Apropriação de resultados SADEAM 2012 Matemática e Ciências da Natureza Fernanda Gomes Fernanda Pires
Objetivo Realizar a análise pedagógica dos resultados da avaliação de desempenho aplicada no estado do Amazonas – SADEAM - 2012.
SADEAM Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas. Avaliou, em 2012, os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental (e EJA), nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e os alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Seções 1 – Da matriz de referência ao teste de proficiência 1.2 – Os itens 1.3 – O teste 2 – Os resultados 2.1 – Participação 2.2 – Padrões de Desempenho 2.3 – Escala de Proficiência 2.4 – Percentual de acerto por descritor 2.5 – Análise dos itens
Seção 1 Da matriz de referência ao teste de proficiência
1.1 - Matriz de Referência
Competências e Habilidades??? 1.1 - Matriz de Referência Objeto da avaliação Recorte do currículo Habilidades básicas e mensuráveis Descritores Competências e Habilidades???
1.1 - Matriz de Referência As competências referem-se às diferentes modalidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos físicos, conceitos, situações, fenômenos e pessoas. As habilidades instrumentais referem-se especificamente ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993
1.1 - Matriz de Referência
1.1 - Matriz de Referência
CONJUNTO DE DESCRITORES Matriz de Referência CONJUNTO DE DESCRITORES Conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada Nível de operação mental necessário para a aprendizagem HABILIDADE O que é avaliado? Habilidades presentes na matriz Operações mentais: identificar, localizar, comparar, classificar, ordenar, estabelecer relações, interpretar, analisar, inferir, resolver dentre outras! Exemplo: conteúdo (operações) operação mental (resolver operações ou resolver problemas com operações) 4
1.1 - Matriz de Referência Atenção!!! A Matriz de Referência não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas. O que é avaliado? Habilidades presentes na matriz Operações mentais: identificar, localizar, comparar, classificar, ordenar, estabelecer relações, interpretar, analisar, inferir, resolver dentre outras! Exemplo: conteúdo (operações) operação mental (resolver operações ou resolver problemas com operações) 4
Exemplo: Conteúdo: Estatística Ler tabelas e/ou Gráficos Interpretação dos resultados da Pesquisa Simulação de Pesquisas Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em Tabelas e/ou Gráficos Elaboração e aplicação de questionários Construção de gráficos e /ou tabelas Organização dos dados
Na sala de aula: Pesquisa sobre time de futebol Separar alunos em grupo e pedir que façam um questionário com questões sobre o assunto da pesquisa Pedir os alunos que apliquem o questionário na escola com professores e alunos Após coleta dos dados, fazer a análise criando gráficos e tabelas Pedir que os alunos apresentem o trabalho A partir dos resultados encontrados, elaborar problemas envolvendo os dados coletados pelos alunos, pedir que resolvam e discutir com eles Como avaliar?
Avaliação em larga escala:
1.2 – Os itens { ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO } DISTRATORES
1.2 – Os itens Avalia uma única habilidade, portanto, o item é unidimensional. Permite avaliar as hipóteses levantadas pelos estudantes (distratores).
1.2 – Os itens O que pensou o estudante que marcou a alternativa A? B?
1.2 – Os itens
1.2 – Os itens
1.3 – O teste
1.3 – O teste Testes de Proficiência Questionários Contextuais Desempenho Escolar
Seção 2 – Os resultados
2.1 - Participação Estado Coordenadoria Escola
2.2 – Padrões de Desempenho Padrões de desempenho estudantil Estabelecimento e monitoramento das metas de qualidade educacional Caracterização do desempenho escolar Grau de realização das ações educacionais Políticas públicas voltadas à promoção da equidade Identificação do percentual de alunos em risco pedagógico (evasão, reprovação ou abandono)
2.2 – Padrões de Desempenho Matemática – 5EF Abaixo do básico – até 150 Básico – 150 a 200 Proficiente – 200 a 250 Avançado – acima de 250 Biologia, Química e Física – 3EM Abaixo do básico – até 550 Básico – 550 a 650 Proficiente – 650 a 750 Avançado – acima de 750
2.2 – Padrões de Desempenho Abaixo do Básico Matemática – 5EF Reconhecem a forma do círculo e localizam objetos em um referencial de malha quadriculada, a partir de suas coordenadas; Determinam a medida da área de uma figura poligonal construída sobre uma malha quadriculada; Resolvem problemas com números naturais de até dois algarismos. Biologia – 3EM Identificam hábitos alimentares saudáveis. Reconhecem que o desmatamento é prejudicial. Reconhecem que o macaco é geneticamente próximo do homem.
2.2 – Padrões de Desempenho
Número de Alunos Percentual 2.2 – Padrões de Desempenho Número de Alunos Percentual 200 100% ? 42% ? = x 200/100 = x/42 x = 84 estudantes
2.3 – Escala de Proficiência
2.3 – Escala de Proficiência
2.3 – Escala de Proficiência
2.4 – Percentual de Acerto por Descritor
2.5 – Análise dos Itens
2.5 – Análise dos Itens