Evasão no Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Integração entre Planejamento, Orçamento e Custos
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março.
Antonio Carlos F Galvão
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO
O DIA DO SARESP NA ESCOLA
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Prof. Murilo S. de Camargo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
30 e 31 de Julho de 2010.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Estudo Comparativo Sisu/Vestibular: proposta ForGRAD - Sisu
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Diretrizes para os Institutos Federais
Censo ABED 2012.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CENSO ESCOLAR 2012 Cadastro de Docentes
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO.
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
VI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Reflexões sobre o papel das.
Carlos Alberto Pereira da Silva - Reitor da UESPI Carlos Eduardo de Souza Gonçalves – UEA Izabel Avelar – UPE Luciano Hack – UDESC Anete Marília Pereira.
Indicadores sociais e educacionais
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Indicadores do Ensino Superior
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Estatística e Matemática
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.
Programa de Atualização em Gestão Acadêmica e Administrativa Centro Universitário Moura Lacerda Cenários e Tendências no Ensino Superior Parte II Cenários.
Conceito Preliminar de Cursos - CPC 2013 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Dezembro.
Secretaria Acadêmica Geral
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
REFLETINDO E CONSTRUINDO SOLUÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DO ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE". Profa. Dra. Loreine Hermida da Silva e Silva Pró-Reitora de.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
C ENSO E SCOLAR – QUALIDADE DOS DADOS. Melhorar a pesquisa de alunos e docentes evitando assim o cadastramento de duplos; Atualização dos cadastros; Informar.
05 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014, FORTALEZA CEARÁ.. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta.
PATRÍCIA GAZZI MARCELO CAPISTRANO. FIES FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR.
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
AVALIAÇÃO DE CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INDICADORES UTILIZADOS PELO MEC IGC = ÍNDICE GERAL DE CURSO CPC = CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO IDD = INDICADOR.
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
EVASÃO, UMA SITUAÇÃO INSTADA E DIFÍCIL DE ATACAR!
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Evasão e Redução de Matrículas: Os desafios na área de Administração
Transcrição da apresentação:

Evasão no Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Evasão no Ensino Superior XXV Encontro Nacional do FORGRAD Junho de 2012 Antonio Simões Silva Coordenador Geral de Expansão e Gestão Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação 1

O conceito de evasão O que é a evasão? 04/03/11 O conceito de evasão O que é a evasão? Evasão no ensino pode ser definida pelo numero de alunos regulares que abandonam seus cursos, instituições ou sistema formal ou informalmente , ou seja, informando a sua instituição ou não. 1ª - Evasão do curso, o desligamento formal do estudante de um determinado curso independentemente de haver mobilidade interna (sai do curso mas permanece na instituição) 2ª - Evasão da instituição, a perda definitiva do vínculo com a instituição (sai duma instituição e vai para outra). 3ª - Evasão do sistema abandona os estudos. 2

Qual das tres evasões devemos evitar? 04/03/11 Qual das tres evasões devemos evitar? As 3 perturbam o sistema. A primeira é ruim para o curso mas pode ser boa para o estudante. Pode evitar a segunda. A segunda é ruim para a institução mas pode ser boa para o estudante. Pode evitar a terceira. A terceira é ruim para todos. 3

Há diversos modelos para avaliar a evasão Como diagnosticar a evasão? PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Há diversos modelos para avaliar a evasão

Como diagnosticar a evasão? PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Nos modelos anteriores It = ingresso no ano t Ct = concluintes no ano t Mt = matriculas no ano t Mt+1 = matriculas no ano t+1 It+1 = ingresso no ano t+1

Evasão nas Universidades Federais PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Evasão nas Universidades Federais Os dois primeiros modelos pegam somente a movimentação de um ano e têm resultados praticamente iguais. Não captam a retenção. O terceiro modelo capta a movimentação do período de um curso de 5 anos. É o modelo usado na OCDE. Engloba num só pacote retenção e evasão. É conhecido tambem como de taxa de sucesso de graduação. É o modelo usado por grande parte dos outros países. O

Evasão na OCDE PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Evasão em alguns países. (fonte: Education at a Glance © OECD 2010 Para estas taxas foi usado o modelo 3

Discrepância entre modelos PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Discrepância entre modelos Ing 2006 Concl 2010 Conc 2009 Mat 2010 Mat 2009 ing 2009 ing 2010 BRASIL 130.285 88.106 86.348 763.909 696.693 199.161 237.753 Para os dados acima os resultados são: modelo 1 = 12,1% modelo 2 = 13,8% modelo 3 = 32,4%

Discrepância entre modelos PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Discrepância entre modelos Nos modelos 1 e 2 ao captar as matrículas os alunos que estão “retidos” são considerados como dentro do sistema. O modelo 3 ao mirar somente na conclusão e ingresso considera os retidos como evadidos. Note-se que num sistema em expansão, como o nosso, e que tenha alta retenção a taxa de evasão do modelo 3 tende a ser alta. No exemplo os ingressantes de 2006 eram 130.285, e em 2010 eram 237.753. Mais que o dobro!

Evasão por região - 2009 mod 1 mod 2 mod 3 REGIÃO % CO 15,30 17,49 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego mod 1 mod 2 mod 3 REGIÃO % CO 15,30 17,49 39,80 N 1,15 0,95 36,37 NE 17,26 18,88 44,37 S 12,58 13,98 34,11 SE 11,41 12,75 16,30 Fonte: Censo da Educação - 2010

Evasão por curso PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego A diferença entre mod 3 e mod 2 é a retenção?

Evasão por curso PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Obrigado pela atenção antonio.simoes@mec.gov.br PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Obrigado pela atenção antonio.simoes@mec.gov.br