AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Reforma Tributária e o Desenvolvimento
Advertisements

1 FRAGILIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS ESTADUAIS.
Seminário Internacional Política Tributária e Coesão Social – os impostos sobre o consumo TRIBUTAÇÃO ESTADUAL SOBRE O CONSUMO Leonardo Gaffrée Dias Diretor.
SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO:
Reforma Tributária PEC 233/08
Reforma Tributária PEC 233/08 Porto Alegre (RS), 05 de novembro de 2008.
Ministério da Fazenda 11 REFORMA TRIBUTÁRIA Março de 2008.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria-Executiva 1 Seminário de Política Tributária e Desenvolvimento Regional: O Desafio da Reforma Brasília, 18 de abril de.
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Reforma Tributária 8 de março de 2008.
REFORMA TRIBUTÁRIA REFORMA TRIBUTÁRIA DESTAQUES DA PEC N.º 233/08 Belém (PA), Reunião Preparatória para a Marcha dos Prefeitos.
A Reforma Tributária e a Federação: O IVA e a proposta para a transição Fernando Rezende Belém, Abril 2007.
REFORMA TRIBUTÁRIA : ASPECTOS RELEVANTES
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Reforma Tributária Brasília, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento.
TRIBUTOS União Contribuintes Municípios Setor Privado Estados.
Retrospecto Histórico Substitutivo Mussa Demes Governo FHC PEC 175/95 Substitutivo Mussa Demes PEC 285/04 e 293/04 Governo Lula PEC 31/07 (Virgílio)
SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA
2º Fórum Nacional de Tributação em Energia
DESEQUILÍBRIOS CONCORRENCIAIS TRIBUTÁRIOS E A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
Reforma tributária Clóvis Panzarini Senado Federal Comissão de Assuntos Econômicos 27/11/2013.
JUSTIÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA: Progressividade da tributação e
JOZÉLIA NOGUEIRA BROLIANI PROCURADORA DO ESTADO
Tributação nas Operações de TIC
Reforma Tributária: consolidando o desenvolvimento Ministro Paulo Bernardo 17 de abril de 2008 Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Reforma Tributária: consolidando o desenvolvimento
Entraves à neutralidade fiscal e não cumulatividade do ICMS Osvaldo Santos de Carvalho Doutor PUC/SP e Coordenador Adjunto da Administração Tributária.
1 Impactos da desoneração das contribuições trabalhistas sobre a formalização do mercado de trabalho e a receita previdenciária: survey de trabalhos recentes.
Reforma Tributária - Perspectivas PEC 233/2008
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
Simples Nacional e Microempreendedor Individual
Evolução do Financiamento da Seguridade Social nos últimos 20 anos
PROPOSTAS PARA UM NOVO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
A Reforma Tributária: O Governo já fez a sua E o Novo Projeto.
TELEBRASIL - SINDITELEBRASIL - FEBRATEL
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação para X Marcha dos Prefeitos Abril.
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
DEPECON – Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA PEC 233/2008 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.
CONCEITO “Tributo é toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito,
Direito Tributário na Gestão Empresarial
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
“Aspectos tributários para o Empreendedor Individual, Micro e Pequenas Empresas: O Papel do Comitê Gestor do Simples Nacional” Silas Santiago Secretário-Executivo.
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
DIREITO FINANCEIRO JULIANA BRAGA.
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Ana Rita Belens / Lívia Oliveira / Roberto Rivelino / José Carlos
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
SIMPLES NACIONAL ICMS CRÉDITOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
FORUM NACIONAL DO SETOR SERVIÇOS CEBRASSE Central Brasileira do Setor de Serviços São Paulo 15/setembro/2015 Prof. Juarez A.B.Rizzieri - FEA/USP.
Seminário Internacional “O ICMS e o futuro dos Estados” A administração tributária em tempo de reforma do sistema A experiência recente da CAT no debate.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
NOVA CONTRIBUIÇÃO Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins Não cumulatividade plena Outubro/2015.
Profa. Silvia Bertani.
DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Secretaria da Receita Federal TRIBUTAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Sistema Atual e Perspectivas Brasília, Dezembro de 2004.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
Ministério da Fazenda 11 REFORMA TRIBUTÁRIA: DESONERAÇÕES E REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA Apresentação para o CDES Maio de 2008.
IMPOSTO SOBRE FATURAMENTO E LUCRO Oberdan Franco Campelo dezembro/2008.
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária Apresentação para Reunião do Grupo Temático da Reforma Tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e.
Ministério da Fazenda 1 Apresentação do Ministro Guido Mantega para o Grupo Temático “Reforma Tributária” do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel

REFORMA TRIBUTÁRIA: PEC nº 233, de 2008 A nova Proposta de Emenda Constitucional ou como continuar a tratar dos problemas errados pela via errada REFORMA TRIBUTÁRIA: PEC nº 233, de 2008 A nova Proposta de Emenda Constitucional ou como continuar a tratar dos problemas errados pela via errada

PROPOSTAS BÁSICAS > Imposto sobre Operações com Bens e Prestação de Serviços (não cumulativo): fusão do PIS, Cofins, Cide - Combustíveis e Salário-Educação > ICMS: legislação nacional, princípio do destino, guerra fiscal e novas atribuições do CONFAZ > Fusão do IRPJ com a CSLL > Redução da incidência tributária sobre folha de salários

OS EQUÍVOCOS METODOLÓGICOS DA PROPOSTA > Via constitucional > Abertura para amplas discussões judiciais > Construção de soluções a partir de normas abertas OS EQUÍVOCOS METODOLÓGICOS DA PROPOSTA > Via constitucional > Abertura para amplas discussões judiciais > Construção de soluções a partir de normas abertas

1. OS EQUÍVOCOS POLÍTICOS DA PROPOSTA > Usurpação da função legislativa do Congresso Nacional e em particular do Senado Federal > Reabertura dos debates políticos sobre partilha e vinculação de receitas federais > Sobreposição com PEC em tramitação 1. OS EQUÍVOCOS POLÍTICOS DA PROPOSTA > Usurpação da função legislativa do Congresso Nacional e em particular do Senado Federal > Reabertura dos debates políticos sobre partilha e vinculação de receitas federais > Sobreposição com PEC em tramitação

OS EQUÍVOCOS TRIBUTÁRIOS DA PROPOSTA > Franca possibilidade de aumento de carga tributária > Elevação dos níveis de complexidade do sistema, ao confundir simplificação com simplismo > Vinculação de soluções urgentes à promulgação da PEC: redução das alíquotas patronais previdenciárias OS EQUÍVOCOS TRIBUTÁRIOS DA PROPOSTA > Franca possibilidade de aumento de carga tributária > Elevação dos níveis de complexidade do sistema, ao confundir simplificação com simplismo > Vinculação de soluções urgentes à promulgação da PEC: redução das alíquotas patronais previdenciárias

1. OS EQUÍVOCOS DA PROPOSTA : Imposto sobre Operações com Bens e Prestações de Serviços > Operações: conceito impreciso > Alíquotas uniformes: inevitável elevação na carga tributária dos setores menos tributados pelo PIS/Cofins > Eliminação virtual dos sistemas simplificados e dos mecanismos anti-sonegação > Possibilidade de ressurgimento da sonegação no setor de combustíveis > Desarrazoada conversão de contribuições em imposto

OS EQUÍVOCOS DA PROPOSTA: ICMS > A via inadequada de instituição da legislação nacional > Valorização excessiva do Confaz > Manutenção da diversidade de alíquotas > Princípio do destino: sua conceituação no federalismo fiscal brasileiro, a equivocada via de implementação e o mito da guerra fiscal > Acumulação de créditos na exportação: questão que não se resolve

PROPOSTA DORNELLES Solução ousada, mas de baixa viabilidade política PROPOSTA DORNELLES Solução ousada, mas de baixa viabilidade política

PREMISSAS BÁSICAS > Construção de um consenso em torno de um documento programático > Reforma por meio de mudanças constitucionais e infraconstitucionais > Limitação da matéria tributária no texto constitucional a definição de tributos e seus limites, competências dos entes federativos e partilha de rendas

ESTRUTURA GERAL DOS TRIBUTOS > Competências: renda, comércio exterior e folha de salários (União), mercado doméstico de produtos e serviços (Estados) e propriedade imobiliária (Municípios) > Manutenção do IOF, ISS, IPVA e transferências intergovernamentais > Extinção do IGF, empréstimos compulsórios e enfiteuse em terrenos de marinha > Instituição do IVA nacional (IPI, Cofins, PIS, Cide- Combustíveis, contribuições setoriais (FUST, Funtel, etc) e ICMS)

IVA NACIONAL > Competência legislativa federal, inclusive quanto à interpretação > Fiscalização e processos administrativo e judicial, no âmbito dos Estados > Arrecadação partilhada, a partir da rede bancária: União, Estados (pequeno percentual na origem e o restante distribuído conforme índice de participação relativa no consumo final de bens e serviços tributados) e Municípios (25% da parcela estadual) IVA NACIONAL > Competência legislativa federal, inclusive quanto à interpretação > Fiscalização e processos administrativo e judicial, no âmbito dos Estados > Arrecadação partilhada, a partir da rede bancária: União, Estados (pequeno percentual na origem e o restante distribuído conforme índice de participação relativa no consumo final de bens e serviços tributados) e Municípios (25% da parcela estadual)

IVA NACIONAL (continuação) > Cobrança integral na origem > Alíquotas seletivas fixadas em lei complementar, com enquadramento das mercadorias e serviços pelo Senado Federal, admitidos quatro adicionais de alíquotas em cada Estado, cobradas no destino > Incentivos fiscais: apenas os de caráter nacional, à exceção dos aplicáveis na Zona Franca de Manaus (equivalência com os atuais benefícios do IPI) IVA NACIONAL (continuação) > Cobrança integral na origem > Alíquotas seletivas fixadas em lei complementar, com enquadramento das mercadorias e serviços pelo Senado Federal, admitidos quatro adicionais de alíquotas em cada Estado, cobradas no destino > Incentivos fiscais: apenas os de caráter nacional, à exceção dos aplicáveis na Zona Franca de Manaus (equivalência com os atuais benefícios do IPI)

IVA NACIONAL (conclusão) > Fundo de compensação para eventuais perdas estaduais, financiado com recursos da União > Desoneração das exportações, admitidos o ressarcimento e a transferência de créditos para terceiros

OUTRAS MEDIDAS > inclusão das contribuições no conceito de tributos > Anterioridade ampliada > Regimes especiais opcionais: micro e pequenas empresas, base presumida para serviços profissionais e médias empresas, agricultura, cesta básica. OUTRAS MEDIDAS > inclusão das contribuições no conceito de tributos > Anterioridade ampliada > Regimes especiais opcionais: micro e pequenas empresas, base presumida para serviços profissionais e médias empresas, agricultura, cesta básica.

OUTRAS MEDIDAS (continuação) > Limitação do valor das taxas ao gasto efetivo custeado > Cadastro único e sistema nacional de informações fiscais > Transparência tributária nos impostos sobre consumo > Novo Código Tributário Nacional OUTRAS MEDIDAS (continuação) > Limitação do valor das taxas ao gasto efetivo custeado > Cadastro único e sistema nacional de informações fiscais > Transparência tributária nos impostos sobre consumo > Novo Código Tributário Nacional

REFORMA TRIBUTÁRIA: alguns conselhos O mito da reforma abrangente A compulsão pela via constitucional A reprodução de modelos tributários e o complexo de vira-latas A eterna necessidade de mudanças A RT como um processo focalizado, de implantação gradual e limitado pelas circunstâncias políticas e históricas