O vínculo entre a família e o bebê

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LAR LUISA GRIESE Envelhecer com dignidade. ENTRADA PRINCIPAL É uma maravilha, os jardins bem cuidados é realmente bonito e agradável estar aqui.(Sebastião)
Advertisements

E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
Empreendedorismo: Nestor J Michelin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualidade de Vida no Trabalho
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Aluna: Taissa Morellato Basso
Marcus Vinicius Hettwer
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Christopher Berwig Turma 4
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
Universidade Federal de Pelotas
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
Ana Carvalho 10º TIS Leandro Lages 9ºB Alessandra 10º TMF
Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo
O leite alimenta o corpo
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Abuso Sexual 12ºCT4.
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
Educação Física Primeiros Socorros.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Slides/automáticos...aguarde
Introdução à Integrais – Antiderivação
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
“O desenvolvimento ou a decadência da sociedade serão determinados pelos costumes e pela moral dos jovens que crescem ao nosso redor. A influência.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
“Uma casa sem crianças é um lugar desolado “Uma casa sem crianças é um lugar desolado. O coração dos que residem nela está em perigo de se tornar.
Educação Física Primeiros Socorros.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Promovendo o Aleitamento Materno Durante e Após a Gravidez
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
A SAÚDE BUCAL NO PRÉ NATAL
EMISSÕES OTOACÚSTICAS TRANSIENTES
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
Efeito da posição dos recém-nascidos no
Febre Amarela #fiqueinformado SMS/SA – jan/2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
<espaço para figura> Opcional.
“Uma casa sem crianças é um lugar desolado “Uma casa sem crianças é um lugar desolado. O coração dos que residem nela está em perigo de se tornar.
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Avaliação Da Prontidão Oral De Prematuros Internados Em Uma Unidade De Cuidados Intermediários Neonatais Jéssica Mochiutti De Oliveira; Débora Cristina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Causas do Choro do Bebê Maria Lúcia Silveira BANCO DE LEITE HRG.
Causas do Choro do Bebê Maria Lúcia Silveira BANCO DE LEITE HRG.
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
Vigilância de óbitos de MIF e Maternos
Desenvolvimento Infantil subsídios para o cuidado de enfermagem
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
Transcrição da apresentação:

O vínculo entre a família e o bebê Psicologia do Desenvolvimento I 3º período de Psicologia Profa. Luciana de Souza Zumstein.

O 4º. Trimestre. A mãe se sente sensível, confusa ou desesperada. Podem aparecer náuseas, sentimento de culpa, vômitos. Insônia e anorexia. Os primeiros dias após o parto. A fadiga do pós parto. Desconforto por dor, sangramento e náuseas. Sentimento de amputação. Sonhos de perdas físicas.

Adaptar-se ao bebê real. Luto pela “perda do filho perfeito”. Blues pós-parto. Depressão pós parto: humor depressivo, sentimento de culpa, autodesvalorização, dificuldade de concentração, irritabilidade ou isolamento social. Decepção consigo mesma; desilusão, fracasso. Prostração.

Podem ocorrer sentimentos de hostilidade ou distanciamento do bebê. O marido pode apresentar sintomas de depressão, agressividade, fadiga. O pai pode assumir duas posições: ou participa ativamente ou se sente sobrando, marginalizado, rejeitado.

O pai e o adoecimento psíquico Psicose puerperal no homem: sentimentos persecutórios, negação da paternidade. Pesquisas: maior envolvimento com acidentes, atividades esportivas mais frequentes, ausência do lar, abandono da esposa e do bebê.

O sentimento materno nem sempre se dá na primeira vez que se vê o filho. Pode gerar culpa e apreensão. Influência da rotina hospitalar. A mãe aprende a diferenciar o choro do bebê.

Aleitamento materno Sofre influência da cultura. A continuidade da amamentação sofre influência da avó materna. Os programas de Aleitamento Materno. Banco de Leite. Método Canguru.

O uso da mamadeira causa riscos maiores à saúde do bebê devido ao clima, à falta d’água potável, má esterilização e necessidades básicas. O colostro: os dois primeiros dias pós-parto.

Doula: função é dar assistência à jovem mãe. Qualquer problema com o recém nascido pensa-se no leite materno: “inadequação como mulher”.

A formação do vínculo Contato pele à pele: origem do bem estar; segurança; afetividade; auxilia o bebê na busca de novas experiências. Crianças privadas de afeto: hipotonicidade, palidez intensa. A importância de proporcionar o contato cada vez mais cedo entre mãe e bebê. A primeira hora após o nascimento: reações do bebê. O bebê pré-termo ou bebê prematuro. Medidas que diminuem as dificuldades da separação: facetime e o uso de fotos.

Crianças resilientes Cuidados em lares com maior responsabilidade; organização; aceitação e estimulação. Não cuidar só da higiene mas do vínculo com a família.

Tamanho e aparência do neonato Mede cerca de 50 cm e pesa em torno de 3,5 kg (bebês a termo). Variam entre 2,5 a 4,5 kg e 45 e 55 centímetros. A cabeça é um quarto do corpo e o queixo é recuado. Possuem muitos pelos, lanugo. Podem apresentar o “leite de bruxa”. Possuem uma cobertura de gordura.

Caso não respirem nos primeiros 5 minutos podem apresentar hipoxia e anoxia. Eliminam o mecônio formada no trato intestinal. Índice de Apgar: entre 7 a 10 bebê em excelente estado, abaixo de 7 precisa de auxilio para respirar e abaixo de 4 precisa de salvação imediata.

Triagem neonatal: condições clínicas. Teste dos reflexos; Medir a presença de PKU ou fenilcetonúria. Teste do pezinho. Exame da orelhinha

Reflexos Marcha; Preensão; Sucção; Moro; Babinsky;

Pós-maturidade: bebês pós termo; Natimortos: perda ambígua.