“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO” PAULO FREIRE (1921-1997)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação e Educação Escolar
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O Início da Comunicação
Orientação Educacional
Problematizando os relatos pessoais:
Não há docência sem discência
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Vídeo Educar – Rubem Alves
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
Programa aluno pesquisador
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Curso de Pedagogia – Modalidade EAD Eixo 1 – Interdisciplina Escola, PPP e Currículo VAMOS DAR UM PASSEIO? Clique no botão ao lado para começar a trilha.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Alfabetização de Adultos e Conscientização
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
QUEM SOU EU?.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MÉTODO PAULO FREIRE.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
PAULO FREIRE 10 ANOS DE SAUDADE.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Orientações Curriculares para a Educação Básica
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Alfabetização e Letramento
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
Educação Paulo Freire. PORQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO ? Buscar uma nova organização para o espaço significa ousar. Um desafio para nós, educadores, coordenadores,
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
PAULO FREIRE.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
“Como promover observação em sala de aula”
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Rubens Alves Escrever e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intenç ões didático – pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
“CAFÉ PASSADO” um ano !!! Encontros já realizados GRUPO CAFÉ PASSADO 2008 – 2009 quase um ano !!!
Transcrição da apresentação:

“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO” PAULO FREIRE (1921-1997)

Reflexos para a formação do professor de matemática Paulo Freire:Vida e Obra Reflexos para a formação do professor de matemática

PAULO REGLUS NEVES FREIRE NASCEU EM NO DIA 19 DE SETEMBRO DE 1921, NO RECIFE, PERNAMBUCO. SUA MÃE REGISTROU NO LIVRO DO BEBÊ, ESCRITO POR ELA, ESPECIALMENTE PARA ELE: “Paulo nasceu numa segunda-feira de tristeza e aflições, pois o seu Papá estava muito mal, sem esperanças de restabelecer-se, quasi que o Paulinho seria órphão ao nascer, porém, o bom Jesus livrou-o dessa desaventura, presenteou-o restituindo a saúde ao seu Papá".

MUDOU-SE PARA JABOATÃO (NA GRANDE RECIFE) AOS 10 ANOS E AOS 13 ANOS PERDEU O PAI, COM QUEM TINHA UMA RELAÇÃO INTENSA E A FAMÍLIA PASSOU A ENFRENTAR DIFICULDADES FINANCEIRAS. FOI EM JABOATÃO QUE PAULO FREIRE INICIOU SUA VIDA ESCOLAR, LEMBRANDO DE SUA PRIMEIRA PROFESSORA: “Quando Eunice me ensinou era uma meninota, uma jovenzinha de seus 16, 17 anos. Sem que eu ainda percebesse, ela me fez o primeiro chamamento com relação a uma indiscutível amorosidade que eu tenho hoje, e desde há muito tempo, pelos problemas da linguagem e particularmente os da linguagem brasileira, a chamada língua portuguesa no Brasil. Ela com certeza não me disse, mas é como se tivesse dito a mim, ainda criança pequena: "Paulo, repara bem como é bonita a maneira que a gente tem de falar!..." É como se ela me tivesse chamado”.

CASOU-SE, EM 1944, COM A PROFESSORA PRIMÁRIA ELZA MAIA COSTA OLIVEIRA, COM QUEM TEVE CINCO FILHOS: MARIA MADALENA, MARIA CRISTINA, MARIA DE FÁTIMA, JOAQUIM E LUTGARDES. AINDA NESSE TEMPO, TORNOU-SE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO COLÉGIO OSWALDO CRUZ, EDUCANDÁRIO QUE O TINHA ACOLHIDO NA ADOLESCÊNCIA. VIÚVO, CASOU-SE NOVAMENTE EM 1988. FICOU PRESO DURANTE 70 DIAS ANTES DE SE EXILAR NO CHILE. EM 1968, ESCREVE SEU LIVRO MAIS CONHECIDO: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO.

FORMOU-SE EM DIREITO, MAS ENCAMINHOU SUA VIDA PROFISSIONAL PARA O MAGISTÉRIO. TRABALHOU INICIALMENTE NO SESI (SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA) E NO SERVIÇO DE EXTENSÃO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DO RECIFE. ELE FOI QUASE TUDO O QUE DEVE SER COMO EDUCADOR, DE PROFESSOR DE ESCOLA A CRIADOR DE IDÉIAS E "MÉTODOS" SUA FILOSOFIA EDUCACIONAL EXPRESSOU-SE PRIMEIRAMENTE EM 1958 NA SUA TESE DE CONCURSO PARA A UNIVERSIDADE DO RECIFE, E, MAIS TARDE, COMO PROFESSOR DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DAQUELA UNIVERSIDADE, BEM COMO EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO COMO A DE ANGICOS, RIO GRANDE DO NORTE, EM 1963. TESE: EDUCAÇÃO E ATUALIDADE BRASILEIRA

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO EM ANGICOS – RN 1963 PAULO FREIRE E SUA EQUIPE CONSEGUIRAM ALFABETIZAR 300 PESSOAS EM UM MÊS. PAULO FREIRE REJEITAVA A IDÉIA DE QUE TINHA CRIADO UM MÉTODO. PARA ELE, TINHA PRODUZIDO UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO. MESMO ASSIM, PODE –SE DESTACAR QUE NA TEORIA FREIRIANA HÁ TRÊS MOMENTOS CLAROS DE APRENDIZAGEM: 1- O EDUCADOR SE INTEIRA DAQUILO QUE O ALUNO CONHECE PARA TRAZER A CULTURA DELE PARA A SALA DE AULA; 2- EXPLORAÇÃO DE QUESTÕES RELATIVAS AO TEMA EM DISCUSSÃO E 3- PROBLEMATIZAÇÃO – AÇÕES PARA SUPERAR IMPASSES DA PRÁTICA.

PRESSUPOSTOS DO MÉTODO PAULO FREIRE DE ALFABETIZAÇÃO VALORIZAÇÃO DA CULTURA; HOMEM É UM SER HISTÓRICO E, PORTANTO, INACABADO; EDUCAR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO; LER A PALAVRA PARA LER O MUNDO, COMPREENDENDO SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO; BINÔMIO: EDUCADOR-EDUCANDO, EDUCANDO-EDUCADOR RELAÇÕES AFETIVAS, DEMOCRÁTICAS E OMBREADAS. - COERÊNCIA

ETAPAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO MÉTODO PAULO FREIRE 1- CODIFICAÇÃO – CÍRCULO DE CULTURA 2- DECODIFICAÇÃO E DESCODIFICAÇÃO ( PRÓPRIO DO MÉTODO PAULO FREIRE) 3- ANÁLISE E SÍNTESE 4- FIXAÇÃO DA LEITURA 5- PROBLEMATIZAÇÃO

EXPERIÊNCIA DE PAULO FREIRE NA ALFABETIZAÇÃO DE TRABALHADORES QUE TRABALHAVAM NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: NO CÍRCULO DE CULTURA, OS EDUCANDOS RESPONDEM ÀS QUESTÕES PROVOCADAS PELO COORDENADOR DO GRUPO, APROFUNDANDO SUAS LEITURAS DO MUNDO. QUÊ? POR QUÊ? COMO? PARA QUÊ? POR QUEM? PARA QUEM? CONTRA QUÊ? CONTRA QUEM? A FAVOR DE QUEM? A FAVOR DE QUÊ? AS ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO EXIGEM A PESQUISA DO QUE FREIRE CHAMA "UNIVERSO VOCABULAR MÍNIMO" ENTRE OS ALFABETIZANDOS. É TRABALHANDO ESTE UNIVERSO QUE SE ESCOLHEM AS PALAVRAS QUE FARÃO PARTE DO PROGRAMA.

A PALAVRA UTLIZADA EM BRASÍLIA FOI TIJOLO ESTAS PALAVRAS , MAIS OU MENOS DEZESSETE, CHAMADAS "PALAVRAS GERADORAS", DEVEM SER PALAVRAS DE GRANDE RIQUEZA FONÊMICA E COLOCADAS, NECESSARIAMENTE, EM ORDEM CRESCENTE DAS MENORES PARA AS MAIORES DIFICULDADES FONÉTICAS, LIDAS DENTRO DO CONTEXTO MAIS AMPLO DA VIDA DOS ALFABETIZANDOS E DA LINGUAGEM LOCAL, QUE POR ISSO MESMO É TAMBÉM NACIONAL. A DECODIFICAÇÃO DA PALAVRA ESCRITA, QUE VEM EM SEGUIDA À DECODIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO EXISTENCIAL CODIFICADA, COMPREENDE ALGUNS PASSOS QUE DEVEM, RIGOROSAMENTE SE SUCEDER. A PALAVRA UTLIZADA EM BRASÍLIA FOI TIJOLO 1º.) APRESENTA-SE A PALAVRA GERADORA "TIJOLO" INSERIDA NA REPRESENTAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO CONCRETA: HOMENS TRABALHANDO NUMA CONSTRUÇÃO; 2º.) ESCREVE-SE SIMPLESMENTE A PALAVRA TIJOLO

3º.) ESCREVE-SE A MESMA PALAVRA COM AS SÍLABAS SEPARADAS: TI - JO - LO 4º.) APRESENTA-SE A "FAMÍLIA FONÊMICA" DAS SÍLABAS: TA - TE - TI - TO - TU JA - JE - JI - JO - JU LA - LE - LI - LO - LU 5º.) APRESENTAM-SE AS "FAMÍLIAS FONÊMICAS" DA PALAVRA QUE ESTÁ SENDO DECODIFICADA: TA - TE - TI - TO - TU JA - JE - JI - JO - JU LA - LE - LI - LO – LU ESTE CONJUNTO DAS "FAMÍLIAS FONÊMICAS" DA PALAVRA GERADORA É DENOMINADO DE "FICHA DE DESCOBERTA" POIS ELE PROPICIA AO ALFABETIZANDO JUNTAR OS "PEDAÇOS", ISTO É, FAZER DESSAS SÍLABAS NOVAS COMBINAÇÕES FONÊMICAS QUE NECESSARIAMENTE DEVEM FORMAR PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

6º.) APRESENTAM-SE AS VOGAIS : A - E - I - O - U . EM SÍNTESE, NO MOMENTO EM QUE O(A) ALFABETIZANDO(A) CONSEGUE, ARTICULANDO AS SÍLABAS, FORMAR PALAVRAS, ELE OU ELA, ESTÁ ALFABETIZADO (A). O PROCESSO REQUER, EVIDENTEMENTE, APROFUNDAMENTO, OU SEJA, A PÓS-ALFABETIZAÇÃO. A EFICÁCIA E VALIDADE DO "MÉTODO" CONSISTEM EM PARTIR DA REALIDADE DO ALFABETIZANDO, DO QUE ELE JÁ CONHECE, DO VALOR PRAGMÁTICO DAS COISAS E FATOS DE SUA VIDA COTIDIANA, DE SUAS SITUAÇÕES EXISTENCIAIS. RESPEITANDO O SENSO COMUM E DELE PARTINDO, FREIRE PROPÕE A SUA SUPERAÇÃO.

“EU AGORA DIRIA A NÓS, COMO EDUCADORES E EDUCADORAS: AI DAQUELES E DAQUELAS, ENTRE NÓS, QUE PARAREM COM SUA CAPACIDADE DE SONHAR, DE INVENTAR A SUA CORAGEM DE DENUNCIAR E DE ANUNCIAR. AI DAQUELES E DAQUELAS QUE, EM LUGAR DE VISITAR DE VEZ EM QUANDO O AMANHÃ, O FUTURO, PELO PROFUNDO ENGAJAMENTO COM O HOJE, COM O AQUI E COM O AGORA, AI DAQUELES QUE, EM LUGAR DESTA VIAGEM CONSTANTE AO AMANHÃ, SE ATRELAREM A UM PASSADO DE EXPLORAÇÃO E ROTINA”. PAULO FREIRE “SE A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMA A SOCIEDADE, SEM ELA TAMPOUCO A SOCIEDADE MUDA” PAULO FREIRE

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ms. Andréia Dalcin

Contribuições para a Educação Matemática -Compreensão epistemológica -Compreensão de liberdade - Fundamentação teórica em pesquisas, projetos de extensão e formação - Olhar próprio para o interior da sala de aula -Possibilidades de ações pedagógicas efetivas -Alfabetização matemática

Compreensão epistemológica - A epistemologia de Freire está em oposição ao paradigma positivista que vê o conhecimento como neutro, livre de valor e objetivos. - Para Freire o conhecimento é continuamente criado e recriado tal como pessoas refletem e agem no mundo. Conhecimento não é fixo, é um processo dinâmico, produzido coletivamente, buscando dar sentido ao mundo. Nesse sentido o conhecimento não existe separado do como e porquê é usado, no interesse de quem.

Compreensão epistemológica - O propósito do conhecimento é as pessoas se humanizarem, superando a desumanização através da resolução da contradição fundamental da nossa época: aquela entre dominação e libertação. - Teoria: relação entre oprimido e opressor

Compreensão de Liberdade “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”( Paulo Freire, 1987,p.54) - Através do diálogo crítico, libertador que leva a reflexão e ação.

Fundamentação teórica em pesquisas, projetos de extensão e formação * Respeito a identidade cultural do outro “ A minha convicção é a de que a gente têm de partir mesmo da compreensão de como o ser humano com quem a gente trabalha compreende. Não posso chegar a área indígena e pretender que os indígenas que estão lá compreendam o mundo como eu o compreendo com a experiência que tenho, não dá. Perguntaram-me qual era a minha experiência acadêmica, de ajuda, de compreender a compressão dele. Não vale a minha experiência acadêmica, minha sabedora “pifa” no momento em que eu não sou capaz de compreender a sabedoria do outro” ( Paulo Freire, 2003. p. 129)

“ Mas respeitar a cultura do outro não significa manter o outro na ignorância sem necessidade, mas fazê-lo superar sua ignorância não significa ultrapassar os sistemas de interesse sociais e econômicos da sua cultura. É como se houvesse gente inteligente no outro planeta, noutro lugar, noutro universo, e viesse aqui, agora, e dissessem a mim que eu devo pensar da forma absolutamente contrária àquilo que penso, pois lá já se pensa diferente. Não posso me submeter a uma coisa dessas” (Paulo Freire, 2003. p. 131).

Olhar próprio para o interior da sala de aula -Diversidade cultural -Educação bancária (sistema de avaliação – provas, ENEM, ENADE...) -Relação oprimido-opressor -Movimento de reflexão e ação -Busca por temas geradores (projetos) -Valorização da curiosidade que motiva

Possibilidades de ações pedagógicas efetivas -Colocação de Problemas e não apenas resolução de problemas. Para Freire o desenvolvimento de uma consciência crítica emerge a partir de uma educação dialógica de colocação de problemas. -Análise de situações problema -Explorar a não neutralidade das estatísticas “Matemática Crítica”

Alfabetização Matemática

Alfabetização matemática - Diversidade de linguagens e práticas - Linguagem imagética -Língua materna – oralidade e escrita -Linguagem matemática

Afinal de contas os homens e as mulheres, num determinado momento de sua experiência, longa experiência milenar e histórica, se tornaram capazes de intervir no mundo e compreender a sua agonia. Em todo o processo de compreensão do mundo, há um processo de produção e compreensão do conhecimento. Em todo o processo de produção do conhecimento, está implícita a possibilidade de comunicar o que foi compreendido, o que você faz não só apenas com a linguagem oral, mas faz também com desenhos e com várias outras linguagens (PAULO FREIRE, 2003, p. 128)

Referências BOLEMA. Conversa com Paulo Freire. Ano 16, n. 20, 2003 pp. 127-137 FRANKENSTEIS, Marilyn. Educação matemática crítica: uma aplicação da Epistemologia de Paulo Freire. In:BICUDO, Maria A. Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

PARA SABER MAIS... LIVROS DE PAULO FREIRE DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DA UNEMAT: 1- EDUCAÇÃO E MUDANÇA 2- PEDAGOGIA DO OPRIMIDO 3- PEDAGOGIA DA ESPERANÇA 4- EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE 5- PROFESSORA SIM, TIA NÃO 6- PEDAGOGIA DA AUTONOMIA 7- A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER SÍTIOS: www.paulofreire.org (INSTITUTO PAULO FREIRE) www.paulofreire.ufpb.br (BIBLIOTECA PAULO FREIRE) www.pucsp.br/paulofreire (CÁTEDRA PAULO FREIRE)

Contatos: Andréia: a_dalcin@terra.com.br Camila: profacamilaoliveira@uol.com.br