Auditoria Operacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Conceitos, âmbito e objetivo
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Atendente de Farmácia Aula: 02
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
ABRAIDI Código de Conduta ABRAIDI Selo ABRAIDI - Empresa Boa Cidadã
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Desafios da Logística Brasileira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – FAFIPA
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
Dinâmica intraorganizacional
Espírito Santo.
IES: Universidade Estadual do Norte do Paraná Tema: Auditoria no transporte escolar Município auditado : Bandeirantes - PR.
DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Logística Supply Chain: gestão de fluxo físico de materiais que visa a integração das áreas relacionadas na cadeia produtiva, disposição e layout da armazenagem,
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
Corrupção consome R$1,1 mil em média de cada brasileiro. São R$ 200 bilhões por ano perdidos para a corrupção no Brasil. ISTO É FATO.
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
LOGISTICA EM FARMÁCIA MAGISTRAL
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Aquisição e Distribuição de Medicamentos
Apresentação da equipe Coordenador Prof.º Me. Sérgio Luiz Maybuk Orientadores Prof.º Me. João Marcos Borges Avelar Prof.ª Me. Analéia Domingues Bolsistas.
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE EM PROJETOS
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Sistema de Controle Interno - SCI
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS:
Logística em Saúde Outubro 2014.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Plano de Uso Racional de Medicamentos
AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ CURITIBA 2012 Suzan Mirian do P. Alves.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFJF
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Unidades de Saúde Auditiva do Estado de São Paulo
Universidade Estadual do Piauí SUBSISTEMAS DE MATERIAIS
Certificação e Auditoria
Introdução à Farmácia Hospitalar
Aquisição e Distribuição de Medicamentos
Distribuição de medicamentos
PNAFM - Biguaçu-SC. ◦ Dotar a Administração Municipal de instrumento de Gestão na área de Recursos Humanos, com vistas ao aprimoramento das competências.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
Desafios da Logística Brasileira
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
FNDE F UNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Janine de Almeida Menezes Coordenação de Contratos e Liquidação.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
Gestão da Faculdade de Medicina de Botucatu Serviço Técnico de Informática – STI Adriana Leite Rosa Pinheiro da Silva Diretora do Serviço Técnico de Informática.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor.
Transcrição da apresentação:

Auditoria Operacional Marechal Cândido Rondon Aquisição e Distribuição de Medicamentos Período 2011-2012

Equipe de Trabalho Professores: André Fernando Hein Dione Olesczuk Soutes Loreni Maria dos Santos Braum Alunos: 20 Alunos dos Cursos: Ciências Contábeis Administração Direito História

Alunos Bolsistas Adriane C. Maldaner Adriano Frank Aline I. Maldaner Aline M. da Silva Danieli Weirich Débora C.de C.Jantsch Elvio Mensch Francieli Pinheiro Jair Majolo Junior Jonatan M.Konraht Juliana R.Cangirana Jussara L. Hanauer Mascarenhas Mariana S. Lupatini Pâmela A.Krampe Pamila T.dos Santos Poliane Brunetto Raphael E. da Silva Rodrigo K.Ranghetti Samara M. de Matos Suellen C.Dumke

Objetivos da Auditoria Avaliar a gestão acerca da aquisição, armazenamento e distribuição de Medicamentos à população de Marechal Cândido Rondon, analisando as condições de planejamento, execução e controle dos processos pertinentes, com objetivo de verificar o atendimento das demandas dos usuários dos serviços, bem como a legislação vigente.

Procedimentos Realizados Diagnóstico dos Problemas Análise de Stakeholders Mapa de Processos Mapa de Produto Análise SWOT Diagrama de Verificação dos Riscos Questões de Auditoria

Questões de Auditoria Questão 1 2 3 Em que medida o planejamento realizado para aquisição de medicamentos no Município de Marechal Cândido Rondon atende as demandas da população para o exercício de 2011/2012? 2 De que forma o processo de logística de medicamentos influencia na qualidade dos serviços prestados em relação à dispensação/entrega de medicamentos nas Unidades de Saúde? 3 Em que medida o gasto realizado na aquisição de medicamentos no exercício 2011/2012 foi suficiente para atender às necessidades da população usuária? www.themegallery.com Company Logo

Procedimentos Realizados Execução da Auditoria Questionários aplicados à população usuária da Farmácia Básica (458 pessoas); Entrevista com o Secretário Municipal da Saúde; Entrevista com o Presidente do Conselho Municipal da Saúde; Questionário aplicado aos Médicos do sistema público de Saúde – SUS;

Procedimentos Realizados Execução da Auditoria Questionários aplicados aos Funcionários das Unidades Básicas de Saúde; Visita in loco para verificar as instalações da Central de Medicamentos e Unidades Básicas de Saúde; Análise Documental.

Principais Achados 1) Insuficiência dos critérios técnicos adotados para a seleção dos medicamentos; 2) Deficiências na integração da lista com as prescrições médicas; Recomendações: Estruturar Comissão Permanente de Médicos; Viabilizar Participação do C. M. de Saúde; Adotar critérios de seleção sugeridos pelo M.Saúde; Tornar mais efetiva a divulgação da REMUME.

Principais Achados 3) Programação inadequada das compras de medicamentos; 4) Ineficiência nos processos de aquisição Recomendações: Implementar melhorias no planejamento para reduzir compras fracionadas por demanda judicial ou dispensa de licitação; Elaborar estudo para viabilizar e programar um referencial de preços de mercado, para definir preços máximo nas licitações.

Principais Achados 5) Desconformidade dos registros físicos com os dados do sistema 6) Falta de aderência do sistema de gestão de medicamentos às necessidades das UBS

Principais Achados Recomendações: Rever processos internos (controle e gestão) para otimizar os fluxos de trabalho atuais; Intensificar o treinamento aos funcionários; Elaborar Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) a serem realizados para controle e movimentação de estoque.

Principais Achados 7) Condições inadequadas de estocagem e armazenagem– central e unidades básicas

Sala de Material Hospitalar

Banheiro ou Depósito !?!?

Banheiro dos Funcionários

Principais Achados Recomendações: Adequar as condições de armazenagem e estocagem de acordo com as normas da ANVISA e Legislação específica; Determinar o uso exclusivo de ambientes aos funcionários, providenciando locais de descanso, banheiros adequados, e locais para guarda de pertences pessoais.

Principais Achados 8) Não atendimento da demanda dos usuários da farmácia básica;

Principais Achados Recomendações: Adotar procedimentos diários de baixa de estoque; Elaborar estatísticas de não-atendimento ou atendimento parcial; Estabelecer procedimento de atualização dos registros dos usuários da farmácia básica e das UBS, visando otimizar a logística de distribuição.

Respondendo às Perguntas Questão 1 Em que medida o planejamento realizado para aquisição de medicamentos no Município de Marechal Cândido Rondon atende as demandas da população para o exercício de 2011/2012? 2 De que forma o processo de logística de medicamentos influencia na qualidade dos serviços prestados em relação à dispensação/entrega de medicamentos nas Unidades de Saúde? 3 Em que medida o gasto realizado na aquisição de medicamentos no exercício 2011/2012 foi suficiente para atender às necessidades da população usuária? www.themegallery.com Company Logo

Respondendo às Perguntas Questão 1 Planejamento: Insuficiência de Critérios Técnicos; Deficiência na Integração da REMUME; Programação de Compras Inadequada. 2 Recebimento, Armazenagem e Distribuição: Condições Inadequadas de Estocagem e Armazenagem; Desconformidade no Controle de Estoque. 3 Gasto Realizado: Não Atendimento da Demanda dos Usuários; Ineficiência nos Processos de Aquisição Falta de Aderência do Sistema de Gestão www.themegallery.com Company Logo

Marechal Cândido Rondon Aquisição e Distribuição de Medicamentos Obrigado!!!! Marechal Cândido Rondon Aquisição e Distribuição de Medicamentos Período 2011-2012