LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
O HIPERTEXTO COMO UM NOVO ESPAÇO DE ESCRITA
Portfólio de Matemática
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Estudos da comunicação midiática
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Impacto das novas tecnologias
Redação Publicitária I
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
CRÔNICAS.
Universidade Federal de Santa Catarina
Uma metodologia para publicação eletrônica
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Compartilhar aprendizado Em face as grandes alterações proporcionadas pelo advento das tecnologias da informação e em especial a internet as pessoas passam.
Percurso da Comunicação Aplicada
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Literatura Linhas de Pesquisa
Conceitos e Gerações de EAD
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
José Antonio Machado do Nascimento Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação - GPMI Estudos de usabilidade na Ciência da Informação.
Contribuições do mundo editorial para a produção de conteúdos impressos e digitais Andrea Filatro.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
SALA DE AULA INTERATIVA
Universidade Federal do Amapá
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
1 Mídia-Educação Física como proposta no ambiente escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ / UESC – BA Marcia Morel - Prof. Assistente/DCS/UESC.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
A Revolução da Internet.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Editoração Aula 1 – Conceitos e um pouco da história – da editoração tradicional ao formato eletrônico Professor José Antonio Machado Nascimento.
GRADE “Telenovelas e interpretações do Brasil” ESTHER HAMBURGER.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”

BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Componentes do Jornalismo Online
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Operações de Marketing
A literatura potiguar: um sistema precarizado Professor Marcel Matias.
José Antonio Machado do Nascimento
Transcrição da apresentação:

LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO José Antonio Machado do Nascimento

Conferencistas José Antonio Machado do Nascimento Gestor do Centro de Informação em Transporte Aquaviário – ANTAQ Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília Doutorando em Ciência da Informação – PPG-Cinf Especialista em Engenharia de Software – Universidade Gama Filho Trabalhos mais relevantes: Avaliação de Usabilidade na Internet, Linhas Editoriais e Produção para Novos Fomatos Gestão de Conteúdo

Roteiro Livro tradicional x livro eletrônico interações e problemáticas Redes sociais e a divulgação de obras literárias curtir, compartilhar e comentar Criação literária e os elementos de interatividade com o leitor autor/programador, leitor/jogador

Roteiro Interatividade x leitor O poder do livro eletrônico para os novos autores o digital tornou mais fácil a publicação de um livro?

Roteiro Bibliotecas x estratégias de marketing x autores Bibliotecas e livros eletrônicos Autores x marketing literário Considerações finais Discussões

Livros tradicionais e eletrônicos – interações e problemáticas Da antiguidade ao advento da imprensa – do livro como objeto de arte a veículo de acesso democrático a informação Livro como elemento transformador da sociedade – oralidade x preservação para posterioridade Fim do livro tradicional – necessidade de reflexões constantes Hipertexto e novas formas de organização de informações – transformações no processo de leitura, não linearidade das informações e dimensão estética das obras

Livros tradicionais e eletrônicos – interações e problemáticas Elementos sensoriais no livro tradicional e no livro eletrônico. Livro eletrônico – apreensão do conhecimento baseada em pressupostos cognitivos Livro eletrônico – mudanças no processo de leitura Livro eletrônico x impresso – geram modelos mentais e conceituais do conhecimento diferentes. Livro eletrônico – leitor mais ativo perante as informações recebidas?

Livros tradicionais e eletrônicos – interações e problemáticas Livro impresso – leitura mais rápida que o livro eletrônico. Maior apreensão do conhecimento? Fim do livro impresso ou fim do pensamento linear? Mcluhan e A Galáxia de Guttemberg Chegada de novas tecnologias e a coexistência de formatos (cinema x televisão) Print on demand x livros eletrônicos

Redes sociais e obras literárias curtir, compartilhar e comentar Ferramentas interativas na disseminação de textos literários Visibilidade para obras literárias Estilos literários e sua adaptação para as redes sociais Repercussão instantânea Gestão de conteúdo na web x estilos literários

Redes sociais e a divulgação de obras literárias curtir, compartilhar e comentar Escritores e apropriação de novos usos e costumes Os blogs como ferramentas para novos escritores Goodreads e Skoob´- experiência entre leitores

Criação literária e os elementos de interatividade com o leitor Recursos hipertextuais e multisemióticos – renovação da criação literária Interfaces e objetos de interação Sobreposição de mídias Ficções interativas – construção do texto com o autor e opções de caminhos sugeridos pelo autor) Literatura eletrônica

Criação literária e os elementos de interatividade com o leitor Autor/programador - composição de novas formas literárias através de software Autor/programador – criam textos que independem do formato impresso Autor/programador – agregam gêneros literários e sobreposições – novas formas de conteúdo

Criação literária e os elementos de interatividade com o leitor Leitor/jogador – estética da recepção – recriação do papel do leitor na literatura Diálogo entre mídias virtuais Leitor/jogador – escreve a história Literatura eletrônica x jogos Criação literária – autores (produção – intermediação); programa (leituras possíveis)

Livros eletrônicos e novos autores Acessibilidade do mercado editorial de livros eletrônicos para novos autores A publicação em poucos cliques E-books e self publishing Self publishing no Brasil

Bibliotecas x estratégias de marketing x autores Bibliotecas x livros eletrônicos Aumento do acesso de livros eletrônicos ´- EUA – fatores Livros eletrônicos – novas formas de formação e desenvolvimento de acervos Livros eletrônicos em Bibliotecas Publicas Brasileiras – o que falta?

Marketing Literário Divulgação – parceria entre editor e escritor Interação Percepção de valor

conclusão “Diante das transformações (ou seriam inovações?) é importante que sejam discutidos os fenômenos que envolvem produção, técnicas de criação, autoria de textos na rede e uma série de outros conceitos e aspectos, não apenas no meio literário, mas também sobre as artes de modo geral, a fim de que possamos compreender, paulatinamente, os passos dados pela literatura em meio às práticas culturais eletrônicas” A literatura em meio digital e a crítica literária Everton Vinicius de Santa, 2011