Pulsão e Destino das Pulsões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria pulsional freudiana
Advertisements

Os progressos da psicanálise
Introdução ao Conceito de Pulsão
Competição Tecnologia => existe enquanto idéia, informação, planos e desenhos experimentais antes de ser aplicada - é produto da criatividade humana e.
Estresse e situações de risco
FÍSICA 12. Dinâmica.
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Amor Objetal Auto-Erotismo - Auto-Erotismo - sem existência De Objeto. Amor Pré- Ambivalente Auto-Erotismo - Auto-Erotismo - sem existência De Objeto.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Roda da Vida Emocional A roda da vida baseada no lado emocional proporciona um melhor resultado oferecendo maior clareza e qualificação no levantamento.
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
ISOSTÁTICA Curso: Engenharia Civil Professor Vinícius A. Martins
FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE Professora: Elaine Marino Equipe: Mario, Ana, Marcilio, Ivoneide, Cristiane, Icaro e Alexandre. Metapsicologia Os instintos.
ELETRODINÂMICA BÁSICA
Teoria de Maslow Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
O PENSAMENTO ANTITÉTICO EM FREUD
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
Personalidade.
Diversidade na Biosfera
Caráter e Personalidade
O CORPO NO SINTOMA HISTÉRICO
Luz Radiante Shanta Gabriel.
Saúde Mental e Trabalho
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Contabilidade e Orçamento Público
A Configuração da Psique Humana: Id, Ego e Superego
Introdução à Química: Matéria Prof. Altair Eugênio Honorato.
Arquitetura I Aulas 5 e 6 – Álgebra de Boole e Simplificação de Circuitos Lógicos.
Introdução à Estrutura Atmosférica
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Professor : Neilton Satel
VALORES e OBJETIVIDADE
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Adolescência O que é?. Resposta A adolescência inicia-se com a Puberdade O que é a puberdade?
“O PENSAMENTO CRIADOR” Palestra Pública Baseado no livro “Mecanismos da Mediunidade” pelo espírito André Luiz.
EMOÇÃO -Fenômeno visceral; -Fenômeno psicossomático; -Parte de um fato, de uma vivência que desencadeia alterações orgânicas, viscerais e que também se.
Comportamento Organizacional
Estádios de desenvolvimento psicossexual
Teoria psicossexual do desenvolvimento humano
PATOLOGIA DO CONCRETO.
Gestão da Logística de Distribuição
FATORES DETERMINANTES
MOTIVAÇÃO.
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
PROF. Cesar André Zavarize
Planejamento Global de Eventos
SERES VIVOS.
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Somos seres Bio Psico Sociais
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Pulsão e Destino das Pulsões Freud - 1915

Pulsão • Processo dinâmico que consiste numa pressão ou força (carga energética) que faz o organismo tender para um objetivo. Segundo Freud, uma pulsão tem sua fonte numa excitação corporal (estado de tensão). Seu objetivo ou meta é suprimir o estado de tensão que reina na fonte pulsional; é no objeto ou graças a ele que a pulsão pode atingir a sua meta.

Características • Pulsão seria um estimulo para o psíquico. • Nunca age como uma força momentânea de impacto, mas como uma força constante. • Ações de fuga não conseguem eliminá-la, ela é irremovível • Provem do interior do organismo. • Relação de necessidade – satisfação.

As moções pulsionais estão submetidas às influências das três grandes polaridades que dominam a vida psíquica. • Atividade – Passividade (Biológica) • Eu – Mundo exterior (Real) • Prazer – Desprazer (Econômica) As três polaridades psíquicas estabelecem entre si as mais significativas conexões.

Termos utilizados em conexão com o conceito de Pulsão • Moção de uma Pulsão: Toda a Pulsão é uma parcela de atividade. Aqui se refere a seu fator dinâmico, motor, a soma da força ou a medida exigência de trabalho que ela representa. • Meta: O alvo, a finalidade de uma pulsão é sempre a satisfação, que só pode ser obtida quando o estado de estimulação presente na fonte pulsional é suspenso. Existem vários caminhos que podem conduzir a essa meta. • Objeto da Pulsão: É aquilo que está for a, por meio do qual a pulsão pode alcançar sua meta. É o elemento mais variável na pulsão e não está originariamente vinculado a ela.É o meio de alcançar a satisfação. • Fonte da Pulsão: Processo somático que ocorre em um órgão ou uma parte do corpo e do qual se origina um estímulo representado na vida psíquica. (Zonas Erógenas)

Classificação • Pulsão do Eu ou de Autoconservação: Necessidades ligadas às funções corporais. Ex: Fome. • Pulsões Sexuais: São numerosas, provêm de múltiplas fontes orgânicas. A meta é obter prazer do órgão.

Destinos da Pulsão • Transformação em seu oposto. • Retorno em direção ao próprio Eu. • Recalque. • Sublimação.

Transformação em seu oposto • Se divide em dois processos distintos e afeta a meta das pulsões: • Redirecionamento de atividade para passividade: Sadismo – Masoquismo Escopofilia – Exibicionismo A meta ativa (torturar) é substituída pela passiva (ser torturado). • Reversão do conteúdo: Transformar Amor em Ódio.

Retorno em direção ao próprio Eu • Troca o objeto sem alteração da meta. Ex: O masoquismo é um sadismo voltado contra o próprio Eu. O masoquista compartilha o gozo implicado na agressão contra sua pessoa.

Sadismo e Masoquismo A) O Sadismo consiste em violência, em exercício de poder contra outra pessoa tomada como objeto. B) Esse objeto é deixado de lado e substituído agora por outra pessoa. O redirecionamento contra a própria pessoa transforma, ao mesmo tempo, a meta pulsional ativa em passiva. C) Novamente outra pessoa é procurada como objeto, a qual, devido a transformação ocorrida na meta, tem então que assumir o papel de sujeito.

Situação psíquica na qual duas polaridades coincidem: • Bem no início da vida psíquica, o Eu se encontra totalmente tomado por pulsões e em parte é capaz de satisfazê-las em si mesmo (Narcisismo faz a ponte entre o auto-erotismo e relação objetal). • É por meio das pulsões de autoconservação que, primeiramente, o objeto do mundo externo é trazido ao Eu. • Quando a etapa puramente narcísica dá lugar a etapa objetal, prazer e desprazer passam a significar as relações do Eu com o Objeto.