Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PARA EMPRESAS TURÍSTICAS

Determinantes da estratégia competitiva: - Conhecer o Cliente - Conhecer a concorrência João Evangelista

Conhecer o Cliente PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR Elasticidade-Preço da Demanda CAPACIDADE DE PAGAMENTO Nível de renda

Conhecer a Concorrência Estruturas de Mercado I - A Concorrência Perfeita II - Concorrência Imperfeita - Oligopólio - Monopólio - Concorrência Monopolística

Concorrência Perfeita Atomização dos agentes Homogeneidade dos produtos e serviços Perfeita mobilidade dos concorrentes Preço definido pela oferta e da procura EX: serviço ofertado por Albergues.

Monop ó lio Apenas um vendedor Inexistência de substitutos para o produto do monopolista Existência de barreiras de entrada Poder para definição de preços. Por exemplo, uma empresa que tenha exclusividade na exploração de um roteiro turístico.

Concorrência Monopol í stica Alta competitividade Diferenciação de produtos como peculiaridade. Produtos substitutos, diferenciados. O mercado turístico é dominado por essa estrutura de mercado - diferenciação de produtos.

Oligop ó lio Poucas empresas que dominam o mercado Produto pode ser diferenciado ou padronizado; Visibilidade é alta, embora limitada pelos segredos estratégicos dos principais rivais; Preços podem estar livres, gerando guerras, ou ser controlados por Cartéis. Exemplo: setor de aviação brasileiro

Estrat é gias Competitivas Liderança no Custo Total Diferenciação Enfoque ou nicho de mercado Propaganda

Condi ç ão de Maximiza ç ão de Lucro LUCRO = RT - CT LUCRO = P*Q - Cme*Q LUCRO = (P - Cme)*Q (P - Cme) - margem de lucro por Unidade (P - CVme) - margem de contribuição por Unidade

Resumo A escolha da Estratégia competitiva no Mercado Turístico depende das informações sobre a estrutura de mercado e do consumidor. A racionalidade econômica da escolha está associada a maximização do lucro e a ampliação da participação da empresa no mercado.

Bibliografia COOPER, Chris, Turismo, princípios e prática / Chris Cooper, John Fletcher, Stephen Wanhill, David Gilbert e Rebecca Shepherd; trad. Roberto Cataldo Costa - 2.ed. - Porto Alegre: Bookman, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Introdução ao Turismo. São Paulo Alegre: Roca, 2008.

Obrigado João Evangelista