Auditoria Operacional Marechal Cândido Rondon Aquisição e Distribuição de Medicamentos Período 2011-2012
Equipe de Trabalho Professores: André Fernando Hein Dione Olesczuk Soutes Loreni Maria dos Santos Braum Alunos: 20 Alunos dos Cursos: Ciências Contábeis Administração Direito História
Alunos Bolsistas Adriane C. Maldaner Adriano Frank Aline I. Maldaner Aline M. da Silva Danieli Weirich Débora C.de C.Jantsch Elvio Mensch Francieli Pinheiro Jair Majolo Junior Jonatan M.Konraht Juliana R.Cangirana Jussara L. Hanauer Mascarenhas Mariana S. Lupatini Pâmela A.Krampe Pamila T.dos Santos Poliane Brunetto Raphael E. da Silva Rodrigo K.Ranghetti Samara M. de Matos Suellen C.Dumke
Objetivos da Auditoria Avaliar a gestão acerca da aquisição, armazenamento e distribuição de Medicamentos à população de Marechal Cândido Rondon, analisando as condições de planejamento, execução e controle dos processos pertinentes, com objetivo de verificar o atendimento das demandas dos usuários dos serviços, bem como a legislação vigente.
Procedimentos Realizados Diagnóstico dos Problemas Análise de Stakeholders Mapa de Processos Mapa de Produto Análise SWOT Diagrama de Verificação dos Riscos Questões de Auditoria
Questões de Auditoria Questão 1 2 3 Em que medida o planejamento realizado para aquisição de medicamentos no Município de Marechal Cândido Rondon atende as demandas da população para o exercício de 2011/2012? 2 De que forma o processo de logística de medicamentos influencia na qualidade dos serviços prestados em relação à dispensação/entrega de medicamentos nas Unidades de Saúde? 3 Em que medida o gasto realizado na aquisição de medicamentos no exercício 2011/2012 foi suficiente para atender às necessidades da população usuária? www.themegallery.com Company Logo
Procedimentos Realizados Execução da Auditoria Questionários aplicados à população usuária da Farmácia Básica (458 pessoas); Entrevista com o Secretário Municipal da Saúde; Entrevista com o Presidente do Conselho Municipal da Saúde; Questionário aplicado aos Médicos do sistema público de Saúde – SUS;
Procedimentos Realizados Execução da Auditoria Questionários aplicados aos Funcionários das Unidades Básicas de Saúde; Visita in loco para verificar as instalações da Central de Medicamentos e Unidades Básicas de Saúde; Análise Documental.
Principais Achados 1) Insuficiência dos critérios técnicos adotados para a seleção dos medicamentos; 2) Deficiências na integração da lista com as prescrições médicas; Recomendações: Estruturar Comissão Permanente de Médicos; Viabilizar Participação do C. M. de Saúde; Adotar critérios de seleção sugeridos pelo M.Saúde; Tornar mais efetiva a divulgação da REMUME.
Principais Achados 3) Programação inadequada das compras de medicamentos; 4) Ineficiência nos processos de aquisição Recomendações: Implementar melhorias no planejamento para reduzir compras fracionadas por demanda judicial ou dispensa de licitação; Elaborar estudo para viabilizar e programar um referencial de preços de mercado, para definir preços máximo nas licitações.
Principais Achados 5) Desconformidade dos registros físicos com os dados do sistema 6) Falta de aderência do sistema de gestão de medicamentos às necessidades das UBS
Principais Achados Recomendações: Rever processos internos (controle e gestão) para otimizar os fluxos de trabalho atuais; Intensificar o treinamento aos funcionários; Elaborar Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) a serem realizados para controle e movimentação de estoque.
Principais Achados 7) Condições inadequadas de estocagem e armazenagem– central e unidades básicas
Sala de Material Hospitalar
Banheiro ou Depósito !?!?
Banheiro dos Funcionários
Principais Achados Recomendações: Adequar as condições de armazenagem e estocagem de acordo com as normas da ANVISA e Legislação específica; Determinar o uso exclusivo de ambientes aos funcionários, providenciando locais de descanso, banheiros adequados, e locais para guarda de pertences pessoais.
Principais Achados 8) Não atendimento da demanda dos usuários da farmácia básica;
Principais Achados Recomendações: Adotar procedimentos diários de baixa de estoque; Elaborar estatísticas de não-atendimento ou atendimento parcial; Estabelecer procedimento de atualização dos registros dos usuários da farmácia básica e das UBS, visando otimizar a logística de distribuição.
Respondendo às Perguntas Questão 1 Em que medida o planejamento realizado para aquisição de medicamentos no Município de Marechal Cândido Rondon atende as demandas da população para o exercício de 2011/2012? 2 De que forma o processo de logística de medicamentos influencia na qualidade dos serviços prestados em relação à dispensação/entrega de medicamentos nas Unidades de Saúde? 3 Em que medida o gasto realizado na aquisição de medicamentos no exercício 2011/2012 foi suficiente para atender às necessidades da população usuária? www.themegallery.com Company Logo
Respondendo às Perguntas Questão 1 Planejamento: Insuficiência de Critérios Técnicos; Deficiência na Integração da REMUME; Programação de Compras Inadequada. 2 Recebimento, Armazenagem e Distribuição: Condições Inadequadas de Estocagem e Armazenagem; Desconformidade no Controle de Estoque. 3 Gasto Realizado: Não Atendimento da Demanda dos Usuários; Ineficiência nos Processos de Aquisição Falta de Aderência do Sistema de Gestão www.themegallery.com Company Logo
Marechal Cândido Rondon Aquisição e Distribuição de Medicamentos Obrigado!!!! Marechal Cândido Rondon Aquisição e Distribuição de Medicamentos Período 2011-2012