Lucratividade das Lojas Sustentáveis Newton Figueiredo Grupo SustentaX
Desempenho Energético de Edificações Comissionamento dos Sistemas Gestão Energética Integrada Simulação Computacional Gestão Sustentável de Ativos
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Planos Estratégicos de Sustentabilidade Empresarial Comunicação Responsável como Diferencial Competitivo
As Várias Faces da Sustentabilidade Sustentabilidade Individual Sustentabilidade da Família Sustentabilidade da Comunidade Sustentabilidade Pública Sustentabilidade da Humanidade Sustentabilidade Empresarial
Sustentabilidade Empresarial Objetivo Garantir Rentabilidade e Perenidade (curto, médio e longo prazos) Governança Ética Responsabilidade Socioambiental Como ? Garantir demanda permanente e, se possível, crescente Como ? Produtos e Serviços Desejados, Competitivos e Sustentáveis Como ? Inovação e Reinvenção de processos Como ? Gerando Valor e Mitigando Riscos na visão dos públicos de interesse
Evolução das Lojas Lojas Sustentáveis Lojas Verdes Certificadas Eco-eficientes “não certificadas” Reciclagem
Atividades Básicas das Lojas Sustentáveis Atrair o consumidor para a loja Ajudá-lo a tomar a melhor decisão Gerar lucro responsável no caixa Ser marca admirada por todos os públicos de interesse
Taxa de confiança para informações sobre marcas 92% > recomendações de amigos e familiares crescimento de 18% desde 2007. 70% > opiniões de consumidores online crescimento de 15% desde 2008 47% > anúncios de televisão decréscimo de 24% desde 2009. Fonte: Banco de dados da SustentaX / Nielsen, abril de 2012
Ajuda para melhor tomada de decisão As marcas que simplificam a tomada de decisão dos consumidores têm 115% mais probabilidade de serem recomendadas. Fonte: Banco de dados da SustentaX / Corporate Executive Board, maio de 2012)
Consumidor e a Loja Qualidade Atendimento Preço Produtos? Atendimento Pessoas.... Preço “Traga a propaganda da concorrência que cobrimos a diferença na boca do caixa” Responsabilidade Socioambiental Percepção de atitude responsável no oferecimento de produtos Ética Percepção de consistência no que se faz e o que se propaga PDV >>>> PDC Mobilidade (proximidade, trânsito, estacionamento...) Atratividade (serviços, marketing sensorial, neuromarketing, APRAZIBILIDADE...)
Aprazibilidade no PDV Fonte: Banco de Dados SustentaX – Supermercado Pão de Açúcar Indaiatuba
Fonte: Banco de Dados SustentaX – Supermercado Pão de Açúcar Indaiatuba
Sustentabilidade e PDV´s Maiores Vendas / Menor Custo Operacional Vendas podem aumenta em até 40% em lojas com iluminação natural adequada Fonte: California Board for Energy Efficiency Third Party Program; Heschong Mahone Maiores Vendas / Menor Custo Operacional = MAIOR RENTABILIDADE
Iluminação Inadequada = Menor TIR e lojistas descontentes
85% dos consumidores brasileiros disseram que estão dispostos a dar preferência para produtos cujos rótulos indiquem fabricação ambientalmente correta. Fonte: Banco de dados SustentaX; Pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável“, PNUMA, MMA abril 2012
78% dos consumidores brasileiros já levam a etiqueta de economia de energia em conta na tomada de decisão de compra. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Inmetro e Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa 2010. Foram ouvidos 2.015 consumidores, em dez Estados brasileiros
Consumidores Brasileiros e Produtos Verdes Média Brasil
Convencional x Certificado Home Center Convencional x Certificado Convencional Certificação Custo Certificado ~+ 4% ~ -20% ~0% + 2% 10% 0% - 8%
Fonte: TishmanSpeyer
CONSUMIDOR BRASILEIRO E O VAREJO SUSTENTÁVEL O consumidor brasileiro dará preferência ao varejista que ele perceber que: Tem uma comunicação responsável, direta e que agrega valor; Demonstra que, antes de colocar na gôndola, faz a seleção prévia de fornecedores e fabricantes responsáveis; Mostra consistência em suas próprias ações de responsabilidade socioambiental em suas instalações na contribuição para sua comunidade de influência.
Nossa Contribuição Criar um novo conceito em supermercados que: Atraia os potenciais consumidores pela aprazibilidade do ambiente e os faça querer voltar pela sensação acolhimento e de bem-estar sentidos. Seja eficiente em sua operação, conservação e manutenção Tenha uma comunicação eficaz de agregação de valor para o consumidor Gere a rentabilidade esperada pelos seus proprietários
Porque Supermercados Sustentáveis podem ser mais Lucrativos Fonte: Banco de Dados SustentaX – Pequisa Sustentabilidade na Visão do Consumidor GS&MD 2010
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