Oral – o que é o escorbuto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sim, vocé! Abra os olhos….
Advertisements

VITAMINAS.
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Transtornos Alimentares
Depressão Daiane e Thaíse.
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
Doença de Tay-Sachs.
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Estrutura secundária: Estrutura quaternária:
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
20 aminoácidos combinados fazem o corpo humano funcionar.
Tópicos Especiais em Farmácia
Prof.João Galdino Ulcera de Decúbito.
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
SISTEMA EXCRETOR.
O QUE È GRIPE? È um virus chamado de influenza .QUE EM VEZ D POSSUIR DNA EM SEU INTERIOR COMO A MAIORIA DOS VIRUS , ELE APRESENTA UM FILAMENTO ÚNICO DE.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
“Nesse banco ... você deposita esperança”
Colesterol (LDL x HDL).
Ç.
Diabetes.
AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente).
O que é a doença renal crónica?
HISTOCOMPATIBILIDADE
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Nós somos os seus rins e gostaríamos que nos conhecesse melhor!
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
Deficiência Nutricional e
Progeria Mutação Génica.
Caracterização da doença; Bases bioquímicas da doença.
Sim, você! Abra os olhos….
Orientação Nutricional
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
OSTEOPOROSE.
Aparelho Locomotor M.V Carlos Eduardo Coradassi.
Prof. Priscila Anderson
Quais são as funções do rim?
TECIDO CONJUNTIVO ELÁSTICO
Diante da ingestão de uma dieta hipoglicídica, o seguinte processo é ativado: Glicólise Lipogênese Gliconeogênese Glicogênese Glicogenólise muscular.
Efeitos da actividade física no organismo humano
Individualização e Homeopatia
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Universidade de Coimbra
HISTOLOGIA TECIDO ÓSSEO
A vitamina A tem diferentes funções no organismo humano, atuando, por exemplo, na visão e na produção de tecidos. Mas o corpo não produz essa vitamina,
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
PROTEÍNAS APLICADA AOS ALIMENTOS
ESTEATOSE.
Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.
ABORDAGEM NUTRICIONAL NA LITÍASE RENAL
Tecido Conjuntivo de Suporte
FUNDAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Erro Inato do Metabolismo
Tecido Adiposo, Cartilaginoso e Ósseo
Depressão.
ENZIMAS NO DIAGNÓSTICO
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
Dificuldade de aprendizagem
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Wesley M L Santana.  Em diversas situações clínicas, o TAP e/ou KPTT tornam-se prolongados:  Uso de heparina, fibrinolíticos, deficiência de vitamina.
Vitaminas e Nutrientes
SO6 ESCORBUTO Ana Cláudia Paiva Ana Sofia Nina Carolina Neves Daniela Pato Pais Eduarda Neves Flávia Oliveira João António Neves João Miguel Oliveira Lúcia.
O que é anemia ? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
Tecido Cartilaginoso. É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida Funções: suporte de tecidos moles reveste superfície articulares.
Transcrição da apresentação:

Oral – o que é o escorbuto A concentração de vitamina C normalmente encontrada no plasma humano vai de 0,4 a 1,7 mg dL -1 Os doentes com escorbuto têm uma concentração no plasma menor que 0,2 mg dL -1

Oral –colagénio Proteína estrutural (é importantíssima!) É a mais abundante (25% total) É parte integrante dos ossos, tendões, olhos (córneas), cartilagem, ligamentos, sistema vascular… Principais resíduos de aminoácidos: Glicina, Prolina e Hidroxiprolina (devido ao seu volume e rotação restrita, são a prolina e a hidroxiprolina que conferem rigidez à tripla hélice) Tem uma estrutura em tripla hélice mantida por ligações de hidrogénio A unidade estrutural básica do colagénio é o tropocolagénio Esta proteína é produzida, essencialmente nos fibroblastos (células do tecido conjuntivo), mas também nos osteoblastos (células do tecido ósseo) e condroblastos (células da cartilagem)

Oral – vitamina C como co-factor O ácido ascórbico oxida facilmente a ácido desidroascórbico Ficam electrões livres Há manutenção de Fe2+, que é necessário para actividade da prolina hidroxilase e lisina hidroxilase (enzimas férricas)

Oral - Sintomas Dificuldade em sarar feridas - justifica-se pelo facto das células não produzirem fibrilhas colagénias e substância intercelular de cimento; assim, uma ferida que habitualmente se curaria em poucos dias pode persistir por vários meses Fracturas – a falta de ácido ascórbico impede o crescimento do osso – as células da epífise em crescimento continuam a proliferar, mas entre elas não se deposita matriz nova e os ossos fracturam por falta de ossificação. Se um osso já ossificado se fractura num paciente com escorbuto, os osteoblastos não podem secretar uma nova matriz para depósito e, em consequência, o osso não cura Hemorragias- Como não há a formação das fibrilhas de colagénio que normalmente se encontram nas paredes dos vasos sanguíneos, estes tornam-se extremamente frágeis Fraqueza – a produção de energia é afectada pela falta de vitamina C Variações de humor – A vitamina C é também co-factor das enzimas responsáveis pela conversão de dopamina em noradrenalina e pela síntese de vários neurotransmissores

Oral - diagnóstico Historial – O médico deve começar por escutar o paciente (as suas queixas) Averiguar o seu passado – se já lhe foram detectadas deficiências nutricionais, como se alimenta, etc Verificar se o doente pertence a um grupo de risco Exames físicos- o doente, que se apresenta com determinadas queixas (hemorragias, fracturas, etc) é sujeito a diferentes tipos de exames. Se o doente sofre de escorbuto, estes devem auxiliar o médico a excluir outras doenças e chegar ao diagnóstico correcto Testes clínicos – podem ser de diferentes tipos e servem para medir a concentração de vitamina C de modo a detectar a sua deficiência

Oral - prevenção Como não somos capazes de sintetizar a vitamina C, temos de a ingerir É de notar que grupos de risco, como as grávidas, por exemplo, devem ingerir suplementos de vitamina C Diferentes grupos de risco necessitam de diferentes doses de suplementos Para o indivíduo comum, uma dose tão reduzida como a de 10mg por dia de vitamina C é o suficiente para prevenir o escorbuto (sendo que a quantidade diária recomendada é de 90 mg para o homem e de 75 mg para a mulher)

Oral - Tratamento Antigamente recorriam-se aos “tratamentos” mais incríveis que se possa imaginar; efectuar uma transfusão sanguínea com animais é apenas um exemplo No séc.XVIII, um médico da marinha inglesa começou a realizar experiências com a tripulação doente – tendo submetido dietas distintas a marinheiros diferentes, descobriu que os que bebiam sumo de laranja e limão recuperavam da sua condição Apesar de não ter conhecimento da vitamina C, este médico descobriu a cura para o escorbuto: ADMINISTRAÇÃO DA VITAMINA C! A dieta tem de ser mantida Normalmente o doente toma os suplementos E altera a sua dieta Uma criança que padeceu de escorbuto pode recuperar o apetite em 1 ou 2 dias e a irritabilidade, febre e hemorragias generalizadas desaparecem em aproximadamente 7 dias Só em casos muito raros ocorre hemorragia cerebral, que pode resultar na morte do doente