Acadêmica: Cristiane Rosa da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

Métodos de Separação de Misturas.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
BIOLOGIA PROFESSOR: PANTHERA
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Sais minerais Cálcio Funções – forma esqueleto, atua no funcionamento de nervos e coagulação do sangue.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Exercícios DE MISTURAS
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Química –ENEM jozimar.com
Método científico Curso livre Semestral.
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
Processo de Separação de Misturas
Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.
Alimentos e Nutrientes
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Cloro (Cl) Gás venenoso amarelo-esverdeado, possuindo um odor desagradável e sufocante Se encontra combinado em cloretos como os minerais NaCl e KCl É.
Substâncias e Métodos de Separação
Métodos gerais de análise
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Ciências Biológicas Componentes
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Os elementos Químicos no corpo Humano
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
ÁCIDOS, HIDRÓXIDOS E SAIS
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Soluções.
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Conceitos Fundamentais
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
Distribuição da água na Natureza
Capítulo 17 Aspectos Adicionais dos Equilíbrios Aquosos
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Substâncias e Misturas
Ligações Químicas. Professora Magna.
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
MOLÉCULAS INORGÂNICAS
Transporte através da Membrana Plasmática
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
2ª SÉRIE.
Sal Marinho versus Sal Comum. Ninguém imagina as grandes diferenças que existem entre ambos os sais. Um dá vida... o outro mata.
FISIOLOGIA HUMANA.
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Fisiologia da Membrana Celular.
Transcrição da apresentação:

Acadêmica: Cristiane Rosa da Silva Sal ou NaCl Acadêmica: Cristiane Rosa da Silva

O cloreto de sódio ao longo da história!!!!!

História: O sal até o final do século XX era apenas um bom conservante alimentar. Mas a sua importância foi crescendo ao ponto dele ser usado como moeda. Com tudo isso seu valor comercial somente aumentou, criando revoluções onde foi destinadas vilas para proteger as salinas das explorações. Durante muito tempo, o sal ficou conhecido como ouro branco, por ser muito precioso.

Os Gregos e Romanos, utilizavam o sal como moeda para suas compras e vendas e com este condimento os romanos eram pagos, por isso surgiu a palavra salário que deriva de sal. Foi também considerado um artigo de luxo e só os mais ricos tinham acesso. Sua principal utilidade era de conservante alimentar, pois os alimentos se mantiam consumíveis por mais tempo quando estavam cobertos por sal.

Existem enormes quantidades de cloreto de sódio em antigos mares ou lagos salgados que sofreram evaporação. Um exemplo disso é o Salar de Uyuni, na Bolívia, uma imensa planície branca devido ao sal cristalizado, e que foi um dia o fundo de um mar que secou.   Historicamente a exploração de sal se realizava em salinas das zonas costeiras e dos mananciais de água salgada (que atravessam depósitos de sal no subsolo).

O que é o NaCl, o sal e o Cloreto de Sódio?

O Cloreto de Sódio popularmente é conhecido como sal de cozinha,tem sua fórmula química representada por NaCl, portanto todas estas são denominações para “SAL”. O sódio é um metal alcalino e está presente em abundância nos tecidos e na alimentação humana. O Sal de cozinha, de mesa ou refinado: é o mais comum e também mais usado para preparar os alimentos; neste sal pelas leis brasileiras deve-se ser adicionado iodo para se evitar o bócio. O sal é produzido em diversas formas, são elas:

Sal(NaCl): sólido cristalino e branco nas condições normais. Sal Iodado Sal não refinado , também conhecido como: Sal grosso Sal marinho Flor de sal Sal refinado, também conhecido como: Sal de cozinha

O cloreto de Sódio também conhecido como sal de cozinha, é classificado como um composto iônico e cristalino. Ele é obtido do cristal de halita ou sal de rocha( sal grosso), já o sal que usamos na cozinha é refinado. Cristal de Halita

Para um melhor estudo da estrutura cristalina formada por moléculas de NaCl, atente-se para a imagem:

Sais em geral são substâncias que em solução aquosa sofrem dissociação e apresentam ponto de fusão (P.F) e ponto de ebulição (P.E) elevados. A estrutura cristalina explica tudo: as moléculas estão tão fortemente ligadas que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.

Repare que os ânions Cl- se ligam aos cátions Na+ para formar o arranjo cristalino de Cloreto de Sódio.

O sal e a saúde!!!!

O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. O corpo humano precisa de muito pouco sal, entre 2,5 e 5,0 gramas por dia (menos do que uma colher de café cheia de sal diariamente), quantidade que geralmente existe nos próprios alimentos. Mas o sal em quantidades inapropriadas pode estar relacionado a graves problemas de saúde, seja por excesso ou até mesmo falta deste mineral.

Funções básicas do sal no organismo: Regulação osmótica do sangue Equilíbrio de água no corpo Equilíbrio ácido-base Contração muscular Impulsos nervosos Ritmo cardíaco

A deficiência de sódio no organismo traz conseqüências como: Letargia, fraqueza, convulsões. Por outro lado, o excesso de sódio causa: Cefaléia, distúrbios fisiológicos, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele.

Por outro lado, o excesso de sódio causa: Cefaléia, distúrbios fisiológicos, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele e retenção de líquido. Sendo assim, é preciso elaborar uma dieta equilibrada deste mineral para a nossa alimentação.

Muitos dos alimentos industrializados, mesmo que de forma camuflada, contêm sódio, inclusive os doces. Por essa razão, é importante verificar nas embalagens dos produtos sua composição.

Por que precisamos ingerir sal?

Nossas células necessitam de sal tempo todo, uma vez que o sódio é um importante controlador. No transporte ativo acontece a passagem de substâncias através das membranas celulares.

Este transporte se dá por um mecanismo denominado bomba de sódio, o qual ocorre quando íons como o sódio (Na+) e o potássio (K+) têm que atravessar a membrana contra um gradiente de concentração.

Bomba de sódio

Uma importante ação desempenhada pelo cloro é a sua participação na formação do ácido clorídrico do estômago, o qual tem como função a digestão dos alimentos.

Sem o íon cloreto, o corpo humano não poderia administrar as transmissões nervosas, o movimento de músculos ou manter os rins em funcionamento.

Obtenção do Sal

Atualmente a água do mar, lagos, rios e rochas podem conter sal Atualmente a água do mar, lagos, rios e rochas podem conter sal. Seu processo de fabricação é físico e não químico, dando-se por dissolução de sal gema com água quente injetada nas jazidas para a produção de salmoura. Após, procede-se a concentração, etapa que também é realizada com a água do mar e de lagos salgados, a cristalização do cloreto de sódio e a colheita e sua lavagem, e se adequado, refino e adição de compostos contendo iodo para o consumo humano.

Cloreto de sódio para uso industrial, é obtido seguindo as seguintes etapas: Evaporação e concentração da salmoura Por evaporação da salmoura de NaCl em instalações de duplo e simples efeito. E incluem a produção conjunta de carbonato de sódio a fonte do vapor necessário. Decantação e centrifugação dos cristais . É obtidos de cloreto de sódio, quando a suspensão de cristais obtida é decantada e separa-se a fase líquida ("águas mães"). A fase mais densa é centrifugada, sendo separadas as restantes águas mães e obterem o cloreto de sódio úmido, com teor de água de 2 a 3%. Secagem e peneiração do sal. Quando a secagem em leito fluidizado e a obtenção de granulação adequada por peneiração A peneiração ajuda o processo de embalagem e o carregamento a granel do produto acabado.

Fontes: www.ciadaescola.com.br/zoom/materia.asp?materia=277&pagina=3 educacao.uol.com.br/.../bomba-de-sodio-potassio.jhtm www.diariodasaude.com.br/news.php?article=brasileiros-consomem-sal-cozinha-alem-limite&id=4517 www.viaki.com/home/saude/sal.php www.brasilescola.com/quimica/cloreto-sodio.htm pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_sódio pt.wikipedia.org/wiki/Sal_de_cozinha www.lafepe.pe.gov.br/medicamento_detalhes.php? www.mundoeducacao.com.br/.../cloreto-sodio.htm