TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Perfil do Ensino Médio Perfil do Ensino Médio Mudanças e novidades para o ano de 2009.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
SAPEX ALECIO DAMICO (2010)*
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
Curso de Aperfeiçoamento Docente
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sistema Seriado de Avaliação SSA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Programa Ler e Escrever
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Departamento do Ensino Secundário
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Prof.ª Irislane Figueiredo
As avaliações e bases de dados do INEP
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
Introdução a Engenharia de Alimentos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar 04 e 05
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
Documentos e Propostas legais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR Conteúdo: ENEM x Vestibular Tradicional; Vestibular Específico x Vestibular Global; Questões Tradicionais x Questões Contextualizadas; Redação. Prof. Alexandre Faé (matemática no vestibular) prof_alefae@yahoo.com.br Profa. Ms. Geneviève Faé (redação no vestibular) genefaers@hotmail.com

VESTIBULAR TRADICIONAL CONTEÚDO ENEM VESTIBULAR TRADICIONAL A matriz de referência do ENEM apresenta um programa superficial, com conteúdos muito diluídos. O objetivo é eliminar a excessiva memorização e trabalhar outras habilidades como interpretação de textos e resolução de problemas. A maioria dos concursos vestibulares apresenta programas extensos, normalmente trabalhados em ementas de Ensino Médio tradicional. O objetivo é avaliar a formação teórica decorrente de toda a educação básica. Sugestão: elaborar concursos vestibulares que desafiem o aluno no sentido de questionar os aspectos MAIS relevantes da formação básica, descartando-se os conteúdos programáticos muito extensos. Em outras palavras, concursos que investiguem habilidades, competências e conhecimentos inerentes ao início de qualquer carreira acadêmica.

VESTIBULAR ESPECÍFICO X VESTIBULAR GLOBAL VESTIBULAR ESPECÍFICO (OU POR ÁREA DE INTERESSE) VESTIBULAR GLOBAL Seleciona alunos com preparação específica. Tende a aprovar “especialistas” em determinadas áreas, que pouco desenvolvem habilidades e competências que julgam “desnecessárias” ao curso escolhido. Seleciona alunos com visão global e formação básica mais ampla. Tende a aprovar alunos que apresentam bom domínio de conhecimento nos diversos componentes curriculares do Ensino Médio. Sugestão: vestibular global. A tendência dessa modalidade de concurso é aprovar estudantes mais capazes de resolver problemas, já que essa postura implica a visão do todo, não só das partes. Os vestibulares específicos realizam o oposto: corroboram a fragmentação do conteúdo, herança descarteana. Além disso, as teorias pedagógicas mais modernas apontam o caminho da interdisciplinaridade.

QUESTÕES TRADICIONAIS X QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS Privilegiam memorização e/ou conhecimento específico à interpretação e/ou compreensão de textual. Normalmente não apresentam aplicações ou conexões com outras áreas do conhecimento. Associam conhecimento específico à interpretação e/ou compreensão textual. Podem minimizar a necessidade de memorização por meio de informações relevantes apresentadas no texto, como fórmulas, propriedades, definições, etc. Considera-se, então, que o aluno deve saber RELACIONAR os dados, não memorizá-los. Sugestão: questões contextualizadas que priorizem as habilidades e competências descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e minimizem a necessidade de memorização.

Exemplo de questão tradicional na prova de matemática: Fonte: Vestibular de verão/2011 de universidade gaúcha.

Exemplo de questão contextualizada na prova de matemática: Fonte: Vestibular de verão/2012 de universidade gaúcha.

VESTIBULAR TRADICIONAL REDAÇÃO ENEM VESTIBULAR TRADICIONAL Em junho de 2012, o INEP divulgou o Guia do Participante 2012, composto pelo detalhamento das competências avaliadas, análise da proposta de redação de 2011 e análise de algumas redações nota máxima. O objetivo foi tornar a metodologia de avaliação mais transparente e facilitar o estudo. As Universidades divulgam os critérios de correção no Manual do Candidato, mas não explicitam detalhadamente o que a banca avaliadora espera do aluno. Não há exemplificação. “Adequação à norma culta da língua portuguesa” Alguns concursos divulgam textos de alunos que obtiveram nota máxima. Exemplos: FUVEST, UNICAMP, PUCRS (provas até 2007). Sugestão: mais divulgação de material de apoio, com esclarecimento dos critérios de correção das redações e modelos de textos. Tal material auxilia o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e nos cursos pré-vestibulares, instrumentalizando o aluno não só para atingir as expectativas das bancas avaliadoras como também para melhorar a competência discursiva.

Como o vestibular pode ser agente estimulador para que os alunos de Ensino Médio se empenhem mais nos estudos? Padronização dos conteúdos programáticos nos diferentes vestibulares; Aplicação de vestibulares globais (com todas as disciplinas), incentivando o aluno a estudar todos os componentes curriculares do Ensino Médio; Divulgação dos programas de vestibular aos docentes de Ensino Médio, bem como aos alunos, disponibilizando mais material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem; Realização de simulados para o Ensino Médio (organizados pelas Universidades), incluindo a prova de redação; Sistematização das datas de aplicação das provas, para que o aluno possa prestar diversos vestibulares.