PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Programa Especial de Formação Pedagógica de
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Diretrizes para os Institutos Federais
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Curso Técnico em Meio Ambiente
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL.
OBJETIVO INSTITUCIONAL Nº 13 Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Universidade Federal do Amapá
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Pró-Reitoria de Planejamento
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Discentes Os escores de ingresso no curso caracterizam candidatos de alto nível? Avaliação Externa: A Sim Avaliação Interna Sim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Pró-Reitoria de Administração Plano de Gestão II Seminário de Acompanhamento.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
REUNE E O NOVO DESENHO PARA A. DIRETRIZES-DECRETO 6.096/07 Reduzir taxas de evasão, ocupar e aumentar vagas (noturno); Ampliar a mobilidade; Revisar a.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.

ÓRGÃOS VINCULADOS Colégio de Aplicação – CAP-COLUNI. Diretoria de Programas Especiais. Diretoria de Registro Escolar. Diretoria de Vestibular e Exames – DVE. Biblioteca Central

OBJETIVO 2 Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. 100% Meta – Adequar o Regime Didático aos campi da UFV. Êxito: foram realizados estudos sobre esta adequação, que culminou com a publicação da Resolução n. 09 de 2010-CEPE

OBJETIVO 5 Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. 30% Meta - Elaborar, com a participação da comunidade universitária, o Projeto Pedagógico Institucional – PPI-UFV. Meta - Coordenar a elaboração e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFV. 70% Meta - Promover ampla mobilidade estudantil mediante o aproveitamento de disciplinas e a circulação de estudantes entre cursos de graduação. 50%

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Aperfeiçoar os processos de seleção e acesso aos cursos da UFV. Êxito: extinção do Concurso Vestibular e implementação do processo seletivo através do SISU-ENEM.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Revisar a estrutura acadêmica da PRE buscando constante elevação de sua qualidade. Êxito: discussão e análise da estrutura da PRE. Insucesso: implementação parcial.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Tornar mais eficazes os métodos de ensino e aprendizagem das disciplinas de graduação. Êxito: realização do Programa de Formação Continuada de Professores da UFV.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Propiciar treinamento em práticas didático- pedagógicas, aos docentes envolvidos com o ensino de graduação e de nível médio e tecnológico, visando tornar mais eficazes os métodos de ensino-aprendizagem. Êxito: realização do Programa de Formação Continuada de Professores da UFV.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Reavaliar e otimizar a oferta de disciplinas dos cursos de graduação. Êxito: foram realizadas reuniões para abertura de novas turmas. Insucesso: não foi alcançado êxito em alguns departamentos.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Reestruturar os cursos de graduação da UFV. Êxito: foram aprovadas alterações em matrizes curriculares dos cursos de graduação. Insucesso: alguns cursos não conseguiram encaminhar as mudanças em tempo hábil.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta– Estabelecer políticas de integração entre a Coordenação Geral das Licenciaturas e as escolas de ensino médio. Êxito: interação entre a UFV e as escolas de ensino médio por meio do PIBID, dos estágios curriculares e de projetos.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Atualizar metodologias e tecnologias de ensino- aprendizagem. Êxito: oferecimento de oficinas sobre metodologias ativas e seminários sobre temas referentes ao assunto. Insucesso: necessidade de ampliar o número de oficinas e seminários.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 50% Meta – Redimensionar e aperfeiçoar o Programa de Apoio Didático às Ciências Básicas PAB-Tutoria. Êxito: atendimento a um número significativo de estudantes, ampliando-lhes as possibilidades de permanência na UFV. Insucesso: garantir a presença de um maior número de estudantes nas atividades.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Estabelecer procedimentos amplos, contínuos e dinâmicos de avaliação de cursos e de disciplinas de graduação e implantar a avaliação de docentes na UFV. Êxito: a avaliação das disciplinas dos semestres letivos. Nomeação de comissão para criar critérios de avaliação de cursos. Insucesso: não implementação da avaliação parcial de docentes.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Articular a educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica. Êxito: realizadada através dos estágios supervisionados, PIBID e projetos desenvolvidos nas escolas (PRODOCÊNCIA). Insucesso: necessidade de ampliar o número de projetos.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 50% Meta – Adequar o quadro de docentes e técnicos administrativos às necessidades dos cursos de graduação e de nível médio e tecnológico.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 50% Meta – Adequar os laboratórios e salas de aula às necessidades básicas do ensino. Êxito: aquisição de equipamentos para as salas de aula.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Melhorar e ampliar as oportunidades de estágio em ensino, para atender às necessidades das licenciaturas. Êxito: Normatização dos Estágios das Licenciaturas.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 0% Meta – Diversificar as modalidades de graduação, preferencialmente com superação da profissionalização precoce e especializada. Insucesso: não implementação do Bacharelado Interdisciplinar.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Propor a criação de outros cursos de graduação no campus Viçosa. Êxito: implementação dos cursos previstos no REUNI. Insucesso: não preenchimento de todas as vagas.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta – Propor a criação, no campus Florestal, de outros cursos técnicos pós-médios e de graduação. Êxito: implementação dos cursos previstos no REUNI, com algumas adequações. Insucesso: não preenchimento de todas as vagas.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta – Propor a criação, no campus Rio Paranaíba, de outros cursos de graduação. Êxito: implementação de novos cursos.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Propor aumento de vagas nos cursos de graduação da UFV. Êxito: ampliação do total de vagas com os cursos previstos no REUNI. Insucesso: não preenchimento de todas as vagas.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Aumentar a taxa de diplomação dos cursos de graduação da UFV. Êxito: índice de diplomação de 82,1%.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Implementar regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos. Cursos com dupla diplomação:Bacharelado e Licenciatura. Bacharelados Interdisciplinares

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Reduzir a taxa média de evasão dos cursos de graduação da UFV para 15%, em Insucesso: índice de evasão de 18,9%.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta – Aprimorar os critérios para preenchimento das vagas ociosas dos cursos de graduação, de nível médio e tecnológico. Êxito: criação de comissão para elaborar projeto de admissão de candidatos utilizando o ENEM. Mudanças no processo seletivo.

OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Preencher 100% das vagas ociosas disponibilizadas até o ano de Insucesso: não preenchimento do total de vagas ociosas.

OBJETIVO 8 Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. 90% Meta– Identificar e, ou criar indicadores que possibilitem o norteamento de ações da PRE para viabilizar diagnósticos e estabelecer políticas internas de apoio à pesquisa em ensino. Informações do Sistema de controle acadêmico- Discussão no CTG

OBJETIVO 8 Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. 70% Meta – Estimular o envolvimento ativo de docentes e discentes da graduação em atividades relativas a pesquisa em ensino. Projetos em Ensino

OBJETIVO 8 Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. 70% Meta – Fomentar as iniciativas e experiências didáticas e metodológicas que visem à melhoria do processo ensino- aprendizagem. Parceria PRE/Departamentos-Bolsistas Reuni

OBJETIVO 18 Prover continuamente condições para melhor uso das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e segurança patrimonial e comunitária. 50% Meta – Estabelecer um programa permanente de manutenção dos pavilhões de aula. Êxito: aquisição de mobiliários e equipamentos de informática para as salas de aula. Insucesso: ainda não concluída a obra do Pavilhão de Aulas III e acessibilidade do PVA.

OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 100% Meta – Reestruturar a Secretaria Geral de Graduação - SEG. Êxito: Junção da SEG com a Diretoria de Registro Escolar. Insucesso: não adequação dos procedimentos executados pela SEG no Sistema de Controle Acadêmico do RES.

OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 80% Meta – Manter permanentemente atualizados os sistemas computacionais utilizados pelo RES. Êxito: Atualização constante do Sistema de Controle Acadêmico. Insucesso: não implementação dos procedimentos executados pela SEG no Sistema de Controle Acadêmico do RES. Em fase de implementação de mudanças ocorridas no Regime Didático.

OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 50% Meta – Dar visibilidade às deliberações do Conselho Técnico de Graduação - CTG. Êxito: elaboração do projeto do SISCTG. Insucesso: não implementação do referido sistema.

OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 20% Meta – Dar visibilidade às ações do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação – CLA do PET-UFV Êxito: composição do Comitê de acordo com a legislação. Integração CLA à PRE. Insucesso: não elaboração do sistema computacional.