Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira ESTRATÉGIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO - Todas as organizações necessitam de uma direção estratégica - Estabelecer princípios gerais que nortearão seu processo de tomada de decisões Dimensões das decisões estratégicas: - Abrangência - Ambiência - Prazo
Estratégia da produção “De cima para baixo” (top-down) “De baixo para cima” (bottom-up) Requisitos do mercado Possibilidades dos recursos “Nenhuma dessas quatro perpectivas sozinhas dá-nos uma visão geral do que seja a estratégia de produção. Juntas, no entanto, elas fornecem uma ideia das pressões em jogo para formar o conteúdo da estratégia da produção” Slack, 2009
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Perspectiva top-down O que a empresa deseja que as operações façam Estratégia de operações Perspectiva das exigências do mercado O que o mercado requer que se faça Perspectiva dos recursos de operações O que os recursos podem fazer O que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer Perspectiva botton-up
Estratégia da produção “De cima para baixo” (top-down) CORPORATIVA DE NEGÓCIOS Produção Marketing Finanças
Estratégia da produção “De baixo para cima” (bottom-up) Emergente Incorpora as ideias que vêm da experiência diária Muitas estratégias surgem (emergem) com o tempo, da experiência operacional Exemplos: Shopping Iguatemi e Duloren
Marketing Produção Objetivos Estratégia da produção Requisitos do mercado “Nenhuma operação produtiva que falhar continuamente em servir seu mercado de forma adequada tem chance de sobreviver no longo prazo” Slack, 2009 Marketing Produção Objetivos
Estratégia da produção Possibilidades dos recursos - Restrições e capacidades/limites e competências O que temos? O que podemos? - Processos - Recursos intangíveis
Como funciona um carro? FILME PEÇAS HONDA
INFRAESTRUTURA = COMO FAZER Estratégia de Operações (decisões) ESTRUTURA = PROJETO INFRAESTRUTURA = COMO FAZER ACONTECER O PROJETO
Estratégia da produção O PROCESSO DA ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO Ligação dos objetivos estratégicos da operação com os objetivos de nível de recursos; O uso de fatores competitivos para traduzir a estratégia empresarial; Identificação da importância dos fatores competitivos diante da preferência do cliente; Iteratividade; Comparação entre o exigido e o realizado. * * *