Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESCOLA SENAI MARIO AMATO
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
um desafio contemporâneo
Formação por competências
COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Tecnologia e Educação.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O papel do conteudista.
Conceitos e Gerações de EAD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURRICULO +.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PEI – Programa Educacional Individualizado
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Hora do PISA Aloizio Mercadante 2/maio/2016.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Transcrição da apresentação:

Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais aptos para o mercado de trabalho do século 21 Sérgio Roberto Arruda Diretor Regional SENAI/SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina – BRASIL

“Observo que um saber não pode ser novo senão diferencialmente, por relação a um antigo, tanto se ele o renova, como se ele aí acrescenta e faz recuar as bordas do não sabido.” Colette Soler, 1998.

Posição brasileira no ranking de alguns indicadores Indicador Posição PIB 7ª IDH 84ª Produtividade 75ª Inovação 58ª PISA 54ª

Nível de alfabetismo da população de 15 a 64 anos por escolaridade da população em 2011 Nível/Escolaridade Nenhuma Fundamental I Fundamental II Médio Superior Analfabeto 54% 8% 1% 0% Rudimentar 41% 45% 25% 4% Básico 6% 43% 59% 57% 34% Pleno 5% 15% 35% 62% Fonte: INAF Brasil, 2011

7.2 5.3 pessoas entre 18 e 25 anos que não estudam e nem trabalham milhões milhões pessoas entre 18 e 25 anos que não estudam e nem trabalham (Geração “nem-nem”) profissionais que a indústria brasileira precisará qualificar até 2015 Fonte: Mapa do Trabalho SENAI Fonte: Ipea, 2012

55% 52% 41% 14,89% Participação da Educação Profissional Estudantes que fazem Educação Profissional 55% 52% 41% 14,89% Fonte: CNI

PIB por hora trabalhada Produtividade PIB por hora trabalhada Fonte: OCDE

Os Jovens têm mais educação, mas a produtividade mudou pouco 6-2: - 7 Produtividade do Trabalho Fonte: BID

Mudança no mundo Novo profissional Novo aluno Novas tecnologias Novo mundo de trabalho

Mudança na escola (?)

Escola do Futuro (?) Tecnologia por Tecnologia

Como desenvolver competências para o mundo do trabalho e para a vida?

Aprendizagem significativa Gestão Metodologia Currículo Tecnologia

Nacional Estadual Escola Gestão (Planejamento) PNE I PNE II (2011 – 2020) Estadual PEE Escola Projeto Político Pedagógico Plano de Ensino Plano de Aula

Currículo e Metodologia Mundo do Trabalho Perfis Profissionais Desenho curricular Prática docente Mundo do Trabalho

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL OCUPAÇÃO Conjunto articulado de atividades destinadas à obtenção de bens ou serviços PERFIL PROFISSIONAL Descrição do que idealmente é necessário ao trabalhador saber realizar no campo profissional correspondente a uma determinada ocupação QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Processo ou resultado de formação e desenvolvimento de capacidades para alcançar as competências de um determinado Perfil Profissional definido no mercado de trabalho. Comitê técnico setorial - Fórum técnico-consultivo que possibilita a aproximação entre o mundo do trabalho e a educação profissional. Fonte: SENAI, Metodologia SENAI de Educação Profissional

Desenho curricular É o resultado do processo de transposição das informações do mundo do trabalho para o mundo da educação, traduzindo pedagogicamente as competências de um perfil profissional. É o resultado do processo de concepção de ofertas formativas que devem propiciar o desenvolvimento das capacidades referentes às competências de um perfil profissional

Para o SENAI, COMPETÊNCIA PROFISSIONAL implica mobilização Competências Para o SENAI, COMPETÊNCIA PROFISSIONAL implica mobilização Para o SENAI, COMPETÊNCIA PROFISSIONAL implica mobilização de CONHECIMENTOS, HABILIDADES e ATITUDES profissionais necessários ao desempenho de atividades ou funções típicas, segundo padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho

Capacidades O objetivo do docente é transcender a reprodução de conteúdos e a automatização de técnicas de forma a favorecer o desenvolvimento de capacidades que permitam ao aluno: Planejar Tomar decisões Realizar com autonomia determinadas atividades ou funções Transferir tais capacidades desenvolvidas para diferentes contextos Desempenhar funções “fora do manual”

Avaliação do ensino e da aprendizagem Deve ser entendida como instrumento de melhoria contínua do processo de ensino e de aprendizagem, sendo utilizada em diferentes momentos e com diferentes objetivos.

Básicas – Específicas - Gestão Mundo do Trabalho C1 C2 . Cn Desenho Curricular Capacidades Básicas – Específicas - Gestão CTS Perfil Profissional Mundo do Trabalho SA1 SA2 SA3 c1? c2? c3? C1 C2 . Cn Mundo do Trabalho SA1’ SA2’ SA3’ c1’? c2’? c3’?

Tendência - Ensino individualizado Plataformas adaptativas Permitem a construção de itinerário formativo individual. Contemplam ritmos e formas de aprendizagem diferentes. Permitem acesso a diversas experiências de aprendizado, tais como games, vídeos, textos, exercícios, atividades em grupo recebendo, em tempo real, feedback sobre seu próprio desempenho. Ferramentas educacionais adaptativas

Tecnologia aplicada à Educação Acessibilidade e mobilidade Laboratórios virtuais e remotos Simuladores, jogos e animações Sistemas de apoio à Educação Exemplos:

Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes

Casos do SENAI/SC + Apoio aos Docentes Atribuições SENAI/Unidade Docentes Facilitador de Tecnologia Educacional Coordenação Pedagógica + Atribuições Apoiar docentes no uso de tecnologia aplicada às necessidades educacionais. Liderar atividades de compartilhamento de conhecimento. Apoiar a implementação de estratégias de aprendizado baseadas em projetos (situações de aprendizagem). NÃO: prestar suporte técnico de TIC

Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes “A experiência de realizar uma videoaula foi diferente e interessante. É importante para apresentar aos alunos o resultado do próprio trabalho de uma forma descontraída e interativa. O material da videoaula poderá ser utilizado em outras turmas para enriquecer e também motivar para a realização de atividades envolvendo recursos tecnológicos”. (Professora, SENAI Videira). “Os recursos repassados pelo Facilitador de Tecnologia Educacional têm me auxiliado muito nas aulas práticas para o vestuário e assim tenho mais tempo disponível para auxiliar os alunos durante as atividades práticas” (Professora, SENAI Canoinhas).

Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes “Ter este modelo de trabalho em nossa atividade sobre Transgênicos facilitou, até por eu estar em casa, eu tive uma liberdade maior e até ficou mais fácil de pesquisar e formar uma opinião” (Aluno, SENAI São Miguel do Oeste, sobre atividade on-line proposta). “Sem o novo modo da professora dar aula a gente aprende, sim. Mas assim, podendo utilizar celular, vídeos etc a gente aprende com mais vontade” (Aluno, SENAI Itajaí). “A situação de aprendizagem esta ajudando a entender o que vamos encontrar no mercado de trabalho, com ela conseguimos entender melhor como acontece o processo de fabricação dentro de uma empresa. O recurso digital elaborado pelo professor ajudou a entender os processos necessários para a elaboração do desenho, bem como auxiliou na criação dos desenhos para o projeto que desenvolvemos para o Mundo SENAI” (Aluno, SENAI Luzerna).

Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Docentes - Planejamento Situação de Aprendizagem

Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Blogs de docentes

Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Vinícius de Moraes Trigonometria

Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Realidade aumentada

Obrigado arruda@sc.senai.br