BRIEFING – 2° ETAPA Matéria: Publicidade e propaganda Aluno: Tiago Santos Nascimento Turma: 1 PPN
Cliente
história
No Mundo A Johnson & Johnson nasceu há mais de um século na pequena cidade de New Brunswick, estado de New Jersey, nos Estados Unidos. Em 1886, os irmãos Robert, James e Edward Johnson montaram uma empresa com instalações modestas e 14 empregados. A ideia era criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma compressa cirúrgica asséptica pronta para o uso, que reduziria a ameaça de infecção. Nessa época, as taxas de mortalidade no pós-operatório chegavam a 90% em alguns hospitais. E não por acaso, porque o algodão comum era recolhido do chão das tecelagens e utilizado durante as cirurgias. Os médicos muitas vezes vestiam um avental já sujo de sangue para operar um paciente. A compressa que a Johnson & Johnson criou foi baseada nas teorias então revolucionárias do cirurgião inglês Joseph Lister. Ele identificou a presença de germes no ar, que seriam a fonte de infecção nas salas de cirurgia. Robert Johnson se interessou pelas descobertas de Lister e estudou uma aplicação prática para elas.
Expansão internacional Fabricando compressas e desenvolvendo novos processos de esterilização, a Johnson & Johnson iniciou sua expansão internacional em 1919, com a abertura de uma filial no Canadá. Dois anos mais tarde, a empresa deu o primeiro passo na diversificação de seus produtos com o lançamento do BAND-AID®, uma de suas criações mais usadas e conhecidas Com o crescimento, a Johnson & Johnson foi se organizando em divisões e subsidiárias e hoje está presente em 51 países, nos cinco continentes, com produtos comercializados em mais de 175 países. A empresa empenha-se atualmente em todo o mundo na fabricação de produtos cirúrgico-hospitalares, de primeiros socorros, para higiene de crianças, produtos de higiene oral, farmacêuticos, de higiene feminina e outros produtos destinados a manter a saúde e o bem-estar dos consumidores. Com isso, a Johnson & Johnson é considerada a maior e mais diversificada empresa de cuidados com a saúde do mundo, e uma companhia sempre a serviço da saúde e do bem-estar.
No Brasil Qualidade e Inovação no Brasil A Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda do Brasil é uma das maiores afiliadas do grupo fora dos Estados Unidos. Sua chegada ao país aconteceu em 1933 para suprir o mercado brasileiro com produtos de uso hospitalar e doméstico, como algodão, gaze, esparadrapo, compressas cirúrgicas entre outros. A primeira fábrica foi instalada às margens do Rio Tamanduateí, no bairro da Mooca, em São Paulo, trazendo consigo a mesma filosofia de trabalho que inspirava qualidade e inovação em seus empreendimentos. Desde então, a Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda do Brasil lançou produtos pioneiros, produzindo em escala industrial o primeiro esparadrapo antialérgico, os primeiros soros para diagnósticos sanguíneos, agulhas e suturas cirúrgicas, as primeiras compressas estéreis e descartáveis para pronto uso. Nessa trajetória, a Companhia detectou necessidades, treinou mão de obra, investiu em infraestrutura, esclareceu o consumidor, cresceu e ganhou destaque. O Brasil dava, assim, os primeiros passos rumo à autossuficiência na produção de material cirúrgico e hospitalar.
● Conteúdo de um Briefing Mudando Hábitos A Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda construiu e equipou laboratórios e unidades de fabricação e multiplicou a diversidade dos seus produtos, destacados sempre pela qualidade e pelo pioneirismo. Alguns deles mudaram hábitos de higiene pessoal e influenciaram na melhoria da saúde da população. Em 1934, o lançamento do MODESS®, primeiro absorvente descartável do mercado, revolucionou o modo de pensar da mulher brasileira. Na década de 70, as fraldas descartáveis modificaram os conceitos de higiene para bebês. E em 1984, a chegada de SUNDOWN® ao Brasil iniciou as discussões sobre a necessidade de cuidados durante a exposição ao sol. Com o seu crescimento, as instalações às margens do Rio Tamanduateí logo se tornaram insuficientes para absorver todas as atividades da empresa. Em 1954, o Parque Industrial da Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda foi instalado em São José dos Campos, cidade que fica a 72 quilômetros de São Paulo, onde hoje se concentra toda a produção de seus produtos. Em São José dos Campos, a Companhia também mantém seu Centro de Pesquisas e Tecnologia (CPT), que supre o mercado latino-americano na busca de novos métodos e processos de fabricação de produtos. ● Conteúdo de um Briefing
Produto SUNDOWN foi a 1ª marca de Protetor Solar no Brasil a lançar os primeiros fatores FPS 4, 8 e 15 em 1984. Foi com SUNDOWN que o mercado brasileiro ficou conhecendo o conceito de Fator de Proteção Solar (FPS). Um acontecimento que motivou os brasileiros a se preocuparem mais com a proteção solar. Desde seu lançamento, SUNDOWN nunca parou de inovar. A cada ano traz um novo produto que atende a sua necessidade específica.
Público Alvo O público alvo são: Mulheres, Homens, Crianças, Jovens. Pessoas que gostam ter a pele protegida do sol.
Principais atributos do sundown Proteção Balanceada UVA/UVB que previne contra as queimaduras solares e envelhecimento precoce Proteção Imediata Dentro e fora d´ água Hidratação prevenindo ressecamento da pele Proteção Ultra Resistente com 2 horas de resistência à água e ao suor, evitando contínuas reaplicações Fácil de aplicar e de espalhar Não deixa a pele oleosa Não causa irritações
Mercado A facilidade de aplicar o protetor solar em todas as partes do corpo de forma rápida e eficiente é um benefício recente, que os brasileiros usufruem desde 2009 com a ajuda da tecnologia e inovação trazidas ao Brasil por SUNDOWN, marca líder há 28 anos. Números comprovam uma evolução expressiva da versão e este mercado vem apresentando um crescimento médio por ano de 52,1%. Segundo dados Nielsen, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e a Região Centro-Oeste lideram o ranking dos que já incluíram o protetor em spray de vez em seu nécessaire. Tratam-se das praças onde a marca SUNDOWN apresentou maior evolução com um crescimento médio de mais de 54,2% levando em conta os últimos três anos. No total Brasil, a expectativa é continuar este movimento ascendente para o Verão 2012/13.
Para inovar mais uma vez e ajudar a impulsionar ainda mais este segmento, a marca que mais entende de proteção solar no País acaba de lançar o SUNDOWN Pele Molhada. A novidade em spray oferece uma tecnologia exclusiva de filtros que atravessam a água e garantem máxima proteção balanceada contra os raios UVA/UVB mesmo quando aplicada na pele molhada. A linha já está disponível no mercado em três versões: FPS 15, FPS 30 e FPS 50. Esta é uma das grandes apostas de SUNDOWN para oferecer para toda a família produtos confiáveis e práticos.
Concorrência
preços Distribuição Os preços variam de R$ 18,62 a 30,11 (Unidade) Supermercados, farmácias, lojas especializadas em produtos de beleza, lojas de conveniências, etc.
Desafio de comunicação Uma experiência surpreendente em proteção solar. Desafio Sundown percebeu que as mulheres compravam protetor para seu marido e família, mas sentiam falta de um produto mais feminino para uso próprio. Solução Foi a partir dessa necessidade que nasceu Sundown Senses, um protetor solar com a qualidade incontestável de Sundown, mas com textura mais leve, fragrância suave e nova embalagem, assinada por uma autoridade em feminilidade, a estilista Adriana Barra. A Aktuell foi responsável pela criação do nome, sugestão da parceria, evento de PR, ações de lançamento e todo o material de ponto de venda. Resultados O evento de lançamento contou com a presença de jornalistas de moda e beleza, blogueiros e proporcionou uma experiência sensorial a todos os presentes. Houve grande repercussão do lançamento na mídia de moda e beleza, gerando midia espontânea e reaproximando a marca do público feminino.