GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS Unidade I GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS Prof. Alexandre Saliba

Introdução ao mercado de trabalho A busca das pessoas por uma melhor qualidade de vida; Aumento do interesse da população em praticar exercícios físicos; Crescimento das academias de ginástica populares; Aumento da procura das academias de ginástica privadas.

Análise do mercado de trabalho De 2008 a 2010, o número de academias no Brasil aumentou em 43% , chegando a 18.195; Faturamento aprox. US$ 2 bilhões; Aproximadamente 2,86% da população frequenta as academias.

Cenário mundial das academias Ranking em receita (bilhões): 1º EUA – 20.300; 2º Inglaterra - 5.551; 3º Alemanha – 5.207; Ranking em número de academias: 1º EUA – 29.890; 2º Brasil – 18.195; 3º Itália – 7.500; Ranking em número de frequentadores (milhões): 1º EUA – 5.200; 2º Espanha e Alemanha – 7.900; 6º Brasil – 5.400.

Análise histórica do mercado Anos 80 – Ginástica Aeróbica; Anos 90 – Personal Trainer; Ano 2000 – Assessorias Esportivas; Presente – Profissional de Educação Física com Gestor.

Principais áreas de atuação Gestão de Carreiras; Gestão de Microempresas; Gestão de Clubes; Gestão de Academias.

Gestão de academias Proprietário; Diretor; Gerente; Coordenador.

Interatividade Quais são as principais áreas de atuação do profissional de educação física como gestor? Gestão de Carreiras. Gestão de Microempresas. Gestão de Clubes. Gestão de Academias.  Todos os itens anteriores são áreas de atuação.

Resposta Todos os itens anteriores são áreas de atuação.

Estrutura funcional de uma academia: departamentos Atividades aquáticas: natação e hidroginástica; Musculação: treinamento neuromuscular e cardiovascular; Lutas: boxe, jiu – jitsu, caratê...; Ginástica: localizada, step, ciclismo indoor, corrida indoor, abdominal...; Escola de esportes: judô, ballet, futebol, habilidades motoras...; Personal: atendimento particular para qualquer modalidade.

Estrutura funcional de uma academia: organograma Organograma é a disposição hierárquica dos departamentos, das pessoas e seus respectivos cargos, ilustrada por um gráfico. Cargos: diretores; gerentes e coordenadores; professores, estagiários e demais colaboradores.

Atribuições do gestor: administrativo/burocrático Tudo que envolve documentos, formulários e procedimentos. Exemplos: Monitorar o fluxo de alunos; Atualizar grade de aulas; Monitorar as ocorrências; Disponibilizar protocolos de controles para os professores e demais funcionários; Emitir relatórios com informações fidedignas aos superiores; Gerenciar custo x receita.

Atribuições do gestor: técnico/operacional Tudo que interfere no funcionamento diário da academia. Exemplos: Verificar os ambientes; Garantir a excelência na prescrição das atividades; Avaliar os professores (feedback); Seleção de profissionais; Atendimento; Inovações; Estipular metas e objetivos; Liderar.

Como um professor pode se tornar um gestor? Mérito; Avaliar o perfil; Nível de comprometimento; Todo bom professor pode se tornar um bom gestor?

Itens importantes para o sucesso de uma academia Gerenciamento eficaz de custo e receita (equilíbrio); Prestar atenção aos mínimos detalhes, pois tudo importa e pode fazer a diferença; Excelência na prescrição das atividades; Qualidade do atendimento; Gestão de Pessoas (Liderança).

Interatividade São itens que compõem as atribuições técnicas/operacionais do gestor: Atualizar as grades de aulas e monitorar o fluxo de alunos; Garantir a excelência na prescrição das atividades e liderar; Liderar e gerenciar custo x receita Liderar e monitorar as ocorrências; Disponibilizar protocolos de controles e selecionar profissionais.

Resposta Garantir a excelência na prescrição das atividades e liderar.

O que é uma empresa? Uma empresa é um conjunto organizado que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. Objetivo: Lucro.

O que é uma organização? Segundo Maximiano (2005), organizações são sistemas de recursos que procuram realizar objetivos. Recursos: humanos, financeiros e materiais.

O que é administração? Segundo Chiavenato (2003), a palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro. Baseado no estudos de Fayol, a administração de uma empresa divide-se em: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Commodity x serviços diferenciados Commodity é mercadoria de origem primária (matérias-primas). Exemplo: Açúcar + Fermento + Farinha + Ovo + Leite + Manteiga = Bolo (produto final).

Produto x serviço Produto: é algo que pode ser oferecido à um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade. Serviço: é o trabalho executado para alguém de natureza relativamente intangível, não estocável, tal que é produzido e consumido simultaneamente. Normalmente existe interação com o cliente, direta ou indiretamente.

Satisfação do cliente Combinação entre expectativa (E) e percepção (P): E > P: insatisfação E = P: normal E < P: encantamento

Interatividade Baseado no estudos de Fayol, a administração de uma empresa divide-se em: Planejamento e ação; Planejamento, ação e controle; Organização, liderança e comando; Planejamento, organização, comando, coordenação e controle; Organização, ação, comando, coordenação e controle.

Resposta Planejamento, organização, comando, coordenação e controle;

Atendimento: aluno x cliente? Aluno: pessoa que recebe informação, está aprendendo algo. Cliente: pessoa compra algum produto/serviço que está à venda.

O que as pessoas procuram nas academias? Estética; Condicionamento; Saúde e Qualidade de vida; Performance; Profilaxia; Social.

Retenção Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Então, o esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas. Clientes fiéis são muito mais propensos a comprar e tendem a consumir mais. E quanto mais fiéis, maior a vida útil da carteira de clientes da empresa, menor o custo de recuperação de clientes e maior valor financeiro agregado à marca.

Retenção Preferência pela marca; Avaliação positiva da marca frente a concorrência; Forte intenção de continuar comprando mesmo diante de outros concorrentes.

Retenção Clientes fiéis: reclamam. Cliente infiéis: 95% não reclamam, apenas deixam de comprar. 01 cliente insatisfeito costuma contaminar outros 13, enquanto que 01 satisfeito influencia apenas 05.

Retenção O seu cliente é fiel? O seu cliente confia na sua empresa? O que realmente retém os seus clientes?

Interatividade São os principais motivos pelos quais as pessoas procuram as academias: Estética, saúde e qualidade de vida; Condicionamento, social e preço; Profilaxia, performance e conveniência; Conveniência, conforto e estética; Saúde, qualidade de vida e preço.

Resposta Estética, saúde e qualidade de vida.

ATÉ A PRÓXIMA!