PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO
Advertisements

Controlo Estatístico do Processo
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
Determinação das características geométricas
Garantia de Qualidade do software
Planeamento da Produção
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
A VALIDAÇÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS
REESCORAMENTO Engº JOSÉ LUIZ ARY Engº WILLIAN RODRIGUES.
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Materiais cerâmicos Blocos
MAIO/2010. EDIFICAÇÕES VERTICAIS/HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL UNIVERSIDADES SINDICATOS/ INSTITUTOS CLIENTES FORNECEDORES CREA-GO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.
Qualidade e Certificação ISO 9001:2000 A monitorização dos Processos como factor determinante para aumentar a Satisfação dos Clientes Novembro 2007 Susana.
Mónica Martins Luis Marçal
Plano de qualidade para a execução de aterros rodoviários
ALVENARIAS ESTRUTURAL
EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES MOLDADAS
Auditoria da Qualidade
MATERIAIS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
MANUAL DO FORNECEDOR COMDATA. ANEXO 2 INTRODUÇÃO Este manual visa informar aos Fornecedores e Clientes da COMDATA, dados relevantes e fundamentais para.
8º Capítulo da Norma ISO 9001:2000 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Aços na Construção Civil
Impactos da norma nos demais projetos da edificação habitacional e nos serviços de gerenciamento e fiscalização de obras Fernando Jardim Mentone Vice-Presidente.
Problemas e Propostas de Solução
A NORMA NP EN ISO 9001:2000 ESTÁ DIVIDIDA EM 8 SECÇÕES:
Dilatação Térmica Material didático informativo sobre Metrologia 3D
Abordagem por processos
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
A ISO 9001 NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HDFF Ana Gandra Ferrer Antunes Figueira da Foz, 27 de Novembro de 2008.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Materiais de construção I
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
FVS - REVESTIMENTO CERÂMICO EM PAREDE REVESTIMENTO CERÂMICO EM PAREDE
Tecnologia da Construção II
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Esquadrias de madeira e metal
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
Tecnologia de Construção I Levantamentos Preliminares
Instrutor: Objetivos:.
Instrutor: Objetivos:.
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento.
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
Testes (verificação e validação)
CONTRATOS DE OBRAS Contrato de construção é todo ajuste para execução de obra certa e determinada, sob direcção e responsabilidade de um construtor, pessoa.
Materiais de Construção Civil I Aulas - 05/11/2015
Ana Martins e Bruno Santos
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
METROLOGIA IPP - ESTG 2005 Francisco Manteigas (DRE-Alentejo)
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
(Projeto residencial)
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 5 Regulamento Comunitário EMAS Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Alvenaria Estrutural.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA CAMPO DE APLICAÇÃO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços IDENTIFICAÇÃO DA OBRA Construção de um edifício escolar, situado no distrito do Porto CAMPO DE APLICAÇÃO Execução de paredes de alvenaria de tijolo, através de uma abordagem por processos conforme a norma ISO 9001:2000

OBJECTIVOS DA QUALIDADE ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços OBJECTIVOS DA QUALIDADE Organização Gestão de topo assegura objectivos necessários para ir ao encontro dos requisitos do produto Obra Execução conforme com as exigências e dentro do prazo e custos estabelecidos

DESCRIÇÃO DO PLANO DE QUALIDADE ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços DESCRIÇÃO DO PLANO DE QUALIDADE IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS 1. Compra de Material 2. Construção de Alvenaria de Tijolo 3. Recepção da Obra

___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 1. COMPRA DE MATERIAL

REQUISITOS DA NORMA ISO 9001 ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 1. COMPRA DE MATERIAL REQUISITOS DA NORMA ISO 9001 7.4.1 Processo de Compra 7.4.2 Informação de Compra 7.4.3 Verificação do Produto Comprado 8.2.4 Monitorização e Medição do Produto 8.3 Controlo do Produto Não Conforme

REQUISITOS ADICIONAIS ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 1. COMPRA DE MATERIAL REQUISITOS ADICIONAIS - Textura homogénea, isenta de quaisquer corpos estranhos e sem fendas - Formas e dimensões regulares e uniformes, serem bem cozidos, duros, sonoros, consistentes, não vitrificados, admitindo-se uma tolerância para mais ou menos 2% para o comprimento e de 3% para a espessura; - Cor uniforme e apresentar fractura de grão fino e compacto, isento de manchas; - Dimensões e feitio correspondente às espessuras das paredes indicadas no projecto em conformidade com a especificação E 160 – 1965 - Um volume absorvido não superior a um quinto do seu volume próprio ou 12% do seu peso, quando imersos em agua durante 24 horas; - Devem ser devidamente descarregados e empilhados não sendo permitido de modo algum vazá-los. - Os ensaios a realizar devem obedecer à Norma NP-80.

Substituição dos Materiais Por Parte do Fornecedor ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 1. COMPRA DE MATERIAL NÃO CONFORMIDADE Substituição dos Materiais Por Parte do Fornecedor

2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO

2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO REQUISITOS DA NORMA ISO 9001 7.5.1 Controlo da Produção e do Fornecimento do Serviço 8.2.3 Monitorização e Medição dos Processos 8.3 Controlo do Produto Não Conforme

2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO REQUISITOS ADICIONAIS - A espessura das juntas não deverá exceder 0,01m em juntas horizontais e 0,005m em juntas verticais e a argamassa de assentamento a utilizar, salvo em indicação em contrário será de 250 Kg de cimento por m3 (1:5); - Na construção dos panos de tijolo não serão deixados furos à vista; - A superfície dos panos deverá ficar bem desempenada e aprumada de forma a que os revestimentos possam ser executados com um mínimo de espessura compatível; - Na execução das alvenarias ter-se-á o cuidado de não utilizar tijolo sem estar completamente molhado, não se podendo assentar nenhuma fiada sem ter molhado a fiada precedente.

2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO NÃO CONFORMIDADE Implica Empreender Acções Para Eliminar as Não Conformidades

___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 3. RECEPÇÃO DA OBRA

REQUISITOS DA NORMA ISO 9001 ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 3. RECEPÇÃO DA OBRA REQUISITOS DA NORMA ISO 9001 8.2.1 Satisfação do Cliente 8.2.4 Monitorização e Medição do Produto 8.3 Controlo do Produto Não Conforme

REQUISITOS ADICIONAIS ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 3. RECEPÇÃO DA OBRA REQUISITOS ADICIONAIS - A espessura das juntas não deverá exceder 0,01m em juntas horizontais e 0,005m em juntas verticais; - Na construção dos panos de tijolo não serão deixados furos à vista; - A superfície dos panos deverá estar bem desempenada e aprumada por forma a que os revestimentos possam ser executados com um mínimo de espessura compatível.

Implica Empreender Acções Para Eliminar as Não Conformidades ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços 3. RECEPÇÃO DA OBRA NÃO CONFORMIDADE Implica Empreender Acções Para Eliminar as Não Conformidades Autorização da Sua Utilização, Liberação ou Aceitação Sob Permissão de uma Autoridade Relevante

PROCEDIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços PROCEDIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO RESPONSABILIDADES DIRECTOR DE OBRA ENCARREGADO 1. COMPRA DO MATERIAL 2. CONSTRUÇÃO DA ALVENARIA DE TIJOLO 3. RECEPÇÃO DA OBRA

PLANO DE INSPECÇÃO E ENSAIO ___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços PLANO DE INSPECÇÃO E ENSAIO Ensaio Inspecção 1.COMPRA DO MATERIAL Não NC Sim NC 2.CONSTRUÇÃO ALVENARIA DE TIJOLO Inspecção Não Sim 3.RECEPÇÃO DA OBRA

___________________________________________________Qualidade das Construções e dos Serviços FIM