Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Contexto da Informação
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A Nova Política Industrial do RS
O Estado e o BNDES no apoio à
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos
Área de Operações Indiretas
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Informes da Diretoria Executiva de Administração e Finanças
Reunião de Gestores da Embrapa
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
A pertinência do DIÁLOGO,
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
O MAGO DE ID.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Panorama da Saúde no Brasil
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Um Banco da Amazônia.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
“Qualificação Profissional: construindo
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
INTERMODALIDADE E QUESTÕES TRIBUTÁRIAS
Premissas Dados das Microrregiões.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa XIV MET e I Simpósio.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMDEF Simulação de Gerência De Finanças Marketing B2B Mkt & Logística.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
Estratégia Organizacional
Gestão de Meios de Hospedagem
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
Almanaque Aprosoja Análise e Proposta para o Endividamento dos Produtores de Mato Grosso Junho 2009.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Programa Soluções Tecnológicas
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
As pessoas e a gestão em nutrição Prof. Patrícia B. P. Bomfim Faculdade Salesiana de Vitória.
POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: Governança e Gestão José Carlos Sampaio Chedeak Coordenador Geral de Monitoramento de Investimentos – CGMI/DIACE Maio
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa Diretoria Executiva de Administração e Finanças Reunião de Gestores, 21/11/ 2013 Brasília-DF

Impactos na eficiência e eficácia das atividades de suporte à P&D&I Situação Atual Alta dependência de trabalho humano: 2.876 empregados com área de atuação localizada nos campos experimentais e laboratórios das Unidades. Convivência com dificuldades administrativas: Horas extra; Riscos de processos judiciais (1999-2013 com 529 processos de insalubridade, sendo 515 entre 2009 e 2013). Defasagem tecnológica: Diagnóstico 2009 indicou forte necessidade de investimentos. Exemplo: 59,7% das máquinas em situação regular ou ruim. Impactos na eficiência e eficácia das atividades de suporte à P&D&I

Histórico de Ações PAC-Embrapa 2008-2010 Grande demanda reprimida + orçamento limitado = foco limitado à recuperação de passivos Investimentos Anuais em Infraestrutura Aportes continuados + orçamento insuficiente + ausência de ação estruturada = avanços importantes, mas insuficientes Conquistamos avanços, mas precisamos avançar na mecanização e na automação para manter a Embrapa competitiva!

Objetivos Aumento na qualidade do resultado do trabalho – eficácia; Redução do tempo na realização das operações – eficiência; Maximização do uso da mão de obra disponível; Aumento na segurança e saúde do trabalhador; Maior facilidade e leveza para execução do trabalho.

Comparando Soluções Mecanização e Automação VERSUS NOVAS CONTRATAÇÕES Indisponibilidade de vagas; Demandas concorrentes de outras áreas; Cenário desfavorável ao aumento de quadro; Obrigatoriedade do concurso dificulta contratação; Indisponibilidade de oferta de trabalhadores aptos ao campo; Soluções possivelmente complementares.

Comparando Soluções Mecanização e Automação VERSUS TERCEIRIZAÇÃO Contratação complexa; Limitações ao uso com PCE, CLT etc.; Impacto significativo nas contas de custeio; Responsabilidade trabalhista solidária; Risco à segurança da informação e do conhecimento. Soluções possivelmente complementares.

Adoção de Tecnologias Deixar o cabo da enxada e rumar para a modernidade, fazendo por nós, aquilo que ensinamos aos agricultores brasileiros.

Estratégia de Implementação Reconhecimento do problema Avaliação estratégica de soluções Comprometimento da alta gestão Sensibilização da organização Estruturação de Ação Gerencial Benchmarking e catálogo de soluções (interno e externo) Orçamentação e estratégia de financiamento Modernização ótima dos Campos piloto (*) Expansão escalonada da ação a outros campos (*) aquisição de maquinário poderá ser amplo para gerar ganho de escala na compra.

Unidades Piloto Semiárido Agrossilvipastoril Arroz e Feijão Gado de Leite (José Bruschi) Soja Clima Temperado (Terras Baixas) Critérios predominantes na escolha: distribuição geográfica dos campos; facilidade de acesso; infraestrutura em boas condições; amostragem de produtos agropecuários e operações; suporte a diferentes núcleos de pesquisa (hub); contexto econômico e tecnológico do entorno; apelo social, político ou econômico do campo ou da cultura nele predominante.

Obrigada de.af@embrapa.br