Linguagem, alfabetização e letramento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
LETRAMENTO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Problematizando os relatos pessoais:
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Rotina na Alfabetização:
COMUNICAÇÃO.
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Os conceitos de alfabetização
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alfabetização e Letramento
Estrutura do documento:
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
OUTROS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UMC/PÓS Prof. Regilson Borges.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Ponto de partida Capítulo 3
DA FALA PARA A ESCRITA: atividades de retextualização
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O contexto da fala Oralidade e escrita são duas práticas sociais e não duas propriedades de sociedades diversas. A fala tem sido vista na perspectiva da.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Letramento Letramentos Educação.
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Conceitos Introdutórios
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
ENSINAR a APRENDER a LER,
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
Abrir o Apetite Poético
A pré história da linguagem escrita
Projetos e Sequências Didáticas
ALFABETIZAÇÃO.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Linguagem, alfabetização e letramento Professora Nilce da Silva

Partes da exposição 1- Linguagem 2- Conceito de alfabetização 3- Conceito de letramento 4- Papel da escola 5- Métodos de alfabetização 6- Proposta dos PCNs: letramento 7- Vamos analisar? 8- Proposta deste curso: novos letramentos

O que é Linguagem? A Linguagem é a capacidade humana para compreender e usar um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionados, usado em modalidades diversas para comunicar e pensar. Manifesta-se em todas as atividades sociais e culturais, constituindo a base da transmissão cultural, dos sistemas de valores e das tradições que caracterizam a sociedade humana. Está de tal modo ligada à experiência do Homem que é impossível imaginar a vida sem ela, uma vez que constitui um instrumento essencial para aceder aos pensamentos e conhecimentos. Pressupõe um sistema codificado, que quando está enraizado e é próprio de uma determinada comunidade, se traduz numa Língua. É objeto de estudo de várias disciplinas. É atividade discursiva (perspectiva dos PCNs).

Conceito de alfabetização

Alfabetizar, alfabetização é… Levar a aquisição do alfabeto. Ensinar o código da língua escrita. Ensinar as habilidades de ler e escrever. Processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita.

Conceito de letramento

Letramento é... ... um processo que começa no nascimento da criança que vive em uma sociedade que faz uso da escrita. ... no momento do nascimento de uma criança em uma sociedade letrada e continua ao longo da vida mesmo sem que seja alfabetizada.

O papel da escola é... Alfabetizar e letrar. O papel da escola é ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado

Métodos de alfabetização

Método analítico ou global O aluno é levado a fazer uma análise. Os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Este método pode ser divido em: palavração -setenciação -global

Método sintético O aluno é levado a fazer uma síntese. Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico o silábico.

Método analítico- sintético ou sintético- analítico e método misto.

Proposta dos PCNs

Linguagem, atividade discursiva e textualidade O discurso se manifesta por meio de textos. Texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita.

O texto se organiza em gêneros: formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura. "famílias" de textos que compartilham algumas características comuns.

Análise linguística Epilinguísticas Metalinguísticas Ambas são atividades de reflexão sobre a língua nas quatro habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Conteúdos de L.P. O bloco de conteúdos de "Língua escrita: usos e formas" subdivide-se em "Prática de leitura" e "Prática de produção de texto", que, por sua vez, se desdobra em "Aspectos discursivos" e "Aspectos notacionais". Os aspectos notacionais referem-se às características da representação gráfica da linguagem e os aspectos discursivos referem-se às características da linguagem em uso.

Os conteúdos propostos neste documento estão organizados em função do eixo: USO ® REFLEXÃO ® USO.

Vamos analisar?

Proposta deste curso = Conteúdo de l. portuguesa caminho para ensinar a ler e a escrever Novos letramentos + Gênero textual on line = Plano de curso Regência de aula Depoimento

USO DO COMPUTADOR