Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Informática na Educação
Administração de Marketing 1
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Construindo uma identidade profissional
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
O uso da internet nas escolas
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Capítulo 6 Organização.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
O Uso Pedagógico do Blog
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
SILVANA BERBEL FERNANDES
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Transcrição da apresentação:

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Introdução Os hiperespaços constituem um instrumento de trabalho essencial na atualidade, cada vez mais desempenhando um papel fulcral na Educação. Constituem um meio privilegiado de acesso à informação na medida que são instrumentos fundamentais para pensar, criar, comunicar e intervir sobre numerosas situações fomentando aprendizagem formal, informal e não formal. 2

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Introdução Neste trabalho, pretende-se explorar as potencialidades de um hiperespaço muito particular para a aprendizagem: o Facebook. É uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo como espaço de encontro, partilha, interação e discussão. Tirando partido da crescente popularidade que o Facebook assume junto dos jovens, os professores começam a procurar explorar as potencialidades educativas do mesmo. 3

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Enquadramento Estamos numa época de grande prosperidade no que se refere à utilização das novas tecnologias, nomeadamente na utilização de hiperespaços na aprendizagem. Progressivamente, os professores têm vindo a utilizar hiperespaços tanto na sua atividade diária como na sua atividade letiva. 4

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Enquadramento Segundo Phillips, Derek e Fogg (2011), o Facebook pode proporcionar um ambiente educacional favorável na medida em que abre novas estratégias para o ensino e aprendizagem, onde não só a interação entre alunos mas sobretudo entre alunos e professor se pode tornam mais regular, transparente e ubíqua se previamente assegurados todos os necessárias procedimentos de segurança. Simultaneamente, pode constituir uma forma de motivar os alunos para as aprendizagens em sala de aula ao mesmo tempo que promove a literacia digital. 5

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Formal A educação formal é comummente identificada com a educação escolar, e é entendida como o tipo de educação organizada com uma determinada sequência e proporcionada pelas escolas, com uma estrutura, um plano de estudo e papéis definidos para quem ensina e para quem é ensinado. Conduz normalmente a um determinado nível oficializado por um diploma. 6

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Formal A educação ocorre com a participação do aluno com os seus colegas, com os professores e utilizando vários recursos mediáticos e comunicacionais. O aluno participa na sua aprendizagem e também é responsável por ela. Essa aprendizagem pode ocorrer através de procedimentos formais ou não formais, e as redes sociais passam a ter grande valor nesse processo, pois possibilitam a livre expressão do aluno, e o contacto com colegas na construção de um individuo reflexivo. 7

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Formal O Facebook permite ter numa única página todos os conteúdos de uma determinada disciplina, bem como o professor e os alunos. Centralizar num único local todas as atividades do professor e alunos, aumenta o sentimento de comunidade educativa, aumenta a comunicação entre professores e alunos e facilita a coordenação do trabalho de diversos grupos de aprendizagem. 8

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Não-Formal A Aprendizagem Não-Formal encontra-se associada a atividades organizadas e pensadas à priori mas fora do contexto formal de Educação (de Ensino). Tem como principal objetivo promover tipos de aprendizagem diferentes da Educação Formal, podendo abranger públicos distintos desde a criança ao adulto. 9

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Não-Formal Num contexto de aprendizagem não-formal, é o indivíduo que se encontra no centro do processo de aprendizagem, ao contrário da Educação Formal em que é o professor que assume este papel. É o indivíduo que traça os objetivos e seleciona o conteúdo para a sua aprendizagem, sendo a sua motivação bastante elevada. 10

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Informal Para um melhor enquadramento da educação informal será talvez pertinente referir Fraga (2009) Processo pelo qual, durante toda a vida, as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos através das suas experiências diárias e a sua relação com o meio ambiente. 11

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Informal Silvestre (2003) ainda reforça, preconizando o seguinte(…) a educação informal está profundamente interligada à educação ao longo da vida, onde não temos: regras, intencionalidade, método, rigor e avaliação. Ela se dá de forma espontânea através do convívio social ao longo do desenvolvimento do indivíduo. Podendo ser através da internet, televisão, família, igreja etc. 12

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Informal A aprendizagem informal encontra no Facebook um espaço muito interessante, com grande potencial que disponibiliza recursos, permite integrar aplicações externas relevantes à comunicação, à partilha de informação e à consecução do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. 13

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos e Aplicações Alguns Recursos e Aplicações do Facebook para a Aprendizagem Formal, Não-Formal e Informal 14

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - MURAL Aprendizagem Formal O Mural é o espaço do perfil onde o utilizador e amigos podem publicar e partilhar conteúdo, é neste espaço que o professor pode inserir documentos com materiais das aulas, exercícios, ligações e comentários. Neste espaço os alunos poderão também interagir colocando comentários ou duvidas. 15

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - MURAL Aprendizagem Não-Formal O mural permite a partilha de notícias, eventos, artigos sobre um determinado tema, etc. é este poder da partilha que vai permitir ao utilizador sentir-se motivado a explorar aquele ou o outro material já que, por algum motivo, tem interesse em conhecer e consequentemente aprender também com ele. 16

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - MURAL Aprendizagem Informal O mural tem a possibilidade de ser utilizado como espaço de acompanhamento, de disponibilização de propostas de atividades, de informações ao grupo, de projetos, propiciado pela sua característica de divulgação a todos os membros. 17

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - GRUPOS Aprendizagem Formal Os Grupos proporcionam um espaço fechado para que pequenos grupos possam comunicar acerca dos interesses que partilham. Em grupos fechados, as publicações são visíveis apenas para os membros do grupo. Podem ser criados grupos para turmas específicas onde podem partilhar conteúdos das aulas presenciais, opiniões, outros materiais relevantes, etc. 18

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - GRUPOS Aprendizagem Não-Formal Os grupos do Facebook são descobertos muitas das vezes, por iniciativa do utilizador em procurar grupos que satisfaçam os seus interesses e objetivos. Em grupos bastante específicos – como por exemplo sobre um determinado Colóquio que foi (ou vai ser) realizado em breve – existe muita partilha de informação, conteúdos, opiniões sobre a temática que podem motivar o utilizador a aprender mais sobre o tema explorando os recursos partilhados por outros. 19

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Aprendizagem Informal Os grupos constituem uma forma de cada utilizador mostrar alguns aspetos da sua personalidade. Sendo uma informação pública partilhada com os seus amigos, possibilita um melhor conhecimento sobre o próprio utilizador (interesses, favoritos, gostos particulares, etc.) que podem levar a novas amizades, a discussões, comentários, … 20 Recursos - GRUPOS

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - VÍDEOS /FOTOS Aprendizagem Formal Podem ser partilhados vídeos e imagens como ferramentas de ensino em situação de sala de aula integrando por exemplo Flickr, Picnik, Picasa, Youtube, Vimeo. 21

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - VÍDEOS /FOTOS Aprendizagem Não-Formal Esta partilha é muito importante se for constante mantendo o utilizador motivado para uma determinada temática/conteúdo. As fotos podem proporcionar a partilha de esquemas ou imagens exemplificativas. Os vídeos (através da aplicação youtube, por exemplo) podem explorar temáticas de forma mais dinâmica como entrevistas, exposição de conteúdo relevante, etc.; 22

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos - VÍDEOS /FOTOS Aprendizagem Informal Possibilidade de inserir imagens, infografias, cartazes de interesses. Os temas podem ser variados, abrangendo qualquer contexto (familiar, profissional, etc.), como fotografias de família, de um evento realizado no local de trabalho, etc. 23

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Recursos e Aplicações Recursos e Aplicações do Facebook 24

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Considerações finais As Novas Tecnologias fazem parte do nosso quotidiano e são cada vez mais utilizadas no contexto de ensino aprendizagem. Nas escolas faz-se uso do computador e da internet cada vez com mais frequência. Atualmente, as redes sociais fazem parte da vida escolar. A maioria dos alunos e professores têm um perfil numa rede social. As escolas não querendo ficar para trás começam a criar páginas de perfil nas redes sociais, muitos professores criam as suas disciplinas nas redes sociais. 25

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Considerações finais O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo e continua a revelar-se uma plataforma sólida no que respeita à segurança, algo que reforça a confiança dos utilizadores fazendo com este reúna um número tão elevado de utilizadores. O Facebook tem-se assumido cada vez mais como uma ferramenta auxiliar no processo e ensino aprendizagem devido às possibilidades de criar, partilhar e divulgar aplicações web. 26

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Fraga, N. (2009). Educação Formal, Não-Formal e Informal. Juliani, D., Juliani,J. Souza, J. e Bettio, R. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Küffer, Teresa. Os hiperespaços para a educação formal, não formal e informal. tutorial tutorial 27 Referências Bibliográficas

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Mazman, S. G., & Usluel, Y. K. (2009). The Usage of Social Networks in Educational Context. Pedro, N.,Ferreira, C. FACEBOOK, FÍSICA E SOCIAL NETWORK ANALYSIS. Silvestre, C. (2003). Educação/Formação de Adultos. Porto Alegre: Instituto Piaget Referências Bibliográficas

Hiperespaços de Aprendizagem Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13 Universidade Aberta Docente: Daniela Melaré Bibliografia Consultada Barros, Daniela. Comunidades Sociais e Redes Sociais. Capítulo 4 do Livro: Mason, Robin & Rennie, Frank (2008). E-Learning and Social Networking Handbook. New York: Routledge 29 Referências Bibliográficas