GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EM BUSCA DE UMA CLASSIFICAÇÃO PARA AS OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Advertisements

Crescimento de 79% no total de empregos.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Qualidade em Serviços 1.
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
Planejamento estratégico de pessoas
Gestão Estratégica de Operações
Marketing: Valor Para o Cliente
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
DISCIPLINA: GESTÃO DE SERVIÇOS
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
Estrutura da cadeia logística
A Indústria da Hospitalidade
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
SEXO E SERVIÇOS Busca de satisfação Motivo de união
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Ciclo de valor para o cliente
Repensando da logística
Logística de Distribuição
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Introdução Ao Marketing
ILDH – Coaching Individual e Grupal
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Modelo de Planejamento
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Introdução Inicialmente, o conceito de Logística estava relacionado com estratégia de guerra. O termo foi evoluindo até o que é conhecido hoje como ‘’Supply.
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
CU S T O MIZA Ç ÃO em MASSA Produção em massa de bens e serviços que atendem a demandas específicas.
 Supply chain é todo o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
FERRAMENTAS DE MARKETING
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
COMPONENTES DO PACOTE DE SERVIÇOS
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Função produção.
Institucional OnSet.
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Estratégia de Produção
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
2)NATUREZA DOS SERVIÇOS.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO Prof. Paulo Cezar Ribeiro Coord. Núcleo de Pesquisas Fabavi Vitória / Vila Velha

Características básicas As relações de serviço apresentam em maior ou menor grau alguns aspectos que impactam a gestão de operações: Intangibilidade de resultados; Participação dos clientes.

Gestão de operações Planejamento: não há estoque; a demanda tende a flutuar fortemente; alta participação de pessoas.

Gestão de operações Execução: os clientes interferem no processo; a reação deve ser imediata a qualquer evento de operação; a comunicação com o cliente faz parte do processo; muitas vezes, a emoção é parte do trabalho.

Gestão de operações Avaliação: a avaliação dos resultados é subjetiva; a intangibilidade dificulta a avaliação; os clientes avaliam não só o resultado final, mas o processo operacional também.

Definição Serviço é uma organização e uma mobilização, a mais eficiente possível, de recursos para interpretar, compreender e gerar a mudança perseguida nas condições de atividade do destinatário do serviço Philippe Zarifian

Volume de consumidores por período Classificação Variedade Alta Média Pequena Serviços Profissionais Loja de Serviços Serviços em Massa Baixo Médio Grande Volume de consumidores por período

Variáveis importantes Grau de intangibilidade; Customização do serviço; Grau de discernimento / negociação necessário na linha de frente; Receptor do serviço: pessoa ou posse; Meios de acesso; Fator preponderante da experiência de serviço: tecnologia / pessoas

CONCEITO DE SERVIÇO Conceito de serviço é a figura mental assumida por clientes, funcionários e acionistas para o serviço fornecido pela organização

Conceito de serviço: duas perspectivas ORGANIZAÇÃO Proposição do negócio CONCEITO DE SERVIÇO Percepção do serviço CLIENTE

CONCEITO DE SERVIÇO Conceito de serviço x visão x missão x idéia Visão - onde chegar em determinado momento Conceito - é o que faz, ligado ao passado e ao presente, o pensam os atores sociais Missão - declarações, filosofia da empresa => Valores Idéia é a noção inicial do serviço

CONCEITO DE SERVIÇO Declaração explícita ou implícita Propaganda institucional ou comunicação informal Assumir e divulgar - ajuda o alinhamento

O conceito de serviço integra vários elementos da organização

Definição do conceito de serviço ORGANIZAÇÃO Competências operacionais CONCEITO DE SERVIÇO Tipos de clientes e suas necessidades CLIENTE O conceito de serviço depende do que a empresa está preparada para oferecer e do que os clientes precisam/querem receber

Explorando os elementos chaves do conceito de serviço Experiência de serviço – percebida pelo cliente; diz respeito a como o fornecedor lida com o cliente; Resultado do serviço – o que o cliente efetivamente recebe; Operação de serviço – modo como o serviço é entregue; Valor do serviço - benefício que o cliente recebe.

Mudando o conceito de serviço EXPERIÊNCIA RESULTADO OPERAÇÃO VALOR EXPERIÊNCIA RESULTADO OPERAÇÃO VALOR

Concepções ligadas ao conceito de serviço Pacote de serviço: Bens facilitadores Bens consumíveis Intangíveis explícitos (ou benefícios físicos) Intangíveis implícitos (ou benefícios psicológicos)

Serviços periféricos e nucleares Nem sempre o serviço periférico pode ser considerado descartável; Serviços periféricos adicionados ao nuclear são difíceis de serem descontinuados.

A tangibilidade do serviço Os tangíveis oferecem indícios físicos que reforçam o valor do conceito de serviço Estão incluídos nos tangíveis Decoração, símbolos de status Equipamentos e bens que incorporam a tecnologia, Pessoas e suas roupas e acessórios