Ação de Formação Capão Bonito / SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Angélica/MS.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Nelma Cristina de Carvalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Programa aluno pesquisador
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
ABC na Educação Científica Mão na Massa
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Mobilização da Comunidade Escolar
O ENSINO DE GEOGRAFIA ENCONTRO DE PROFESSORES ESCOLA PÓLO – REGISTRO 08/02/2008.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Características de um bom professor de biologia
Escola Classe 15 de Ceilândia.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Disciplina: Estágio Supervisionado I
SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL
Projeto Conhecendo Israel
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CAMAPUÃ/MS 22/10/2014. * NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA E.E.CAMILO BONFIM: 358.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Aluno: Daniel Berto Tutora: Maria Aparecida Crivelli Unidade 1 - Tecnologia na Educação Atividade.
A MATEMÁTICA NO CONCRETO
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Subprojeto: Geografia
SITUAÇÕES.
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
vídeo
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Formação continuada ANO 2015
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

Ação de Formação Capão Bonito / SP Formação de tutores e professores: Cartografia, Meio Ambiente e Matemática sob uma perspectiva colaborativa Período: Agosto/2006 a Dezembro/2006 Clientela: 66 professores da rede municipal de ensino de Capão Bonito - SP Rede Nacional de Formação Continuada

Equipe Responsável Coordenação Profa. Dra. Bernadete Benetti Formadora Profa. Dra. Celina Mitiko Yokoro Estagiários Juliana Rodrigues Venturi Craveiro Andréia Daniel de Lima Daniel Aparecido da Silva Supervisão Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Prof. Dr. Eugenio Maria de França Ramos Equipe Responsável

Objetivos Formação de 16 Tutores Formação de 60 Professores Desenvolvimento de conteúdos de formação continuada de 1ª a 8ª séries: Cartografia, Meio Ambiente e Matemática Ação Colaborativa com atividades presenciais, a distância e aprimoramento através de registros

Momentos do Curso de Formação de Tutores em Capão Bonito - SP Exposição inicial Video-Conferência Elaboração de Maquete Dinâmica de grupo Fonte imagens: Daniel Aparecido Silva – agosto/2006

Momentos do Curso de Formação de Tutores em Capão Bonito - SP Elaboração de Maquetes Orientação através de GPS Aula Introdução a EaD Fonte imagens: Daniel Aparecido Silva – agosto/2006

Momentos do Curso de Formação de Tutores em Capão Bonito - SP Maquetes em Escala elaboradas pelos professores – alunos do curso Maquete em Escala elaborada pelos alunos sob orientação de prof. aluno Grupo sob tutoria de Ana Elisa de Almeida Silva e Eliane de Queiroz Leandro Fonte imagens: Ana Elisa de Almeida Silva (2006)

Exemplo de registro contando a Experiência da Maquete de Sala de Aula em Escala    ”.... Achei muito interessante que eles também quiseram medir os objetos, como a sala é composta por seis mesas ,sugeri que me ajudassem medindo-as,em cada uma das mesas, quatro alunos sentam ao seu redor, ficou decidido que dois dos alunos mediriam a largura da mesa, e os outros dois mediriam o comprimento,e assim foi, todos os alunos participaram medindo as mesas que ocupavam. (depois que terminou a aula eu tirei a medida da mesa dos alunos e tive uma grande surpresa,pois a maioria dela estavam corretas)...  Depois da maquete pronta, levei para a sala para que eles pudessem ver o resultado.Isso foi muito bom o entusiasmo deles ao se depararem com a sala dentro de caixa de sapato foi impressionante, eles se localizavam dizendo:olha minha cadeira aqui! olha a do fulano ali! olha minha mesa!e assim por diante surgiram muitas exclamações...” (Professora Vera) “....Meus alunos são de Educação Infantil, possuem 3 aninhos e amaram a suposta “brincadeira com barbante”... As crianças gostaram muito de medir tudo que observaram e desta parte com as crianças eu também gostei, foi interessante. Já a construção da maquete, foi feita fora da sala, sem as crianças e eu confesso não ter gostado da atividade proposta. Os moveis mesmo utilizando uma proporção maior do que a demonstrada pelas tutoras, ficaram devidamente pequenos, um tanto sem paciência para essas atividades manuais minúsculas....Entreguei a maquete na data estabelecida a admirei o trabalho maquete das professoras...“ (Professora Thais)

Ação de Formação Araras / SP Maquetes e Mapas como motivadores da interdisciplinaridade na escola Período: Maio a Outubro de 2006 Clientela: 20 Professores da rede municipal de ensino de Araras - SP Rede Nacional de Formação Continuada

Equipe Responsável Coordenação Formadoras Estagiários Profª Dra Maria Isabel Castreghini de Freitas Formadoras Profª Dra Maria Bernadete Carvalho Profª Ms. Sílvia Elena Ventorini Estagiários Carla Ariela Rios Vilaronga Thaís Buzatto de Araújo Equipe Responsável

Objetivos Divulgar procedimentos metodológicos para a construção e utilização de material didático tátil tendo como referência o conteúdo do Caderno Cartografia e Meio Ambiente através de aulas presenciais; Trabalhar com atividades de ensino interdisciplinares (história, matemática, geografia, português e arte) dentro da temática do curso Organizar projetos temáticos junto com os participantes, de forma integrada e interdisciplinar; Demonstrar o potencial de utilização do material didático no trabalho de inclusão social de alunos cegos ou de baixa visão;

Aula presencial do curso Maquetes construídas pelos alunos sob orientação dos prof. alunos

Registros dos Professores-Alunos contando Experiências vivenciadas nos Projetos com seus alunos “...Iniciou-se o trabalho da legenda com situações mais elementares, até que o aluno adquirisse a habilidade de interpretá-la em representações mais complexas, como mapas...”.(Prof. Dantas) “Para mim a confecção de maquetes em sala de aula, foi uma inovação, pois sempre as maquetes confeccionadas pelos alunos eram feitas como tarefa de casa. A confecção da maquete em sala de aula me trouxe a grata satisfação de ver a criatividade dos alunos em prática, por vezes omitida durante as aulas...”(Profa. June) “... Saio da sala onde estou e chego a um longo corredor, mal iluminado, mal ventilado, revestido com azulejos e pisos de tom amarelado... No final do corredor viro a esquerda e me deparo com um bebedouro com vários pontos de vazamento, gota a gota litros de água são desperdiçados num local onde se procura educar o cidadão para a preservação e conservação dos recursos do meio ambiente, é um absurdo!...” (Prof. Dantas)