra Pedag Mestre Doutor Regime Ingressantes Concluintes IDD CPC Contínuo CPC Peso 5% 20% 15% 30% Conceitos Exemplo 3,35 3,29 3,62 2,52 1,84 3,43 2,49 2,27 Conceito Ponderado 0,17 0,16 0,18 0,50 0,09 0,51 0,37 0,68 2,68 3   Nota Enade Concluintes Formação Geral Componente Específico Peso 25% 75% Conceitos Exemplo 2,05 2,64 Conceito Ponderado 0,51 1,98 Nota Final 2,49

CÁLCULO DO IGC IGC 2010 CURSO ENADE CPC CONTÍNUO MATRÍCULAS Fisioterapia ENADE 2007 CPC 2008 CENSO 2008 - ANO 2007 Engenharia Civil ENADE 2008 CPC 2009 CENSO 2009 - ANO 2008 Administração ENADE 2009 CPC 2010 CENSO 2010 - ANO 2009 IGC CONTINUO IGC FAIXA 2,2254 300 30% 0,66762 - 1,6399 200 20% 0,32798 1,4799 500 50% 0,73995 1.000 100% 1,73555 2 % DE MATRÍCULAS IGC 2010

CONSEQUÊNCIAS DO ENADE, DO CPC E DO IGC 1. CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO – CPC Próxima turma não tem acesso ao FIES; Redução de vagas; Imagem; Supervisão in loco. 2. ÍNDICE GERAL DE CURSOS - IGC Perda de autonomia universitária; Restrição a linhas de crédito do BNDES; 3. EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES Desvalorização do diploma; Instrumento de processos de recrutamento: EMBRAER; HOSPITAL ALBERT EINSTEIN; IBM; HIPERMARCAS.

AVALIAÇÃO INFRAESTRUTURA QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFRAESTRUTURA Como são as instalações físicas (salas de aula, laboratórios, ambientes de trabalho / estudo) utilizadas no seu curso? A) Amplas, arejadas, bem iluminadas e com mobiliário adequado. B) Arejadas, bem iluminadas e com mobiliário satisfatório, embora pequenas em relação ao número de estudantes. C) Bem iluminadas e com mobiliário satisfatório, embora sejam mal ventiladas e pequenas em relação ao número de estudantes. D) Mal ventiladas, mal iluminadas, pequenas em relação ao número de estudantes e com mobiliário razoavelmente satisfatório. E) Mal arejadas, mal iluminadas, com mobiliário inadequado e pequenas em relação ao número de estudantes. Como a sua instituição viabiliza o acesso dos estudantes de graduação aos microcomputadores para atender às necessidades do curso? A) Plenamente. B) De forma limitada. C) Não viabiliza para os estudantes do meu curso. D) Não viabiliza para nenhum estudante. E) O curso não necessita de microcomputadores.

AVALIAÇÃO INFRAESTRUTURA QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFRAESTRUTURA Com relação aos livros mais usados no curso, o número de exemplares disponíveis na biblioteca atende ao alunado? A) Atende plenamente. B) Atende razoavelmente. C) Atende precariamente. D) Não atende. E) Não sei responder. Horário de funcionamento da biblioteca atende às suas necessidades. A) Plenamente adequado. B) Adequado. C) Pouco adequado. D) Inadequado. E) Não sei responder.

AVALIAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO Como você avalia o currículo do seu curso? A) É bem integrado e há clara vinculação entre as disciplinas. B) É relativamente integrado, já que as disciplinas se vinculam apenas por blocos ou áreas de conhecimento afins. C) É pouco integrado, já que poucas disciplinas se interligam. D) Não apresenta integração alguma entre as disciplinas. E) Não sei dizer. Ao iniciarem os trabalhos em cada disciplina, os docentes discutem o plano de ensino com os estudantes? A) Sim, todos. B) Sim, a maior parte. C) Sim, mas apenas cerca da metade. D) Sim, mas menos da metade. E) Nenhum discute.

AVALIAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO Os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos, procedimentos de ensino e de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina? A) Sim, todos contêm. B) Sim, a maior parte contém. C) Sim, mas apenas cerca da metade contém. D) Sim, mas apenas menos da metade contém. E) Não, nenhum contém. Qual é a disponibilidade dos professores do curso, na instituição, para orientação extraclasse? A) Todos têm disponibilidade. B) A maioria tem disponibilidade. C) Cerca da metade tem disponibilidade. D) Menos da metade tem disponibilidade. E) Nenhum tem disponibilidade.

REFERÊNCIAS Prazo do questionário sócio econômico: 07 de outubro a 06 de novembro Dia da prova: 06 de novembro Manual Enade 2011 Exemplo – questionário Onde encontrar modelo de questionário sócio econômico: http://portal.inep.gov.br/questionario-do-estudante Exemplo de prova – Formação Geral Exemplo de prova – Componente Específico Onde encontrar modelos de provas: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos

Ler com muita atenção as orientações das provas – exemplo FESP PRECAUÇÕES Ler com muita atenção as orientações das provas – exemplo FESP Cuidado com as orientações dos fiscais de prova Preencher o questionário com antecedência e com seriedade Verificar local e horário da prova com antecedência Realizar o ENADE com consciência Realizar simulações com provas dos anos anteriores

PRECAUÇÕES BOA SORTE!!!