PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE

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Transcrição da apresentação:

PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE REDAÇÃO EXCELENTE INSTITUTO SANTA LUZIA PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE DISCIPLINA: REDAÇÃO 3º ANO - E. M.

DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

TEXTO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL TEXTUALIDADE: coesão e coerência; recursos estilísticos Argumentação ancorada em fatos e informações que se RELACIONEM ao TEMA PROPOSTO. Mecanismos linguísticos: instrumentos de coesão (pronominal, lexical, sequencial, elíptica, referencial) e gramática (separação silábica, acentuação, construção sintática, regência, crase, pontuação, ortografia). Recursos estilísticos: comparação, reiteração, oposição, clareza, etc. Repertório sociocultural: elemento norteador que distingue o bom texto daquele ancorado no senso comum, isto é, o uso de repertório de argumentação produtivo, ligado às distintas áreas do conhecimento. TEXTO

DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA CENTRAL SITUAÇÃO-PROBLEMA DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA CENTRAL CONCLUSÃO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

REFORMA AGRÁRIA EM QUESTÃO NO BRASIL PROPOSTA DE TEMA POSSÍVEL: REFORMA AGRÁRIA EM QUESTÃO NO BRASIL CONSTRUINDO UM BANCO DE IDEIAS (ESBOÇO)

“é injusto que poucas pessoas sejam donas de terra, enquanto tantos vivem sem nada.” “de acordo com o Estatuto da Terra, criado em 1945, o Estado tem o dever de garantir o acesso à terra para quem vive e trabalha nela.” “essa desigualdade é histórica. A política de aquisição da terra na época colonial formou vários latifúndios e, mesmo em 1822, com a independência do Brasil, a demarcação de bens imóveis rurais foi realizada pelo critério da lei do mais forte. As maiores terras ficaram com os mais poderosos, o que se perpetua até os dias atuais.” “a concentração exagerada de terra não é positiva para o Brasil, pois grande parte dessas áreas é improdutiva, o que impacta a economia.”

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A reforma agrária precisa começar imediatamente, com a compra de latifúndios improdutivos pelo governo, loteando para famílias que não possuem terras para plantar Esse pode ser um fator importante para impulsionar o crescimento do País.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A reforma agrária precisa começar imediatamente, com a compra de latifúndios improdutivos pelo governo, loteando para famílias que não possuem terras para plantar Esse pode ser um fator importante para impulsionar o crescimento do País. PROPOSTA INSUFICIENTE

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A reforma agrária precisa começar imediatamente, com a compra de latifúndios improdutivos pelo governo, loteando para famílias que não possuem terras para plantar. Esse pode ser um fator importante para impulsionar o crescimento do País. Nesse sentido, seria necessário também que o poder público auxiliasse inicialmente as pessoas às quais foi concedido esse benefício, desonerando itens advindos da agricultura familiar, por exemplo; pois, dessa maneira, haveria um incentivo à produção e ao comércio no setor e, além disso, garantiria a subsistência de muitos trabalhadores, bem como a possibilidade destes ascenderem econômica e socialmente. CINZA: O QUÊ? (PROPOSTA DE INTERVENÇÃO) VERMELHO: QUEM? (AGENTE) ROXO: COMO? (PROCEDIMENTO) VERDE: PARA QUÊ? PARA QUEM? (OBJETIVO)

INICIANDO O TEXTO Inicie o texto ressaltando a importância histórica, social e/ou cultural do assunto. Depois, posicione-se sobre a questão abordada no tema da redação.

ARGUMENTANDO As ideias precisam fluir naturalmente, concatenadas do início ao fim e sobretudo com a tese central.

Um trecho do texto NÃO pode contradizer o outro. ARGUMENTANDO Um trecho do texto NÃO pode contradizer o outro.

ARGUMENTANDO NÃO pode haver um salto de um assunto para o outro, sem haver uma ligação (estabeleça com destreza as relações de “causa-efeito”).

Os argumentos deverão ser plausíveis. ARGUMENTANDO Os argumentos deverão ser plausíveis.

Enviar sondas a Marte para buscar água ao nosso planeta. SOLUÇÃO PARA A CRISE HÍDRICA? Enviar sondas a Marte para buscar água ao nosso planeta.

Enviar sondas a Marte para buscar água ao nosso planeta. SOLUÇÃO PARA A CRISE HÍDRICA: Enviar sondas a Marte para buscar água ao nosso planeta.

CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO por PROGRESSÃO; por OPOSIÇÃO.

1. Argumentação por PROGRESSÃO IDEIA 1 IDEIA 2 QUE REFORÇA A IDEIA 1 Conetivos que ajudam a reforçar argumentos (soma, continuidade): Além disso; ademais; adicionalmente; ao mesmo tempo; além do mais; além de tudo; a isso, soma-se o fato de; não só..., mas também; não só..., como também; e; bem como. E assim sucessivamente...

2. Argumentação por OPOSIÇÃO IDEIAS E ARGUMENTOS QUE PASSAM OUTRA VISÃO SOBRE A QUESTÃO – SEM SE CONTRADIZEREM IDEIAS E ARGUMENTOS SOBRE A QUESTÃO Conetivos que ajudam a contrapor ideias (oposição): Por outro lado; em contrapartida; apesar disso; ao contrário; senão; embora; mesmo que; posto que; no entanto; entretanto; contudo; todavia; mas; porém; etc.

TEXTO COM ESTILÍSTICA INTRODUÇÃO + TESE SABE OPOR IDEIAS SEM CONTRADIZER A TESE CENTRAL E/OU UM ARGUMENTO TEXTUAL SABE REFORÇAR IDEIAS D1 D2 CONCLUSÃO + INTERVENÇÃO Conetivos que ajudam a concluir ideias: em síntese; logo; por conseguinte; sendo assim; dessa forma; assim; portanto; após o exposto; pois (entre vírgulas e após o verbo).

PRÓXIMA AULA: ANÁLISE DE REDAÇÕES